[Resenha] História da menina perdida, de Elena Ferrante (@editorabibliotecaazul @GloboLivros)



Título: História da menina perdida
Autor(a): Elena Ferrante
Editora: Biblioteca Azul
Páginas: 480
Ano: 2017
Skoob | GoodReads
Compre: Amazon

No quarto e último volume da série napolitana, a aclamada autora Elena Ferrante finaliza a história de vida de Lenu e Lina e de todos os personagens do bairro de Nápoles. Os personagens caminham agora da maturidade à velhice. A amizade entre Lenu e Lina, que foi a força que as fez evoluir apesar da violência do bairro, é também a responsável por toda a dor que rodeou as personagens durante toda a saga, e, continua aqui, a atingir o seu ápice. História da menina perdida é o final que o leitor esperava, com a dureza e a força que aprendemos a identificar nas personagens de Ferrante, sem rodeios.

Atenção: esse texto pode conter spoiler dos livros anteriores da série Napolitana

Enfim, cheguei ao fim de uma das histórias mais tocantes e complexas que tive o prazer de ler na vida.  Foram pouco mais de 20 dias mergulhada na história dessas duas mulheres tão diferentes, mas que possuem muitas similaridades que faz com que fiquem juntas mesmo quando uma das duas não querem, durante toda uma vida. Por um lado Lenu, que acredita ter se libertado em alguns momentos e é uma mulher estudada, mais sofisticada e por outro Lina, que se conforma com o que conseguiu da vida e não vai atrás de ambições fora do seu lugar de nascimento.

"Uma pessoa só pode lhe fazer mal se você gostar de alguém. Mas eu não gosto de mais ninguém."
Por muitos momentos no decorrer do livro anterior, achei que Lenu tinha evoluído significativamente em alguns aspectos, até me deparar com esse livro e entender que algumas características realmente não nos deixam e a autora soube deixar isso explícito com essa personagem. No fim das contas, ela foi até a maturidade procurando validação nos outros e demorou a entender que tudo que ela precisava desde sempre era dela mesma. E no final, tudo que resta pra ela é ela mesma.

"Deprimidos não escrevem livros. Quem os escreve são pessoas contentes, que viajam, estão apaixonadas e falam e falam com a convicção de que as palavras de um modo ou de outro sempre seguem a direção justa."

Lina por outro lado carrega toda a intensidade de ser o que quiser desde a infância, desde quando era só um ser marginalizado pelas circunstâncias, desde sempre ela soube se impor e viver como lhe cabia no momento, com as ferramentas que tinha e com o que as pessoas poderiam lhe oferecer, mesmo que ela tivesse que manipular para que as coisas acontecessem, ela conseguia sempre estar onde e como queria estar. Fiquei boa parte da leitura dos quatro livros pensando que certamente a autora teve alguém em quem se inspirar pra essa personagem já que ela é muito complexa, construída com muito cuidado e complexidade.

"...Os bons sentimentos são frágeis, comigo o amor não resiste. Não resiste o amor por um homem, nem mesmo o amor pelos filhos resiste, logo se esgarça."

Apesar da história girar em torno do protagonismo das duas, existem diversos personagens que são muito bem elaborados e não jogados a esmo na história como os Sollara que dão o pano de fundo de violência desde a infância até a maturidade de ambas, Antônio que desde cedo exerce um papel de muito valor na vida de Lenu e mostra coisas que ela se nega a ver até o último momento, os Cerullo e os Grecco que a sua maneira mostram como são as famílias tradicionais não só na Itália, mas no mundo, o quanto projetam em seus filhos o que não puderam ser e se frustram quando eles se mostram diferente do que esperavam enquanto tentavam moldá-los, as relações de amizade como amadurecem mau às vezes e muito mais.

"Foi realmente difícil viver com seu filho.
Não há homem com quem não seja difícil viver."

Sem dúvida alguma, Elena Ferrante sabe como construir uma história real. Agora estou com muita vontade de ver a série para saber se honrou na tela tudo que foi construído quase que artesanalmente pela autora. Se algum dia eu souber a real identidade dela e ela disser que viveu algo parecido, eu jamais duvidaria, pois a perspectiva que ela constrói do ponto de vista de Elena é extremamente convincente, incluindo a dor das tragédias que marcam esse último livro.

"A lei funciona quando se lida com gente que basta falar lei, e todos ficam alerta. Mas aqui você sabe como é."

Confesso que acompanhar as protagonistas até esse momento pra mim não foi nenhum sofrimento, foi um prazer. Porém, fiquei um pouco triste que o final é aberto, faltam desfechos que eu queria muito e isso me deixou triste, não chateada. Eu assumi que eu esperava validação para as minhas certezas, assim como fazemos muitas vezes na vida, me forcei a lembrar que não preciso disso e além de tudo isso é uma ficção, então tudo bem.

Obs.: Esse post não é um publieditorial, mas compras efetuadas a partir de alguns dos links contidos aqui, geram renda para o blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.