Resenha: Corações Em Fase Terminal



Título: Corações em Fase Terminal
Autora: Fabiane Ribeiro
Editora: Independente
Número de páginas: 117
Ano: 2011
Skoob | Comprar


Cátia, após quase acabar com a própria existência, mergulhada em uma vida de vícios e erros, acorda em um local misterioso, com o coração, manchado, em uma caixa dourada, e uma projeção de si própria, presa em um espelho repugnante. Em meio a uma cidade estranhamente maravilhosa, e junto a um amor mais forte que a própria vida, Cátia tem sua última chance de encontrar a cura para seu coração manchado. Descubra o que é o Santuário, o clarão dourado, o templo onde a rosa flutua... Conheça cada personagem e seu coração doente. Cada um deles terá uma última chance para salvar sua vida, devido a seus próprios erros.
Minha opinião
Ao terminar o livro, fiquei uns 10 minutos pensando: O que eu faria se tivesse uma chance de salvar meu coração?
O livro para mim foi um incentivo a reflexão das consequências de escolhas erradas na nossa vida e o quanto isso pode afetar a vida daqueles que amamos. Nos mostra o quanto é importante o autoconhecimento.
O livro começa com a personagem central, Cátia, uma jovem de 24 anos de boa família, mas que todas as suas escolhas a tornaram viciada em álcool e drogas. Sua mãe sofre muito com a transformação da filha desde que se meteu nesse caminho, mas não sabe mais o que fazer para ajudar a filha.
Ao acordar em lugar estranho, sem se lembrar de nada que ocorreu com ela antes, ela inicia uma busca a sua personalidade, e principalmente, a busca da cura para o seu coração que agora ela sabe que está sofrendo.
“Era uma manhã como qualquer outra. Uma vida como qualquer outra. Uma chance para progredir, aprender, ser feliz.. Como qualquer outra. Exceto que estava prestes a se perder. Estava, em uma linguagem mais séria, em fase terminal.
Seu nome, Cátia. Idade, 24 anos. Cidade, Rio de Janeiro. Estado Civil, solteira. Vício, droga, álcool e cigarro. Doença, inaparente (mas fatal). Crime, escolhas erradas... Uma após a outra.”
Durante o livro, ela busca incansavelmente uma cura para seu coração, e também conhece outros corações tão mal tratados como o dela, assim como o de sua amiga e companheira no lugar, Lorena.
É importante salientar que não é um livro religioso, afinal eu acredito que essa questão das escolhas, independe disso.
A forma que a Fabiane falou sobre o amor, foi o ponto alto desse livro para mim, eu acredito muito nisso de que temos que escolher a pessoa certa, na hora certa. Ás vezes, buscando atalhos, deixamos essa felicidade passar e nem nos damos conta disso.
A narrativa é toda em terceira pessoa, de forma leve e envolvente - eu ficava ansiosa pelo próximo acontecimento. Foi uma leitura rápida, li em poucas horas. Acredito que o livro poderia ter mais algumas partes, ou até uma continuação, afinal eu fiquei curiosa para saber o destino de alguns personagens.
É um estória sem um fim definido, afinal quando acaba fica a margem para vários acontecimentos, e isso faz a imaginação do leitor ficar presa ao livro após o término da leitura.
Recomendadíssimo o livro, agora estou ansiosa para conhecer o outro romance da autora: Xadrez.
"Nossos corações não são o único sinal de nossa doença interior.
A imagem presa no espelho de cada um é o reflexo verdadeiro da
doença de nossos corações em nossa alma." 
"Era mais que amor. Apenas não havia palavras suficientes para descrever.
Eram dois destinos que se uniam; davam as mãos."

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.