Resenha: O dono da Lua



Título: O dono da Lua
Autor(a): Ronize Aline
Ilustrações: Martha Werneck
Editora: Escrita Fina
ISBN: 9788563877468
Número de páginas: 40
Ano: 2011
À primeira vista, Nick é um menino como todos os outros. Detesta os legumes que os outros garotos também odeiam, e adora as mesmas brincadeiras das quais as outras crianças também gostam. Mas, chegando um pouco mais perto, vê-se que ele é especial. Muito mais do que curioso, ele é um menino que enxerga coisas que ninguém vê; que descobre coisas que ninguém descobre; e que adora passar horas debruçado sob a janela, vidrado nos segredos do céu. Por isso só ele consegue reparar, numa noite, que a Lua simplesmente desapareceu.
Minha opinião
Esse é o primeiro livro que recebo em parceria com a Editora Escrita Fina e eu gostaria muito de agradecer a confiança deles.
Posso dizer que todo livro infantil me ensina algo, e com esse não poderia ser diferente. Logo no início, já pude perceber que a autora traria uma narrativa intensa e diferente de tudo que eu já havia lido para o meu pequeno, com uma linguagem direta e objetiva mesmo se tratando de um livro infantil com uma narrativa leve e atraente para os pequenos.
Em O dono da Lua, conhecemos Nick, um garoto que adora assustar sua irmã com as suas amadas estórias de terror e também ama admirar a Lua. De tanto admirar a Lua, não foi difícil para ele perceber em uma noite que ela havia desaparecido e assim ele começa uma grande aventura em busca de colocar a Lua em seu devido lugar para que possamos continuar a admirá-la.
Inicialmente, o livro nos traz uma reflexão justa e sensata sobre a palavra dono que eu confesso nunca ter refletido daquela forma ou pensado em algo tão forte para essa palavra:
Você já reparou como dono é uma palavra feia?
Significa que alguém tem posse de alguma coisa e que por causa disso, pode mandar nos outros. (Pág. 7)
E é nesse equívoco de posse que a Lua é retirada de seu lugar natural e somos privados de sua beleza. A partir de então, Nick parte em busca do responsável por nos privar de tamanho espetáculo e não desiste até descobrir quem foi o autor de tal "crime".
As ilustrações da Martha dão o toque mágico final ao livro, eu que sou mãe de um pequeno leitor voraz posso dizer que para os pequenos é amor a primeira capa e folheada, já que essa imagem que aqui está não consegue transmitir 50% da perfeição da diagramação dela. Com certeza, ilustração e texto se completam de uma forma maravilhosa.
Ilustração retirada do blog da autora
Ótimo presente para qualquer criança que já é apaixonada por livro ou que você queira incentivar a ser um dia.
E você já se perguntou como a Lua vai parar lá no céu todas as noites? Garanto para você que não é por causa da lei da gravidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.