Resenha: Adeus, por enquanto, de Laurie Frankel



Título: Adeus, por enquanto
Autor(a): Laurie Frankel
Subtítulo: E se o amor continuasse além da vida?
Editora: Paralela
Páginas: 320
Ano: 2013
Skoob | GoodReads
Compre: Buscapé | Submarino
A talentosa autora de Atlas do amor inova em seu segundo romance, no qual conta a história do jovem casal que estendeu seu amor para além dos limites da vida. Não é milagre e nem magia, é pura ciência da computação. Graças ao software que Sam Elling, um divertido programador do MIT, desenvolve, torna-se possível conversar com projeções perfeitas de pessoas queridas que morreram. Assim, ele ajuda sua namorada a superar a perda recente da avó, mas não esperava que um dia fosse precisar se tornar usuário de seu próprio programa...


A pergunta feita no subtítulo é perfeita para começar essa resenha, E se o amor continuasse além da vida?, e se você descobrisse uma forma de ter para sempre a pessoa amada? Tome por pessoa amada qualquer pessoa que você ame, vale pai, mãe, avó/avô, melhor amigo, qualquer pessoa. É alucinante a ideia não? E alucinar o leitor é o que Frankel faz.

Você acha que vai ter todo o tempo do mundo. Acha que sempre vai existir 'mais tarde'. Às vezes, de repente, horrivelmente, não há.
Página 229

Sam é um nerd da computação que trabalha para um site de encontros, mas ironicamente não consegue encontrar a parceira ideal. Determinado dia Jaime, seu chefe, diz que precisa que os nerds da computação encontrem uma forma de aperfeiçoar o site, inventem algo capaz de encontrar a alma gêmea do usuário, Sam caí de cabeça na ideia e desenvolve um algoritmo que, baseado nos dados online do usuário - posts em redes sociais, dados bancários, notícias visualizadas, posts curtidos, entre outros -, é capaz de encontrar a alma gêmea do usuário! A ideia é fantástica e Sam resolve testa-la nele mesmo, graças a isso conhece Meredith, publicitária que também trabalha para o site, a conexão deles é instantânea e prova que o algoritmo funciona de fato.

Depois de voltar da sua última viagem de negócios Sam descobre que a avó de Meredith, Livvie, morreu e ela se encontra desolada, ele faz o possível para ajuda-lá e vendo que as coisas não melhoram com o tempo e ele tem muita disponibilidade ele resolve aprimorar o seu algoritmo de tal forma que ele seja capaz de responder aos e-mails que Meredith enviar para Livvie como a Livvie responderia. No começo ela fica assustada, mas depois se apaixona pela ideia. Sam aperfeiçoa novamente o algoritmo e faz com que os usuários possam conversar por vídeo, trocar sms, tweets, além dos emails claro, com a ajuda de Dash, primo de Meredith, o que era pessoal se torna público através da RePose, que faz muito sucesso. Mas o que ninguém esperava é que fosse necessário usar novamente de forma pessoal o algoritmo, qual será a sensação de ser o usuário? Será que ver e conversar somente pelo computador será o suficiente para nutrir a falta da pessoa?

Eu adoraria repetir um milhão de vezes que esse livro é maravilhoso, mas creio que não seria adequado, já que só iria ser lido uma vez e depois passaria a ser lido a próxima palavra depois de maravilhoso, mas isso não torna o livro menos que maravilhoso. Amei profundamente a história, me apaixonei pelos personagens e por suas histórias e por muitos desejei que não os tivesse conhecido em meio a tanta dor.

Não tenho um termo melhor que viciante para descrever a forma de Lauren escrever, depois que você começa a leitura não quer parar e quando o final se aproxima o coração aperta por saber que está acabando. O livro é dividido em três partes intercaladas por capítulos que em sua maioria são pequenos e isso contribui para que o leitor queira ler mais e mais.

Já disse que achei o livro maravilhoso? Eu realmente amei muito o livro e recomendo para qualquer tipo de leitor. Adeus, por enquanto é o tipo de livro que te faz sentir todos os tipos de emoções e ao final você reflete sobre as relações que você mantém com as pessoas que ama. Leiam Adeus, por enquanto e se encantem como eu me encantei.

Alguém já leu ou pretende ler? Comentem..rsrs'.
Beijos e até breve o//

Esse livro foi cedido para resenha pela Editora Paralela.

Obs.: Esse post não é um publieditorial, mas compras efetuadas a partir de alguns dos links contidos aqui, geram renda para o blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.