Resenha: Um ano inesquecível



Título: Um ano inesquecível
Autor(a): Ronald Anthony
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630335
Número de páginas: 304
Ano: 2012
Skoob
Você acredita que o amor pode durar para sempre?
Jesse Sienna não. O casamento de seus próprios pais era respeitável mas sem paixão; e sua própria história romântica indica que o amor queima ardentemente antes de desaparecer por completo.
Então, quando seu pai, Mickey, muda-se para sua casa e parece não compreender o relacionamento superficial de Jesse com sua atual namorada, mas Jesse não lhe dá atenção.
É apenas um exemplo do quão diferente eles são e fica mais evidente que ele e seu pai nunca terão uma ligação mais profunda.
Mas a verdade é que Mickey Sienna conhece mais sobre amor do que a maioria das pessoas conseguem aprender na vida toda.
Há mais de cinquenta anos, ele encontrou o amor mais verdadeiro que a vida pode oferecer. Ele sabe das infinitas recompensas de investir seu coração e sua alma em alguém... E conhece o prejuízo devastador de deixar esse alguém perfeito escapar.
Quando Mickey percebe que Jesse não está dando valor a uma mulher extraordinária, decide que é hora de contar a história que nunca contou para nenhum de seus filhos a Jesse. Durante os meses seguintes, Mickey mostra seus momentos mais particulares e felizes para seu filho... e muda a percepção de Jesse em relação ao amor e as possibilidades de um relacionamento duradouro para sempre.
Minha Opinião
Esse livro foi cedido pela Editora Novo Conceito.
Não é novidade para quem acompanha o blog e me conhece, que eu amo romances que tratam de conflitos familiares, e obviamente por isso, amei a sinopse e fiquei roendo as unhas de curiosidade.

Em Um ano inesquecível, conhecemos através de Jesse a relação superficial que ele tem com o pai devido a grande diferença de idade que é de aproximadamente 50 anos. Por muitos anos ele sentiu inveja dos irmãos mais velhos por terem uma relação mais próxima com o pai do que ele que, ao meu ver, foi um 'acidente' de percurso, ou seja, um filho não planejado.
Todos carregam um monte de problemas mal resolvidos com relação aos pais. Em meu caso, as coisas mal resolvidas com meu pai eram que aparentemente eu não tinha nada em comum com ele.
Página 30
Assim que Mickey fica viúvo, os filhos começam a pressioná-lo a vender a enorme casa em que vive já que ele nunca foi adepto aos cuidados do lar que eram sempre feitos por Dorothy, mas as coisas complicam bastante quando ele quase põe fogo na casa tentando fritar ovos e quase enlouquece os filhos de tanta preocupação. Nesse momento, enquanto decidem o que fazer com pai dali para frente, Jesse decide que vai abrigar o pai em sua casa e assim tentar recuperar o tempo perdido com essa proximidade recém adquirida. Seus irmãos não acreditam que ele vai ser capaz de cuidar do pai e acreditam que em algum momento ele vai se arrepender e voltar atrás, mas é claro que ele faz o possível - e muitas vezes o impossível - para que isso não aconteça.
Jesse é escritor e ganha a vida escrevendo artigos como freelancer, ao contrário de todos os seus irmãos que são bem sucedidos no que fazem ele não é rico, não tem uma casa exuberante e muito menos condições de dar uma vida cheia de luxo ao pai, mas ele tem o suficiente para tolerar a convivência difícil e superar as dificuldades: amor. Embora tenha todo esse amor pelo pai, ele já não acredita que o amor entre homem e mulher seja possível, acha que o amor tem prazo de validade e quem em algum momento tudo vai acabar. Com todos esses medos cercando a relação dele e de Marina - uma jovem professora com tantas cicatrizes de amor quanto ele -, claro que eles não se permitem viver algo novo e apenas curtem um dia por vez, mesmo que Marina agora acredite nele e tenha superado seus fantasma do passado, tudo fica por um fio quando eles percebem que chegou a hora do relacionamento avançar e Jesse se vê despreparado para isso. Em um momento tão delicado quanto esse em que Jesse percebe o quanto a doce Marina é importante em sua vida, seu pai começa a compartilhar uma história sobre seu passado que pode mudar tudo o que ele pensa sobre o amor.
- Você nunca se casa de me ouvir repetir o quanto a amo? Não me acha chato porque digo as mesmas coisas não sei quantas vezes? Se é assim, eu paro. Não, isso não é verdade. Não pararia nem se quisesse, porque não consigo. Nunca.

Página 76
O que significava que uma vez meu pai amara uma mulher chamada Gina, que eles haviam tido uma relação eletrizante e que tinham tido uma importância vital na vida um do outro. 
E mesmo assim tinha acabado.
Sua excelência, a acusação permanece.

Página 220
Em meio a uma narrativa dividida entre a primeira pessoa com o olhar de Jesse e em terceira com as revelações e o cotidiano de Mickey, observamos o desenrolar dessa relação entre pai e filho que mesmo quando parece que não tem mais para onde seguir, se revela surpreendentemente nova. Filho vira confidente do pai, mesmo quando achava que algo assim não poderia acontecer e acaba passando de expectador das reuniões familiares e o 'bebê' da família, para um homem de opinião importante no meio familiar. Consequentemente, acaba aprendendo que tudo o que ele sabia sobre o amor não é uma regra, mas sim exceções e que o verdadeiro amor nunca morre e que a sua família pode respeitá-lo sim da maneira que ele é, mas que ele precisa se expor.
A diagramação é excelente, com letras grandes e páginas amarelas que torna a leitura muito confortável. Recomendo a todos.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.