Resenha: Alma?



Título: Alma?
Série: o Protetorado da Sombrinha - Livro 1
Autor(a): Gail Carriger
Editora: Valentina
ISBN: 9788565859042
Páginas: 308
Ano: 2013
Skoob | Comprar
Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta.
E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.
Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado? Uma das séries de Steampunk mais cultuada do mundo.

Esse livro foi cedido para resenha pela Editora Valentina.
Preciso começar dizendo que tem muito tempo que um livro não me provoca emoções tão variadas durante a leitura, pois a autora sabe intercalar acontecimentos de forma tão inusitada que um filme se formava em minha mente durante a leitura. Então, se houver algum surto aqui ou algo meio desconexo, não estranhem porque me envolvi completamente com o livro.



Alexia é uma protagonista bem diferente do habitual não só por ser uma criatura sem alma, podendo neutralizar os seres sobrenaturais, pois mesmo sendo considerada uma encalhada por não ter arrumado um marido ainda com seus 26 anos (um escândalo para a época dela), pouco se importa com o falatório a respeito. Se orgulha de ser uma jovem culta e muito esperta. Suas trocas de farpas com Lorde Maccon que é um lobo lindo e sempre rabugento com a moça, nos presenteiam com divertidas cenas.

A autora soube criar e apresentar muito bem os seres sobrenaturais e seu universo, detalhando de forma muito bacana as relações entre eles conforme a nossa protagonista vai descobrindo mais sobre a sua própria condição e a instituição que regulamenta esses seres, além de entender os costumes dos vampiros e lobos. Mesmo sendo bem tudo bem distinto do que eu estou acostumada - incluo aqui o vampiro gay que achei maravilhoso -, ela consegue cativar e convencer o leitor durante os acontecimentos se soar forçado ou equivocado. Minha única ressalva foi o uso em excesso do termo "anuir", pode parecer insignificante, mas isso me incomodou porque poderiam ter usado outra palavra para que não ficasse repetitiva. Não sei se isso foi da tradução ou da própria autora, nada que atrapalhe a leitura acho que é mais uma neurose minha mesmo, rs.


Por fim posso dizer que Alma? é um livro escrito para diversos públicos por ter boas doses de humor, romance, suspense, etc. sem ser exagerado, além de ter uma narrativa muito envolvente e detalhada (sem ser cansativa ou lenta) com diálogos muito bem encaixados em cada cena. Foi um ótimo início para a série sem dúvida, que já tem 5 livros publicados em inglês e com certeza um universo cheio de coisas para explorar e contar nos próximos livros.
A diagramação é muito bacana com esses detalhes em todas as páginas e inícios de capítulo com uma fonte que combina com o enredo, folhas amareladas e um texto bem revisado. Recomendadíssimo.

Querendo um exemplar? Participe da promoção aqui e boa sorte.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.