Reflexões Incomuns #7: Relacionamentos Virtuais


Esses dias fui procurada pela Badoo que é uma rede social para encontrar pessoas com gostos parecidos com os seus e manter contato em qualquer lugar do mundo, para falar um pouco sobre redes de relacionamento virtuais. A princípio achei que seria complicado, mas lembrei que estou nas redes sociais desde 2003 e concluí que tenho algumas coisas a falar.

Página inicial do Badoo

Minhas experiências com relacionamentos a distância começaram em chats por SMS, especificamente no Blah! que era entre as operadoras TIM e BCP (antigo nome da Claro) que eu adorava usar com meus amigos, mas que também me fez conhecer algumas pessoas bacanérrimas pessoalmente como a Tati, a Pâm (essa a gente se fala muito até hoje) e o mais inacreditável, o maridão rsrs. Com o tempo, esse relacionamento passou pra salas de bate papo on line, como o Badoo e depois paras as redes sociais. Eu tive experiências muito legais com relacionamentos virtuais, mas sempre tive muito cuidado com as informações pessoais que eu divulgava, como endereço e telefone porque a gente nunca conhece uma pessoa totalmente para confiar cegamente - nem mesmo as que a gente tem o primeiro contato pessoalmente.

Aconteceu comigo também a migração de relações pessoais com amigos de infância, da época da escola que agora moram longe e o meio de comunicação mais prático para acompanharmos o desenvolvimento de nossos filhos e evolução das nossas vidas foi a internet porque compartilhamos fotos quase em tempo real e quando estamos com tempo, usamos os chats para colocar as fofocas em dia, rs. Tem pessoas que eu conheço desde os 6/7 anos e o contato atualmente é apenas pelas redes sociais anteriormente o Orkut e agora o Facebook.


As redes sociais pra mim sempre foram locais bacanas para trocas de experiências em diversas áreas, no Orkut eu tive a oportunidade de explorar isso através das comunidades de música, maternidade e tecnologia. Foi lá que encontrei pessoas com problemas parecidos com os meus com os filhos pra trocar experiências e dividir angústias, compartilhei gosto musical e aprendi várias coisas sobre informática que não sabia. Posso dizer que me trouxe muito aprendizado sem dúvida. 

Hoje em dia, percebe que é praticamente uma lei você estar presente em alguma rede social pra não ficar fora da moda e algumas pessoas levam até a sério de mais a coisa, deixando de lado os relacionamentos pessoais para se dedicar exclusivamente aos virtuais, e isso me preocupa bastante por agora ser mãe. Daqui uns anos, terei a preocupação com o que meu filho acessa e quem ele conhece pra que ele não deixe de fazer coisas saudáveis como bater papo com os amigos pessoalmente por isso. O importante é ele saber dosar as duas coisas pois há espaço para a vida pessoal existir com a virtual.

E vocês, como chegaram no mundo virtual? Utilizam muito a internet para se comunicarem e fazer novas amizades? Ou apenas pra manter contato com quem vocês já conhecem?

*Post com conteúdo patrocinado

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.