Resenha: Quem poderia ser a uma hora dessas?, de Lemony Snicket (@editoraseguinte)




Título: Quem poderia ser a uma hora dessas?
Autor(a): Lemony Snicket ( pseudônimo de Daniel Handler)
Série: Só Perguntas Erradas - Livro I
Editora: Seguinte
Páginas: 240
Ano: 2012
Skoob | GoodReads
Compre: Buscapé | Submarino
Em uma cidade decadente, onde se criam polvos para a produção de tinta, onde há uma floresta de algas marinhas e onde um dia funcionou uma redação de jornal em um farol, um jovem Lemony Snicket começa o seu aprendizado em uma organização misteriosa. Ele vai atender seu primeiro cliente e tentar solucionar o seu primeiro crime, aos comandos de uma tutora que chama carro de “esportivo” e assina bilhetes secretos. Lá, ele vai cair na árvore errada, vai entrar no portão errado, destruir a biblioteca errada, e encontrar as respostas erradas para as perguntas erradas - que nunca deveriam ter passado pela cabeça dele. Ele escreveu um relato sobre tudo o que se passou, que não deveria ser publicado, em quatro volumes que não deveriam ser lidos. Este é o primeiro deles.

Nem sei dizer quanto tempo faz que quero ler algo do Lemony, mas sempre tive receio de não curtir. Quando me deparei com essa série tive a certeza de que seria agora ou nunca. A única parte triste é que a experiência não foi 100% boa, mas nada na vida é.


Em Quem poderia ser a uma hora dessas?, primeiro volume da série Só perguntas erradas, conhecemos Lemony, um garoto de 13 anos que é aprendiz de detetive que escolheu uma tutora um pouco atrapalhada S. Theodora Markson e parece sempre estar na frente dela. Isso poderia ser algo ruim, mas nos mostra o quanto nos subestimamos as crianças e os adolescentes mesmo que de forma inconsciente.

Não repita o que eu disse, Snicket. Você é um aprendiz, não um papagaio.
Página 32

Mesmo com uma narrativa leve e em primeira pessoa pelo ponto de vista do Lemony, senti a história um pouco parada em alguns momentos e por isso não posso dizer que meu primeiro contato com algo do autor não foi tão bom quanto eu imaginava, mas ainda assim me deixou com muita vontade de prosseguir com a série, mas só farei isso quando todos os livros já estiverem disponíveis. Atualmente, só temos disponíveis em português os dois primeiros, mas confio que a editora vão lançar os outros logo.

Lemony é um garoto muito esperto, portanto nada nessa história parece bobo mesmo que tudo seja totalmente fora de uma realidade possível como, por exemplo, crianças que dirigem um táxi ou que são totalmente independentes dos adultos. Todo tem um motivo de ser assim, por mais que não seja algo que fique claro imediatamente.

Sem dúvida o autor sabe criar muito bem todo o mistério que cerca o suposto roubo de um objeto que aparentemente nunca foi roubado e tudo que o cerca a misteriosa cidade a beira-mar, mas que agora não é mais a beira-mar (meio louco eu sei, mas é isso mesmo). Enfim, dizer assim pode parecer um tanto confuso, mas tudo tem o seu motivo que é muito bem explicado durante o desenrolar da história, mas as tirada inteligentes que cercam a narrativa que repleta de crianças infinitamente mais inteligentes que os adultos foi o que me conquistou mesmo.

Às vezes você tem tempo, dedicação e audácia para dar uma boa dura em alguém, mas não tem ninguém por perto que a mereça.
Página 155


Por fim, Quem poderia ser a uma hora dessas? é sim um bom livro não só para o público infantojuvenil, mas sim para todos aqueles que amam um bom livro feito para essa faixa etária por ser uma história simples o que me fez me sentir ainda mais arrependida de nunca ter lido nenhum livro de Desventuras em Série que, pelo que andei pesquisando, se passa depois de tudo que acontece nesse e Lemony é apenas o narrador. Claro que a série entrou para minha lista infinita de possíveis leituras também.

Esse livro foi cedido pela Editora Seguinte.

Obs.: Esse post não é um publieditorial, mas compras efetuadas a partir de alguns dos links contidos aqui, geram renda para o blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.