Resenha: A bandeja - Qual pecado te seduz?

Título: A Bandeja - Qual Pecado Te Seduz?
Editora: Danprewan
Autora: Lycia Barros
ISBN: 978857760246
Ano: 2010
Número de páginas: 251
Gênero: Romance/Ficção/Gospel
"A Bandeja" conta a história de Angelina, jovem de 19 anos, que ao entrar para a universidade, inicia um apaixonado envolvimento amoroso com um de seus professores, Alderico - mais conhecido por Rico. Por conta de toda a avassaladora e descontrolada paixão que envolve esse relacionamento, Angelina começa a viver somente para Rico, colocando seus estudos, seus amigos, sua família, sua religião e até mesmo a si própria em segundo plano. Angelina é evangélica por tradição familiar e não exatamente por convicção religiosa. Porém, inesperadamente, tem um estranho sonho, cujas revelações possuem um forte e marcante significado, que ela somente conseguirá compreender mais tarde. Quando a grande verdade é revelada para Angelina no momento certo, ela finalmente compreende o que significa o amor de Deus em sua vida.
Book Trailer




Minha opinião:

Bom, primeiro eu gostaria de dizer como tomei conhecimento do trabalho da Lycia Barros, que foi durante a Bienal desse ano no Rio de Janeiro. Estava em busca de informações sobre o evento e vi algum tweet relacionado ao livro 'A bandeja - Qual pecado te seduz?'. O nome do livro me chamou a atenção de imediato, e quando soube que era um romance cristão fiquei doida pra ler (é o primeiro livro desse tipo que eu leio). Fora que a capa é linda (essa acima, é a minha favorita que é a da primeira edição, a nova capa você pode conferir aqui) e eu me apaixono pelas capas dos livros. 
A sinopse já nos fala um pouco sobre o que teremos pela frente, mas eu imaginei uma história muito diferente da que encontrei. Me surpreendi do começo ao fim, sofri com a Angelina durante a história e a partir da metade do livro era uma tortura ter que largá-lo fosse pra dormir ou pra terminar meu projeto da faculdade.
Durante a história, há diversas passagens biblícas, mas não é um livro para que você se converta em alguma religião, fala sobre as escolhas que todos nós fazemos diariamente, sejamos jovens ou não, cristãos ou não.
A história se inicia quando a personagem principal, Angelina, passa no vestibular para cursar Letras em uma universidade do Rio de Janeiro. Apesar da empolgação em começar a sua vida adulta, ela fica receosa de sair de seu lar até então, com o conforto da proteção dos seus pais, para morar em uma república. É nitido que ela é cristão apenas por tradição familiar no inicio do livro, ou seja, porque durante toda a sua vida não teve a necessidade de fazer muitas escolhas já que seus pais sempre intermediaram tudo pra ela e sua unica preocupação era agradá-los.
Queria que as pessoas me conhecessem como eu sou, para depois saberem qual é a minha religião. Já tinha sofrido muitos distanciamentos prematuros por causa desse preconceito religioso, mas eu não me via nem um pouco diferente das meninas da minha idade, apesar de ter sido criada dentro de uma igreja.
Assim que chega na república, conhece Michele que será sua companheira de quarto nos próximos 4 anos e começa a ter seu choque de realidade, pois é através dela que ela começa a conhecer um mundo que até então ela nem se dava conta de que existia e que nem todas as pessoas são realmente o que ela espera. E não pense que as novidades passam por aí, ela conhece logo no primeiro dia de aula Rico (Alderico), seu professor 10 anos mais velho e incrivelmente lindo e atraente. Ele a fascina de tal forma que ela fica obcecada por ele e começa a agir contra tudo que idealizou até aquele momento: sua família, seus amigos e sua carreira. Nesse mesmo momento, ela começa a ter sonhos estranhos, que só descobrirá o porque deles tempos depois e entenderá que Deus nunca a abandonou, esteve sempre presente e é chegado o momento que ela precisa decidir entre o que é certo e o que é fácil. Nessa fase um de seus amigos de infância, Dante, retorna ao Brasil e a faz repensar tudo o que viveu até aqui e ver o quanto sua vida se transformou nos últimos meses. E não é só a vida de Angelina que se transforma durante a história, muitas coisas surpreendentes acontecem com pessoas ao seu redor através dela.
Uma história que fala sobre superação, amor, obsessão  e desejos, que é a primeira da Coleção Despertares, que deve ter cinco livros, com dois já lançados (este e 'Entre a mente e o coração').

8 comentários:

  1. Já é a segunda resenha que leio, e confesso que me interessou bastante. Vou procurar pra comprar.
    Bjos

    Jack
    www.mybooklit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O livro me interessou, nunca li um romance cristão, mas que bom que não é aquele livro que tenta converter o leitor à tal coisa.
    Vou tentar comprar. Beijos, @nathaliaduarte
    www.mentalmorfose.com

    ResponderExcluir
  3. Recomendo e muito a leitura desse livro meninas, fala de valores pessoais, achei muito bom mesmo.

    ResponderExcluir
  4. Puxa que interassante! Não sabia da existência! Adorei a sinopse e o que o livro lhe transmitiu me agradou muito. Faz muito o meu estilo de leitura!

    ResponderExcluir
  5. Acredito que quando ler você não vai se arrepender Gabi.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito desse livro. Lycia aborda a religiã de uma forma leve, mostrando que aqueles que são fieis algo não são doentes pela religião ou malucos.. As pessoas tem muito preoconceito quanto a isso.

    ResponderExcluir
  7. Sou apaixonada por esse livro e tenho um carinho todo especial por ele. É sempre bom encontrar outras pessoas que gostaram tanto quanto eu :)

    ResponderExcluir
  8. Sim meninas, é um livro religioso sem ter aquela obrigação de converter, mas sim repensar e refletir a sua vida.

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.