Resenha: O mala



Título: O mala
Autor(a): Mario Kostzer
Editora: Belas Letras
ISBN: 9788560174751
Número de páginas: 80
Ano: 2011
Skoob | Comprar
Este é um guia para identificar as espécies de chatos que você precisa se esquivar todo dia, aquelas pessoas insuportáveis que ninguém quer carregar e, por isso, oportunamente ganharam o apelido de mala. Ou seja, este é um manual de sobrevivência, com doses refinadas do mais puro humor, para dar de presente a um amigo - com boas ou más intenções - ou para consumo próprio. Este livro também permite que cada um olhe para sua própria alça e descubra que grau de "malice" já atingiu.
Minha opinião
Esse livro eu acabei conseguindo de duas formas: troca no skoob e parceria com a Editora Belas Letras na mesma época e tive a certeza de que precisava lê-lo rapidamente. Confesso que não sou muito de ler livros de humor, mas o fato desse falar sobre os tipos de mala, me chamou extremamente a atenção. Mala, seria um ser humano - sim ele é da mesma espécie que você - que você precisa fugir dele todo dia a qualquer custo, afinal eles colocam em risco o seu dia, só pelo simples fato de lhe fazer companhia.
De uma forma bem leve e irreverente, o autor nos narra situações corriqueiras em que o mala se torna presente na nossa rotina diária, seja em uma festa, no transporte coletivo e até mesmo, no nosso círculo de amigos. Mas se você acha que a malice (comportamento do mala), é exclusividade de outras pessoas, será despertado para a realidade: todos temos de alguma forma e em algum momento, sintomas de mala.
Li o livro em 2 dias, não por ele ser cansativo e sim porque ultimamente meu tempo anda complicado e achei a leitura ideal para relaxar em um dia que você precisa rir até de si mesmo. A narrativa do autor é muito divertida e ele narra várias situações cotidianas em que os malas aparecem e como identificá-los, além disso todas as crônicas são ilustradas de acordo com o tema o que dá um toque a mais a cada crônica.
As que eu sinceramente mais gostei foram:

- O pentelho mala;
- A notícia mala;
- O mala em festas;
- O mala apocalíptico;
- O psicanalista mala.

Uma passagem que se destaca muito também, é a parte em que o mala emigra e depois quando ele volta ao Brasil, você com certeza identificará algum amigo ou conhecido, descreve bem e resumidamente como as pessoas saem e retornam ao país.
Por eu não ser uma pessoa que lê muito livros de humor, não tenho muitos comentários em comparações a outros livros do gênero, mas para mim ele cumpriu o seu papel satisfatoriamente, ficará na estante com certeza para um dia que eu precisar ler algo leve e divertido.
Enfim, um livro para rir de si e dos outros. Recomendadíssimo.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.