Resenha: A Maldição da Pedra




Título: A Maldição da Pedra - Reckless I
Autor(a): Cornelia Funke
Editora: Cia das Letras
ISBN: 9788535919813
Páginas: 248
Ano: 2011
Compre: Buscapé | Submarino
John Reckless, pai de Jacob e Will, sumiu sem deixar vestígios. Inconformado, Jacob gasta o dia procurando pistas que lhe deem alguma ideia do seu paradeiro. O garoto vasculha cada cantos do escritório do pai, até que um dia descobre um espelho que servia como um portal para um mundo mágico - um mundo que lhe oferece a perspectiva de liberdade e aventura.
Mantendo segredo do seu achado, Jacob passa cada vez mais tempo do outro lado do espelho. Após doze anos, o mundo sombrio se torna seu verdadeiro lar, onde tem amigos e inimigos e é reconhecido como um dos melhores caçadores de tesouros que já existiram por ali.
Will, o caçula, sente falta do irmão e estranha aqueles sumiços prolongados. Um dia, consegue burlar sua constante vigilância e o segue através do espelho, ato que tem uma consequência terrível. Ferido pelos goyls - homens frios e violentos, que têm pele de pedra e olhos de ouro -, ele acaba vítima de uma maldição: vai se transformando lenta e dolorosamente em uma dessas sinistras criaturas.
Numa corrida contra o tempo, Jacob precisa encontrar o antídoto para o feitiço. Para empreender essa jornada, ele conta com a ajuda da raposa Fox, sua companheira de muito tempo, e Clara, a namorada de Will, que atravessa o espelho para encontrá-lo. Juntos, eles vão enfrentar os perigos e as armadilhas do Mundo do Espelho - antes que seja tarde demais e Jacob perca o irmão para sempre.
Povoado por fadas, bruxas, unicórnios e tritões, e tendo cenários como o castelo da Bela Adormecida e a casa de doces da bruxa de “João e Maria”, o mundo criado por Cornelia Funke remete o leitor aos mais conhecidos contos de fadas de todos os tempos. Na narrativa, contudo, a ênfase da autora recai nos aspectos mais sombrios e brutais das histórias, criando-se uma atmosfera ao mesmo tempo familiar e soturna. É nesse mundo que se desenrolam as aventuras dos irmãos Reckless, uma história de maldição, traições e vingança, mas também de coragem, lealdade e amor.
Esse livro foi cedido para resenha pela Editora Cia das Letras.

Depois da morte de seu pai, Jacob Reckless descobre um mundo encantando atrás de um espelho inofensivo. O espelho levou Jacob a encontrar um mundo onde bruxas, unicórnios, fadas e tritões convivem harmoniosamente com seres humanos. Neste mundo os mistérios mais obscuros estão se tornando realidade, e se Jacob não tomar cuidado o pior poderá acontecer.
Poder. Como o vinho, quando se tem. Como veneno, quando se perde. Teresa já sentia como ele a corroía.
Perdida.
Página 66
Alguns anos se passam e Jacob continua transitando entre os dois mundos, mas o que ele não esperava é que seu irmão Will descobriria a passagem para o Mundo do Espelho e o seguiria por todos os lugares. Enquanto Jacob tenta convencer Will a voltar para o seu mundo, uma maldição transforma toda a sua pele em pedra. Will precisa confiar em Jacob para destruir a maldição, mas tudo na vida tem um preço, até mesmo no mundo encantando.
O modo como ela o encarou. Dor. Amor. Censura. Ele já tinha visto tudo isso num outro rosto. Deve ter sido o de sua mãe. Dor demais. Amor demais. Ele não queria mais nada disso. Ele queria a pedra, fria e firme. Tão diferente de toda a suavidade e de toda a fraqueza, de toda a vulnerabilidade e da carne lacrimosa.
Página 83
A Maldição da Pedra é um verdadeiro conto de fadas. Cornelia Funke escreve com a alma e isto está presente em toda a sua narrativa. Palavras cativantes, frases curtas e diretas, descritividade sucinta e personagens muito bem construídos. É difícil você ler e não se identificar com as características de Jacob e Will, o amor dos irmãos é tão incrível que mexe com os sentimentos do leitor. Confesso que no começo me senti um pouco "perdido" na ordem cronológica dos fatos, afinal, Cornelia nos conduz a uma corda bamba de sentimentos e acontecimentos. Os personagens possuem personalidades fortes e isto induz o leitor a acreditar em algumas partículas fantásticas narradas pela autora, pelo menos para mim. O que mais me encantou na obra foram as criaturas criadas por Funke, a autora possui um dom imaginário incrível! É como se você pudesse tocar nas fadas, elfos, bruxas e unicórnios. Magnífico.

A edição brasileira da obra de Cornelia Funke ficou por conta da Editora Cia das Letras, que sem dúvida realizou um trabalho impecável. A edição conta com desenhos realizados pela própria autora, o que deixa o livro muito mais charmoso. A revisão está incrível e a diagramação me incomodou um pouco no começo, mas com o passar dos capítulos eu acabei me acostumando.

A Maldição da Pedra é uma aventura fantástica que retira o leitor de sua zona de conforto, fazendo com que o mesmo se sinta atraído pela magia de bruxas, a beleza de unicórnios e a destreza de fadas. Amor, coragem e confiança, são estas as palavras que definem o primeiro título da série Reckless escrita por Cornelia Funke. Se você ainda não leu, não sabe o que está perdendo. Arrisque-se e surpreenda-se.

Obs.: Esse post não é um publieditorial, mas compras efetuadas a partir de alguns dos links contidos aqui, geram renda para o blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.