Resenha: Xadrez Divertido






Título: Xadrez divertido
Autor(a): Judith Polgar
Ilustrações: Sofia Polgar
Editora: Belas Letras
ISBN:   9788581740058
Número de páginas: 112
Ano: 2012
Skoob 
Aprenda xadrez com a maior jogadora de todos os tempos! As regras do jogo, as peças e suas funções. 160 exercícios no tabuleiro com as soluções. 16 dicas de como dar xeque-mate em apenas um movimento. Mais de 100 rimas com ilustrações de animais para estimular o aprendizado.
Minha opinião
Esse livro foi cedido como cortesia da Editora Belas Letras.
Bem, como a maioria dos nerds de plantão - sintam-se honrados de me ver admitindo isso - eu adoro xadrez, e  como mãe coruja que sou quero muito que meu filho aprenda a jogar comigo um dia e foi pensando nisso que eu decidi ter esse livro para conferir, afinal o jogo já esteve presente até mesmo no cinema em grandes produções como Harry Potter e a Pedra Filosofal e mais recentemente em Amanhecer - Parte 1 (que os fãs das sagas me poupem de comparações pois essa não é a intenção, obrigada).
Inicialmente a autora nos presenteia com sua história incrível por ter iniciado muito nova em torneios de - com 12 anos - e derrotado grandes mestres de Xadrez em torneios internacionais e quebrando barreiras para mulheres nesse quesito.
Com ilustrações bem divertidas e exercícios bem dinâmicos para praticar, a autora nos brinda com vários desafios de xadrez tanto para quem deseja aprender, quanto para quem já sabe e quer se aperfeiçoar no jogo.
Também é explicado, por exemplo, o papel que cada peça exerce no jogo, como no quote a seguir:
Do mesmo modo que as Torres, os Bispos podem ter superpoderes quando trabalham juntos! Use um Bispo para impedir que o Rei escape e o outro para dar o xeque-mate!
Página 34
Cada explicação mostra passo a passo como aplicar as jogadas e traz exercícios ao final da explicação que te fazem raciocinar como chegar ao fim da jogada, utilizando animais como inspiração para divertir os pequenos e para distrair a mente adulta que já é cheia de regras chatas e massantes.
Por fim, posso dizer que é um livro com título alto explicativo para ser usado e abusado por toda família em tempos que a televisão e a internet estão dominando o aprendizado das crianças ele pode ser um bom ajudante para intermediar pausas no uso da tecnologia de maneira proveitosa e divertida para toda a família porque toda criança gosta de ter os pais participando e todo pai vai se sentir maravilhado em acompanhar mais de perto o desenvolvimento do seu filho. Super recomendado e uma ótima dica de presente para esse mês das crianças e as festas de fim de ano que se aproximam.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.