Dicas para blogar #2 - Diga não ao CAPTCHA - verificação de palavras - nos comentários


Olá leitores queridos, tudo bem? Espero sinceramente que sim. *-*
Só escrevi um post para essa coluna que foi sobre como instalar o Intense Debate, apesar de não terem faltado idéias, faltou tempo de amadurecê-las e postar, mas cá estou eu com um tema muito abordado na blogosfera: a verificação de palavras - ou captcha - do blogger na hora de comentar.
Se quiser saber mais sobre a origem desse sistema de verificação e porque ele foi criado, clique aqui para ler um artigo a respeito no site TecMundo.




Se por um lado alguns blogueiros ainda acreditam que isso torna o conteúdo publicado nos comentários mais seguros, por outro os leitores acham isso um pé no saco desculpem a expressão, mas não achei nada que descrevesse melhor a sensação que tenho quando clico em "comentar" e aparece o captcha. Sabe por que é chato? Ás vezes, você tem que digitar as letrinhas 3, 4, 5 ou mais vezes para conseguir postar o comentário e a maioria desiste de comentar por não conseguir.

Para pessoas disléxicas ou com algum outro déficit de atenção, por exemplo, isso pode se tornar um tormento chegando a deixar a pessoa extremamente  irritada. Ai você pensou agora: NOSSA a Fernanda viajou e exagerou demais agora. Não, eu não exagerei e prova disso é esse post no blog Vinte e Poucos da Amanda, que ela mesma fala sobre isso por ser disléxica e ter pleno conhecimento do assunto, além de explicar o que é dislexia, para ler o post clique aqui.
Existem também alguns blogueiros que tem e não sabem, acho válido se você tem essa dúvida, convocar seus leitores a te ajudarem perguntando a eles sobre isso.
Por ver tanta gente reclamar da verificação de palavras e blogueiros informando que não conseguem tirá-lo do comentário, fui pesquisar meios e hoje vim dizer que a partir de hoje...



Simmmmmmmm, eu encontrei uma campanha de pessoas tão chateadas quanto nós que temos dificuldade de provar ao google que não somos uma máquina - além da campanha da própria Amanda no post que citei acima - e bolaram a campanha abaixo junto com um tutorial de como tirar a bendita verificação para que os nossos problemas acabem:


Em tempos que a blogosfera, principalmente a literária, sofre com a falta de comentários e você ainda adota a verificação de palavras que faz com que menos pessoas ainda comentem, fica aqui a minha dica de retirar esse recurso do seu blog. Se você ainda não sabe como fazer, clique aqui - ou no banner acima - e aprenda como fazer e quem não concorda com a verificação de palavras divulgue isso aos blogs que você ama comentar, mas que tornam isso uma árdua tarefa pra você.
Beijos e até a próxima.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.