Resenha: Reencontro



Título: Reencontro
Autora: Leila Krüger
Editora: Novo Século - Novos Talentos da Literatura Brasileira
ISBN: 9788563219572
Ano: 2011
Número de páginas: 496
Skoob | Site | Primeiro Capítulo
"Está bem no fundo. Não se pode alcançar... aos poucos,vai roubando o ar." Ana Luiza vai perdendo seu fôlego: o fim de (mais) um grande amor, um pai distante, uma mãe fútil, uma amizade complexa e "pessoas que sempre vão embora". Com suas músicas de rock, seus livros e seus cigarros, Ana Luiza vê sua vida desmoronar."O amor é uma ferida", ela sentencia. Procurando sobreviver e encontrar seu rumo, a "garota de olhar longínquo" tem um encontro inesperado com um alguém aparentemente muito diferente dela: os "olhos imensos", que tudo veem...Presa em seu próprio mundo e rendida ao álcool e às drogas, Ana Luiza tenta fugir de tudo. Principalmente do temido amor, que tanto a feriu... Ao mesmo tempo a garota procura entender as mudanças inesperadas e os "sonhos que nunca vão acontecer"...Como encontrar, ou reencontrar o próprio destino?Até onde o amor pode ir, até quando pode esperar?O que há além das baladas de rock e dos poemas românticos?
Onde Comprar?

Minha Opinião
Essa é a primeira resenha do Book Tour que estou organizando de Reencontro.

Me apaixonei pela capa de Reencontro, pelo fato de ela me despertar vários sentimentos e despertar muitas lembranças, mas posso resumir tudo em uma palavra: saudades. Saudades da minha adolescência e que o All Star era meu melhor companheiro, saudades dos shows de rock que eu ia com meu All Star surrado, e tantas outras coisas sem ter lido a sinopse.
O título é perfeito para a história, já que o tema principal abordado no livro são os problemas da protagonista Ana Luísa, com os seus vícios. Sendo assim ela se perde neles e depois precisa se reencontrar a cada dia. Ela fica completamente entregue as drogas, o álcool e a solidão (solidão essa que é totalmente opcional no meu ponto de vista), sendo assim se torna uma dependente. Tudo mexeu demais comigo, desde a escrita envolvente e, muitas vezes, até poética da Leila, até as situações expostas no livro que me causaram um deja vu, por já ter presenciado algumas histórias semelhantes na adolescência.
Ana Luiza é uma jovem gaúcha linda, de família rica e que cursa odonto. Tinha tudo para ser uma pessoa feliz, mas não é. Sofre com a rejeição do pai e acaba de perder mais um namorado. A cada sofrimento pelo qual ela passa, ela se torna uma pessoa ainda mais descrente nada vida e sem fé. Tanto que ela cria um bloqueio entre ela e as outras pessoas, é difícil para ela mostrar para alguém o que sente, até mesmo para sua melhor amiga, Nana. Sua melhor amiga, mesmo não sendo o mais feliz dos seres, tem fé ainda e aconselha sempre a amiga a acreditar na vida, acreditar que as coisas não acontecem ao acaso.
O fato de a protagonista, não ter fé em nada, nem nela mesma ajuda ela a se afundar cada dia mais, nos seus vícios e por muitas vezes ela ser até egoísta pois só via seus 'problemas' e não deixa transparecer para ela mesma que sua melhor amiga não estava nada bem. Até quando alguém especial aparece em sua vida, ela não consegue ver, pois os olhos da sua alma estão fechados para tudo.
Quando surge Rafa na vida dela, com nome e postura de anjo, é que a história fica cada vez mais interessante. Ele nunca desiste, de nada e é uma pessoa maravilhosa em todos os sentido, um amigo dedicado e fiel. Ele tenta de todas as forma ajudá-la a enxergar a vida de outra forma, mas ela já está tão rendida ao seu mundinho que se nega a escutar. Rafa é o homem perfeito para as mulheres imperfeitas: romântico, lindo e companheiro. Me apaixonei por ele durante a leitura.
Enfim, é uma história parecida com várias outras que a gente vê por aí, e por ser tão próxima da realidade, deixa o leitor com lágrimas nos olhos por diversas vezes e deve ser lida. Para quem gosta de um bom romance com um final que não é esperado, mas que é maravilhoso, mergulhe na leitura, garanto que não vai se arrepender. Até agora, considero como o melhor livro de 2012.
A trilha sonora, sim ele tem uma linda trilha sonora, me envolveu plenamente pois são só músicas que eu amo e marcaram a minha vida em algum momento. Dentre as músicas citadas temos de Djavan até Metálica, o que torna uma viagem para todos os gostos.
A diagramação simples, com folhas brancas, mas com citações de poetas famosos como a querida Clarice Lispector e trechos de música a cada início de capítulo e achei lindo isso - adoro citações. Um livro para ser lido com calma para que permita a reflexão que ele sugere, além de ficar gravado na gente por longos dias.

Quotes
"O amor é uma festa e nem todos estão convidados." (Página 42)
"Só quem ama pode ouvir e entender as estrelas. - Olavo Bilac" (Página 60)
"Tudo fala, quando a gente tá atento para ouvir. Só que as vezes a gente se confunde... entende tudo errado... ou não acredita no que ouve. Aí a saudade vira necessidade... a dependência, amor... o sonho loucura." (Páginas 125/126)
"Eram duas existências imcompletas as duas amigas. No entanto, juntas, eram de repente menos incompletas.
Elas se co habitavam." (Página 226)
"As coisas mais bonitas às vezes eram as mais tristes. E as mais tristes, as mais inesquecíveis..." (Página 291)
"Está bem no fundo. Não se pode alcançar... aos poucos,vai roubando o ar. Solidão." (Página 472)
"O impossível é só o que pode acontecer a qualquer momento." (Página 477)

Gostou?
Curtindo a página de Reencontro no Facebook clicando AQUI, depois clicando em Promoções e em Quero Participar, você concorrem a exemplares autografados.
Curta também a página da autora Leila Krüger no facebook, clicando AQUI.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.