Resenha: Garota Replay



Título: Garota Replay - O que você faria se encontrasse você mesma?
Autor: Tammy Luciano
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630076
Ano: 2012
Número de páginas: 144
Skoob | Primeiro Capítulo
Thizi é uma garota do bem, apaixonada pela vida. Mas, após uma madrugada trágica, sente que tudo à sua volta desmorona. Descobre que Tadeu, seu namorado, beijou uma garota em uma noitada e quebrou o nariz de Tito, melhor amigo de Thizi, quando soube que ele fotografou a prova da traição. Na mesma noite, Tadeu dirigiu bêbado e causou grave acidente, que deixou o amigo Gabiru em coma. Em meio a tanta decepção, Thizi encontra uma Replay de si mesma, uma igual. Agora, não mais a única do planeta, ela se sente a pessoa mais solitária do mundo e precisa entender que só o amor tem o poder de provocar as melhores mudanças. Garota Replay trará reflexões para desvendar os segredos da vida de Thizi. E da sua também...
Book Trailer 

Minha opinião
Desde que tomei conhecimento do trabalho da Tammy Luciano que tenho vontade de ler um de seus livros. Sou muito grata a Editora Novo Conceito pela oportunidade.
Logo no início percebi que a leitura seria muito mais rápida do que eu previa, são apenas 144 páginas, mas a diagramação e a narrativa são ótimas para que o livro seja devorado em pouquíssimo tempo.
Preciso começar dizendo que é impossível não se identificar com a protagonista Thizi, ela é tudo o que qualquer menina já foi, é ou, pelo menos, pensou ser em algum momento da sua vida. Tem um relacionamento muito surreal com Tadeu e uma amizade perfeita com Tito. Após descobrir, ou melhor, aceitar que seu namorado não vale nada, ela começa a encontrar com a sua replay, o que a leva a refletir sobre tudo que ela viveu até ali e como será o seu futuro.
Esse é o segundo livro nacional do selo Novo Conceito Jovem que é dedicado ao público adolescente e preciso ressaltar, a editora e a autora acertaram em cheio. Com uma narrativa simples, envolvente e com poucos mistérios, mas muita reflexão, Garota Replay conseguiu me fazer voltar aos meus 17/18 anos facilmente. Falo isso porque presenciei situações similares as que estão incluídas no desenrolar da estória e por vários momentos me peguei pensando: já vivi isso.
Thizi é uma menina linda, com pais totalmente fora do comum que estão sempre viajando e vive de forma quase que totalmente independente - seria total senão precisasse do dinheiro dos pais rs - mas está longe de ser uma patricinha fútil que cheguei a pensar antes de começar a ler o livro. Seu namoro com Tadeu está totalmente longe de ter sido por pelo menos um dia, uma relação saudável, mas por algum motivo que mesmo após o término da leitura eu desconheço, sempre se deixou ser enganada pelo cara. Quem não conviveu ou convive com alguma menina assim? Isso se você já não foi ou é assim. E é por isso que eu repito: é impossível não se identificar com a protagonista.
Tito seu melhor amigo, foi um dos que sempre tentaram alertá-la sobre essas situações, mas mesmo com todo carinho que ela nutre por ele, não conseguia se deixar enxergar o óbvio. Ele é um rapaz perfeito, carinhoso, lindo e sensível (pausa para suspirar rs), um rapaz como poucos e que a Thizi nunca o idealizou como namorado, a cada página eu pensava: um fofo desses do lado segurando a mão dela e ela com aquele pretensioso e ogro do Tadeu.
Enfim, vocês podem perceber que o livro aflorou o meu lado adolescente, rs. É uma leitura ótima para adolescentes e adultos, uma leitura excelente para uma tarde em que você queira algo para descontrair e refletir, recomendo muito. Virei fã da Tammy e agora quero outros livros. Porém, senti falta de uma narrativa mais extensa (isso mesmo, lá vem eu com a minha mania de livros enormes rs), queria ter ficado mais tempo presa a essa linda estória que na minha humilde opinião, tinha assunto para 300 páginas tranquilamente, porém nas suas poucas páginas ele cumpriu muito bem o seu papel.

Quotes
Nunca me imaginara tão bonita. Mas eu estava ali, na minha frente, inacreditavelmente linda, uma explosão de mim mesma. (Página 19)
Sabendo disso, concluí que algumas pessoas deveriam ter um esparadrapo sempre na boca. (Página 44)
O mais difícil da vida acontece sem o nosso controle, sem a nossa chance de voltar atrás. Podemos rever o passo das palavras, pedindo desculpas por ofensas ou afirmações mal colocadas. Tentamos e podemos concertar certos erros, mas não podemos reviver um corpo sem vida. (Página 88)
Como alguém tão humilde, sem conquistas na vida material, conseguia passar tanta riqueza em emoções e sentimentos, crenças e amor? (Página 93)

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.