Resenha: Asas




Título: Asas
Autor(a): Jason Lethcoe
Editora: Farol Literário
ISBN: 9788562525445
Páginas: 168
Ano: 2011
Skoob | GoodReads
Compre: Buscapé
Quando a mãe de Edward morre, sua tia o envia para um sinistro colégio reformatório, chamado Fundição. Lá, Edward começa a sentir uma misteriosa e perturbadora coceira nas costas. Além disso, tem a impressão de que, quando se irrita, torna-se capaz de mover objetos com o poder da mente. Após uma briga na biblioteca com Grude, um dos maiores encrenqueiros do colégio, os dois acabam como prisioneiros de Chicotada Scruggs, uma perversa criatura que parece conhecer o destino de Edward. Edward é salvo pelo sr. Spines, estranho ser metade homem, metade porco-espinho. Spines revela a Edward que ele é um Guardião, responsável por conduzir e proteger as almas no Vinhedo, um mundo intermediário entre a vida e a morte. Assim, Edward descobre que tem uma missão: salvar sua mãe, prisioneira da maior força maligna do Vinhedo, o Chacal e seu exército de Guardiões decadentes, a quem irá combater com toda a sua energia.

E quando um livro que você pega despretensiosamente pra ler te surpreende? Como você faz pra lidar com a espera do próximo volume e as surpresas que sabe que ela vai te trazer? Foi com essas duas perguntas que terminei esse livro.

Edward Macleod tem 14 anos e é um adolescente alto, muito magro e desengonçado. Apesar de se sentir estranho comparado aos outros meninos,  tinha uma vida normal até que sua mãe morre e sua tia fica responsável por ele. Não bastando a perda, a tia o manda para um colégio interno terrível chamado de Fundição, onde aparentemente todos os seus professores o odeiam. Após se meter em mais uma briga com Grude - um valentão que não cansa de atormentá-lo -, eles tem que encarrar juntos um terrível castigo nas mãos de Chicotada Scruggs, um homem que assusta qualquer um só pela aparência assustadora e por todo o terror que carrega em suas as ameaças que deixam claro do que ele é capaz.
Agora que Edward e Grude experimentaram juntos as medidas disciplinares de Scruggs, firmaram uma espécie de trégua. Todas as suas discordâncias anteriores pareciam infimas se comparadas à situação em que estavam naquele momento.
Página 41

Mas como nem tudo está perdido, Edward acaba resgatado pelo misterioso sr. Spines, o que não o deixa menos assustado, fazem com que ele obviamente não confie de imediato nele e nos seus aprendizes Sariel e Artemis, que forma um trio de peculiares criaturas. Logo ele descobre que os três são guardiões, uma espécie de anjos que escolheram vir pra Terra e abandonar seu lar sagrado conhecido como Vinhedo. A maior duvida do garoto é quanto as intenções dos três, afinal como acreditar que os três não são anjos maus que servem o terrível Chacal? Durante a busca de suas respostas, o garoto percebe que tudo que ele sabia até hoje sobre ele e sua mãe pode ser questionável e que tem muito mais a descobrir do que imagina.

Eu realmente não esperava mais um romance mais do mesmo sobre anjos e felizmente fui presenteada com uma fantasia juvenil diferente, envolvente e encantadora. Mesmo com o tema envolvendo anjos caídos já ter sido incansavelmente explorado por diversos autores, consegui encontrar algo novo completamente mágico, encantador e inocente, já que o protagonista está se descobrindo como pessoa na adolescência e descobrindo sobre coisas que até então, ele não imaginava que existiam.

Edward é um menino totalmente sensível ao desconhecido que está aparentemente descobrindo agora, mas que sempre esteve dentro dele de alguma forma. Isso fica nítido pelo hábito dele de construir coisas com seu baralho para relaxar quando está muito nervoso e ansioso. Algo no mínimo curioso, mas que conforme a história vai se desenrolando faz todo sentido. Um personagem que se fala muito, mas descobrimos pouco é o sr. Spines, mas parece ser extremamente necessário para desvendar mais claramente a missão do garoto e ter um elo mais profundo com ele do que revelou até hoje aos seus aprendizes.

Com uma narrativa integralmente em terceira pessoa, o autor Jason Lethcoe nos faz mergulhar nesse universo de anjos e maldições totalmente diferente de tudo que estamos acostumados em uma história simples que envolverá, sem dúvida, adultos e crianças. Tive a impressão durante a leitura de ter alguém segurando o livro e lendo pra mim de tão gostosa que foi a narrativa.

O livro faz parte de uma trilogia e pelo que pesquisei, cada um traz uma breve história que se conecta a outra. A trilogia é intitulada de O Misterioso Sr. Spines, algo que não consegui entender muito bem já que o protagonista é o Edward e pouco é dito desse personagem nesse livro introdutório. De qualquer forma estou curiosa para saber mais sobre cada personagem e qual é seu papel na trama. Senti falta de um detalhamento maior de alguns mistérios contados, mas espero que no próximo volume venha algo para satisfazer a minha curiosidade sobre os propósitos de cada Guardião que escolheu vir pra Terra.

A diagramação é um ponto fraco, apesar da capa ser simples e transmitir muito da história e da forma como ela é narrada, a diagramação interna do texto não recebeu um cuidado no alinhamento do texto e inicialmente isso me incomodou bastante, ainda bem que não tira o brilho da história e pode ser corrigido em uma próxima edição. 

Em um livro curto que consequentemente é algo para ser lido em uma tarde de preguiça. Recomendo sem dúvida para quem busca um livro que traga apenas uma história fantástica sobre anjos sem a necessidade de romance com humanos, já que nada nesse aspecto acontece nesse primeiro livro da trilogia.

Esse livro foi cedido para resenha pela Editora Farol Literário.

Obs.: Esse post não é um publieditorial, mas compras efetuadas a partir de alguns dos links contidos aqui, geram renda para o blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.