Dicas de compra #2: Por que comprar pela internet?



Esses dias alguém me perguntou se eu costumo comprar livros novos pela internet e comecei a refletir sobre isso e compartilhar com vocês um pouco de como foi que comecei a comprar produtos pela internet. Apesar de o blog ter pouco mais de um ano, eu me rendi ao comércio eletrônico aproximadamente 5 anos atrás. Confesso que não foi um processo fácil porque sempre tive medo de ver os meu dados vagando pela internet. Aí você deve pensar o que foi que fez que eu me redesse, com certeza a conveniência de não precisar sair de casa para comprar algo que eu preciso sem muita urgência e, ás vezes (na maioria das vezes eu confesso), com preços muito mais atraentes do que em uma loja física e sem o desgaste de vendedor me empurrar o que não quero coisas que vejo muita gente que detesta aceitar simplesmente por não confiar em compras on-line. 
A primeira loja que me tornei cliente foi a UltraFarma que eu já tinha o hábito de comprar remédios e algus outros produtos por telefone desde quando o Arthur nasceu e a segunda Submarino - no qual tenho uma relação de amor e ódio, rs - que comecei a comprar várias coisas pra casa (telefone, aparelho de som, celular, etc), além de sempre achar produtos em conta como livros, CD's e DVD's.


Hoje em dia 80% das minhas compras são pela internet, as únicas coisas que eu eu ainda não compro muito são artigos de papelaria, sapatos e roupas porque esses eu preciso ter em mãos pra me decidir, rs. A diferença de preços muitas vezes é assustadora. Quer um exemplo simples? Um livro chega a custar até 70% mais barato on line do que um livraria física da mesma loja. Lembro que certa vez fui buscar um pedido na Saraiva e um mesmo livro que eu havia pedido pelo site por R$ 6, estava R$ 26 na loja. Absurdo? Depende de como você encara isso, na loja você vai comprar e sair com seu livrinho na mão, naquele exato momento que comprou pela internet, vai levar alguns dias e você muitas vezes tem que exercitar a paciência esperando o produto chegar.


Uma das várias formas de você economizar dinheiro na internet, são sites de compras coletivas e descontos como a CupoNation e o Groupon que tem como objetivo, reunir preços justos espalhados por toda a web e permitir que compre muito mais fazendo com que seu dinheiro de certa forma se multiplique. No caso do CupoNation reúne desde as lojas mais conhecidas do mercado como Submarino, Casas Bahia, Ponto Frio, Ri Happy, FNAC e Dafiti, até as menos conhecidas, porém muito bacanas como Airu (que é uma espécie de mercado livre, só que somente com artesanatos e a compra direto com quem produz) e Lojas MM. Por outro lado, Groupon já é mais conhecido por descontos em produtos e serviços como descontos em bares, restaurantes e passeios com a criançada. Ai você pensa: Mas eu vou ter que entrar todo dia no site pra saber se tem desconto? Não, quando você se cadastra em algum desses sites, passa a receber o alerta periodicamente informando os descontos.


Outra forma que também utilizo bastante, são os sites de comparação de preços Buscapé, Zoom e   BondFaro. Eles simulam a famosa pesquisa que a gente já faz na vida real - eu pelo menos costumo fazer - de uma forma mais prática reunindo diversas lojas em um único lugar e tornando a comparação mais conveniente e prática. Em alguns casos, tem lojas que fazem parcerias com esses buscadores oferecendo descontos em algumas categorias da loja, o que sempre é vantajoso para o consumidor final - nós.
Perceberam que o maior segredo de economizar nas compras pela internet é a pesquisa? Pois é, dependendo do produto é bom ter muita paciência e sempre ficar de olho nos e-mails de promoção para saber quando realmente um preço é vantajoso, recebo todos os dias falsas promoções de lojas grandes por e-mail que iludem que não está acostumado a comprar pela internet, mas que por mim já não passam mais despercebidas.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.