Resenha: Contos de Beedle, o Bardo




Título: Os Contos De Beedle, O Bardo
Autor(a): J. K. Rowling
Editora: Rocco
ISBN: 9788532516015
Número de páginas: 128
Ano: 2008
Skoob | Comprar
Citado em Harry Potter e as Relíquias da Morte como um presente deixado pelo mestre Alvo Dumbledore para Hermione Granger, Os contos de Beedle, o Bardo reúnem cinco histórias, quatro delas inéditas. Uma delas – “O conto dos três irmãos” – aparece na íntegra no sétimo livro da série e é fundamental para o entendimento da trama. Rowling brinca com os leitores ao informar que os contos foram traduzidos das runas originais pela personagem Hermione, a partir do velho exemplar herdado por ela. Da mesma forma, a escritora criou comentários e notas para cada conto e os atribui ao professor Alvo Dumbledore. São reminiscências do mestre que revelam muitas curiosidades sobre sua fascinante personalidade e o passado de Hogwarts. A versão para o português foi realizada por uma antiga conhecida dos fãs de Harry Potter, a tradutora Lia Wyler.Os contos de Beedle, o Bardo comprovam mais uma vez o talento de J. K. Rowling para transportar o leitor para o seu universo mágico e único. Pegue sua vassoura, alguns galeões e vá buscar o seu!

Esse livro foi presente do marido depois de tanto eu namorar e adiar para tê-lo na estante.

Aviso: esse texto pode apresentar xiliques de fã. rs

Quando o livro chegou aqui em casa e fui folhear antes de ler, meu coração ficou cheio de saudades da série toda, tive que me segurar para não reler tudo, já que tem tanta coisa aqui esperando para ser lida.
Em Contos de Beddle, o Bardo, além do famoso Conto dos três irmãos, que é fundamental para o livro final da saga do bruxinho mais famoso do mundo, temos também outros quatro contos: O bruxo e o caldeirão saltitante, A fonte da sorte, O coração peludo do mago e Babbity, a coelha e seu tronco gargalhante.
O conto dos três irmãos
Cada conto nos trás uma estória encantadora - a sua maneira - e brilhantemente escrita, mas não são completamente infantis, como cheguei a imaginar quando li alguns comentários por ai, mesmo que a ideia que fica no livro é que são contos para crianças bruxas, assim como temos os nossos para crianças trouxas,   pois as estórias trazem reflexões e situações que não seriam aproveitadas por crianças menores de 10/12 anos.
O meu conto favorito ainda é o que complementa a busca de Harry no livro As relíquias da morte, mas dos outros quatro o que mais me marcou foi O coração peludo do mago, por falar de algo tão profundo como o medo de se envolver e de deixar o coração livre para amar, já que o mago achava que seus amigos agiam de forma imprudente quando se apaixonava e não quis cometer o mesmo erro. Porém, quando ele sente vontade de voltar atrás nessa escolha, é tarde demais e algo terrível - e perturbador - acaba acontecendo.
A escrita de J.K Rowling não é menos envolvente do que os livros da série Harry Potter e quando fechei o livro, foi inevitável o seguinte pensamento: Como não amar e admirar toda a criatividade da autora ao desenvolver esse universo? Eu, particularmente, acho impossível porque ela criou um mundo paralelo tão perfeito e consegue transmiti-lo de forma que qualquer um consiga se imaginar dentro da estória.

A fonte da sorte
Mesmo eu tendo amado tanto os contos, o livro ficou longe de ser perfeito pra mim, tudo porque tem um ponto que pode ser extremamente cansativo que são as anotações de Dumbledore sobre cada conto, que apesar de servirem para complementar e auxiliar na compreensão do conto, eu como leitora, preferia ser presenteada com mais 5 contos o que tornaria pra mim a leitura mais proveitosa.
Babbity, a coelha e seu tronco gargalhante
A diagramação é linda, mesmo de forma simples o livro é muito atraente. As ilustrações são bem traçadas e encantadoras, chegaram a me lembrar as ilustrações do volume único das Crônicas de Nárnia. Enfim, leitura obrigatória para quem gosta de Harry Potter.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.