Especial: Bienal do Livro de SP 2014 (@bienaldolivrosp)


Enfim gente, estamos na semana da Bienal do Livro de São Paulo 2014. #TodosComemoram \o/

Animados? Eu estou extremamente animada e ansiosa para conferir boa parte da programação e reencontrar amigos queridos. Além disso, sem dúvida essa é a época de conhecer pessoas novas e fazer também novos amigos, já que alguns blogueiros viajam pra cá.

Bom, hoje não vim exatamente falar das minhas expectativas, mas sim falar um pouco sobre como vocês podem se preparar para o evento com dicas de onde buscar informações da programação para se organizarem. Sim, é preciso se organizar senão você certamente não vai conseguir fazer tudo que pretende aqui em São Paulo.

Obs.: Esse post está grande, mas saiba que pode valer a pena pra você ler até o final. 



Eu já citei em um post que fiz sobre quando participei do Panorama Cultural da Bienal em maio desse ano, que a maior novidade dessa Bienal sem dúvida é a participação do SESC SP na curadoria da Programação Cultural da Bienal. Isso gerou em mim uma expectativa enorme porque eu participo de eventos do SESC desde a minha infância e sei que eles sabem organizar grandes espetáculos por aqui. E uma das minhas maiores surpresas ao observar a programação foi ver que teremos shows, filmes e teatro durante esses 10 dias da feira, além de é claro livros.

Antes de qualquer coisa, preciso lembrar que é recomendado que os seus ingressos sejam comprados com antecedência no site Tickets For Fun, no Citibank Hall até dia 21/08 todos os dias das 12 às 20hs (Av das Nações Unidas, 17955) ou nas unidades do SESC SP (caso você more em SP e tenha a carteirinha na categoria de comerciário). Para conferir os valores dos ingressos, condições de meia-entrada e gratuidade, clique aqui.

Vale lembrar que participei de um podcast em que falamos de maneiras de sobreviver a Bienal e gravei um vídeo falando um pouco sobre isso também. Caso esse post não tenha o que você procura, lá provavelmente terá e você pode deixar sua dúvida nos comentários também.

Você vem para ver os autores?

Quem vem com a intenção de apenas ver os autores, eu recomendo que confira atentamente toda a programação da Arena Cultural para ficar por dentro dos encontros e palestras aqueles mais cobiçados e depois veja diretamente no site da editora responsável pela vinda deles como funcionará a distribuição de senhas para autógrafos. E que venha cedo, preparado para enfrentar filas (usando roupas confortáveis, trazendo comida e água, etc.) e com muita paciência.

Quem vem para ver autores nacionais, recomendo verificar nas redes sociais do seu autor favorito os dias e locais de autógrafos. Eles costumam ser mais acessíveis do que os internacionais, mas não significa que não terá senha e filas.

Você vem para comprar livros?

Particularmente, eu acredito que Bienal é muito mais que isso, mas não posso negar que tem promoções que enlouquecem a gente se não nos planejarmos para o que vamos encontrar. Por isso, se o seu objetivo maior é comprar, não esquece de fazer uma lista com os principais livros que deseja comprar com o preço que costuma encontrá-los para que possa priorizar eles e saber se vale a pena carregar peso pra casa ou deixar pra comprar na internet depois.

Além disso, não esqueça de marcar a localização dos estandes de todas as editoras que você pretende visitar e verificar a proximidade deles, assim você cria uma rota dos lugares para visitar. Você pode usar o planejador de visitas do site da Bienal criando um login e senha para favoritar os estandes e depois conferir tudo no aplicativo que está disponível para android e iOS.

E não esquece de providenciar uma mala de rodinhas, a mochila vai te ajudar só que a sua coluna não ficará feliz em carregar peso.

Você vem exclusivamente para encontrar amigos?

Pegue o número de telefone de TODOS os seus amigos, principalmente se você será o primeiro a chegar e pode verificar um melhor ponto de encontro para avisar a todos. Apesar do caos, sempre a gente encontra um canto bacana para conversar com o pessoal por alguns minutinhos. E se prepare para a possibilidade fica sem sinal de 3G ou Wi-Fi, você pode precisar do bom e velho SMS para se comunicar, então não o menospreze.

Além disso, acontecerão alguns encontros de blogueiros e vlogueiros, saiba em quais deles os seus amigos irão que isso também facilita de vocês se encontrarem caso se percam em algum momento.

Você pretende conhecer outros fãs das mesmas sagas ou autores que você?

Algumas editoras costumam promover encontros de fãs durante a Bienal, não deixe de conferir com a editora que publica seu autor/saga favoritos se ela vai promover algum encontro esse ano e quais serão as regras para participar do encontro (se haverá senhas, se será fora do estande da editora, etc.).

Você pretende apenas aproveitar a programação cultural do evento?

A Programação Cultural está cheia de workshops, palestras, shows, etc. O único "problema" é que boa parte deles terão um número restrito de pessoas nos locais. Por isso, é importante que além de você anotar os horários de acordo com a programação disponível no site, que você sempre passa perto do lugar de distribuição de senhas entre 20 e 30 minutos antes do início da entrega das senhas para verificar se já existem filas.

O evento conta com os seguintes espaços: Bibliosesc, Cozinhando com Palavras, Anfiteatro, Escola do Livro, Arena Cultural, Salão de Ideias, Espaço Imaginário (que conta com o Ateliê Aberto, Mirante, Floresta das Narrativas e Exposição) e Seminário de Bibliotecários.

Você vem trazer seus filhos, sobrinhos ou qualquer outra criança?

Opte por chegar cedo caso venha com crianças pois normalmente é mais tranquilo e eles conseguem aproveitar melhor o dia. Vários estandes terão contação de histórias além das oficiais organizadas pela própria Bienal no Espaço Imaginário e no Bibliosesc. Não esqueça de trazer as crianças com roupas confortáveis e se forem muito pequenas, traga alguém para te ajudar nos cuidados. Se possível, coloque uma etiqueta na roupa que identifique a criança com o telefone do responsável para o caso dela se perder.

Além de tudo isso, procure lugares calmos e que tenham outras crianças da mesma idade que a criança que você está acompanhando. Isso evita que elas se estressem logo e torna o passeio mais agradável. Se possível, venha um dia exclusivamente para a criança aproveitar e reserve outro para você aproveitar.

Basicamente é isso que tenho para falar pra vocês hoje, estarei pelo evento nos dias 22, 23, 24, 29, 30 e 31. Espero encontrar todos vocês lá e que todos se divirtam com o mínimo estresse possível. Caso precisem de mais alguma dica, é só perguntar nos comentários ou me procurar nas redes sociais.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.