Resenha: Entre amores cruzados





Título: Entre Amores Cruzados
Autor: Vanessa de Cássia
Editora: Novo Século - Novos Talentos da Cultura Brasileira
ISBN: 9788576796367
Ano: 2012
Número de páginas: 520
Verônica pensa que está voltando de suas crises diárias, vive em uma profunda dor, que ela mesma causa. Quando se vê diante do amor, onde tudo passa ou simplesmente some! O amor cura suas dores; Ela pensa assim. Começa a viver novamente e sentir o verdadeiro sentido da vida, fiel a ela e a seu amor para curá-la. Em sua busca ela encontra e reencontra amores, do presente e do passado. Ela se vê dividida, e decide vivenciar cada amor do seu jeito. Amando ela segue, mas só não sabe onde vai chegar esses amores. Que tanto a faz sentir-se viva, como pode ser seu verdadeiro buraco negro. Uma pequena grande mulher, tentando descobrir as aventuras e desventuras do amor... Vivendo um bom e quente triângulo amoroso. Com palavras doces, sentimentos contidos, amor corriqueiro, muita sensualidade, lutas por vencer e um grande desafio aos que lerem com carinho e dedicação, assim como foi feita essa incrível história...
Minha opinião
Esse livro foi cedido gentilmente pela autora Vanessa de Cássia para ser resenhado aqui no blog.
Impossível olhar para a autora e não se lembrar da sua protagonista Verônica, essa foi a primeira coisa que pensei ao vê-la na Bienal de São Paulo, pelos cabelos vermelhos e as tatuagens, mas só é possível perceber a diferenças nas personalidades da criadora e da 'criatura' rs.

Logo no início a autora nos deixa a entender logo a quantidade - e intensidade - de escolhas que Verônica terá de fazer durante a estória, mas o destino dela não fica de forma alguma previsível.
Verônica é uma mulher um tanto complexa, apesar de já ser Engenheira Química e professora aos 26 anos, sofre muito já que ainda se recupera de uma depressão que teve início há aproximadamente dois anos e é hipocondríaca. Teve total apoio de sua família para se tratar logo quando descobriu seus problemas, mas agora ela precisa se redescobrir, se amar novamente. Como parte do tratamento, para sua vida não decair novamente, conta com o apoio das amigas Cat e Duda para sair pelas ruas de Sampa e se divertir.
Nessa fase de redescobrimento, ela se apaixona por Marcos - meu personagem favorito - e descobre o quanto ele também é apaixonado por ela há algum tempo, mas algo a impede de aceitar esse amor e começam seus desencontros.
"E que minha loucura seja perdoada, porque metade de mim é amor, e a outra também..."
(Página 21)
Como a protagonista passa por uma fase melancólica, impossível não ter um pouco disso em boas páginas do livro, o que não me incomoda pois tenho a alma melancólica, rs. Seus envolvimentos cruzados com John - o garotinho danadinho e insistente que eu sinceramente não gostei muito - e Gustavo - aquele amor da adolescência que ressurge das cinzas com aquele ar canalha de sempre - nos mostram a confusão de sentimentos que a Verônica vive e o quanto ela está confusa e indecisa sobre o que precisa para ser feliz.
Confesso que apesar de ter gostado muito da essência da estória - do cenário, do tema e da personalidade da maioria dos personagens - em alguns momentos achei a personagem um tanto confusa demais, exigente demais, desgastante demais e deixei de me envolver o tanto quanto eu queria na leitura pois a protagonista não me envolveu e não me convenceu satisfatóriamente. 
"Olhei no espelho: É, eu estou dividida. Perfeita. Radiante! Mas com o coração dividido. Entre a dúvida e o perdão. Entre o bem e o mal. Entre a paixão e o amor. Entre amores cruzados."
(Página 458)
De todos os momentos vividos por ela durante o livro, o que mais gostei foi no fim em que ela se rende ao que é proposto pelas pessoas que a amam e decide se tratar de forma mais eficiente e da forma que a autora finaliza o livro sem lacunas na estória desenvolvida nesse livro e um ótimo gancho para o que veremos em Doce Insensatez e que sinceramente eu acredito que trará uma nova Verônica para nós, mais segura nas suas escolhas e disposta a ser feliz.
Outra observação de algo que me atrapalhou bastante foram as letras pequenas na diagramação, preferia um livro mais extenso e com as letras um pouco maiores que tornam a leitura mais confortável e agradável ao leitor - diga-se a mim, a chata rs.
Leitura recomendada, até porque sei que só não me apaixonei mais pois não me envolvi o suficiente com a protagonista.
"Eu serei a Verônica que sempre sonhei em ser. Uma pessoa cuja vida não é normal, mas que viverá como uma boa e qualquer pessoa decente, corajosa e feliz."
(Página 513)

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.