Resenha: As mais



Título: 
As mais
Autor(a): Patrícia Barboza
Editora: Verus
ISBN: 9788576861768
Ano: 2012
Número de páginas: 193
Skoob
MAIS é a sigla da amizade, formada pela inicial do nome das amigas Mari, Aninha, Ingrid e Susana. As MAIS são alunas do Centro Educacional Machado, no Rio de Janeiro, e são inseparáveis. Tanto que resolveram escrever um livro juntas, relatando suas aventuras mais marcantes de um ano inteiro. O livro é narrado pelas quatro amigas, cada uma contando uma parte do ano letivo. 
Mari, a pagadora de micos 
Aninha, a intelectual 
Ingrid, a romântica 
Susana, a atleta 
Sonhos, frustrações, medos e micos (muitos!). Alegrias, conquistas e amores... Quatro personalidades diferentes, quatro maneiras de tornar a amizade única e inesquecível! Afinal, como diz a Mari, elas são as MAIS legais, as MAIS bonitas, as MAIS inteligentes e também as MAIS “modestas”. Divirta-se com as histórias dessas quatro amigas inseparáveis!
Minha opinião
Esse livro foi cedido gentilmente pela Editora Verus para ser resenhado aqui no blog.
Logo no início do livro, pude sentir que seria uma viagem nostálgica para a minha adolescência e não deu outra. Me identifiquei com as situações, cenários, conquistas e frustrações das meninas. As MAIS representam muito bem todo o tipo de adolescente e acho que não é difícil alguém se identificar com uma delas.

Quem não teve melhores amigas no Ensino Fundamental? Acho que todo mundo passou por essa fase. As protagonistas desse livro estão exatamente indo para o último ano do Ensino Fundamental quando uma professora sugere que elas registrem esse último ano em um livro, elas aceitam a ideia e partem para ação. Na ordem da sigla, Mari, Aninha, Ingrid e Suzana, registram as principais aventuras e frustrações desse ano, cada uma assumindo um período de três meses.
O livro nos faz sair totalmente da rotina com situações engraçadas nos micos de Mari, as frustrações de Aninha, todo o romantismo de Ingrid e a determinação de Suzana. São quatro meninas totalmente diferentes, mas com uma amizade sem limite em comum.
Ideal para nos fazer sair da rotina, lembrar de situações da nossa adolescência, como por exemplo, aquela espinha monstruosa no dia de uma festa em que você queria arrasar e fica arrasada, aquele primeiro beijo em um cara especial e também o drama de se querer muito algo e não ter o apoio dos pais por que eles acham que isso é o melhor pra vocês - algo que eu vou viver com certeza do lado contrário em breve, rs.
Com uma diagramação linda e uma escrita leve e envolvente, As Mais é um livro ótimo para se ler durante um fim de semana para relaxar e uma leitura recomendada para todas as idades, mesmo seu público alvo na minha opinião serem meninas entre 12 e 18 anos, e as respectivas mães para poderem recordar como era ser adolescente.
A narrativa é em primeira pessoa pela perspectiva das quatro protagonistas, o que torna a experiência mais agradável. Primeiro livro da Patrícia que leio e tive o prazer de conhecê-la durante a Bienal de São Paulo. Estou ansiosa para continuar essa aventura em As mais 2.

Quote
O mais legal disso tudo foi que depois ele me disse que justamente meu jeito maluquete de ser tinha chamado a atenção dele. Que ele me achava divertida e verdadeira, enquanto a maioria das garotas fingia ser uma coisa que não era. Quando eu poderia imaginar que um dia ia agradecer por ser uma pagadora de micos profissional?
Página 39
Ela é muito nova e tenho medo que cometa erros. Como, aos 14 anos, ela pode saber o que quer ser pelo resto da vida?
- Você não acabou de falar que decidiu seu futuro quando teve a primeira aula de química?Você está contrariando toda a sua história. Seus filhos vão herdar as farmácias. Apesar disso, eles tem o direito de seguir os próprios sonhos.
Página 172

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.