Resenha: Picta Mundi, de Gleice Couto (@MPessoais)




Título: Picta Mundi
Autor(a): Gleice Couto
Páginas: 284
Ano: 2014
Skoob
Compre
"Já pensou se existisse um universo paralelo dentro de quadros, repleto de segredos, perigos e aventuras? Você o enfrentaria por quem ama? Letícia, sim." 
A vida da jovem Letícia virou de cabeça pra baixo após a morte de Raul, seu pai. Até mesmo o colégio onde estuda, o renomado Dippel – um reduto de jovens prodígios, perdeu a pouca graça que tinha. Mas as coisas começam a mudar quando descobre que o desaparecimento de Felipe, o aluno mais promissor do colégio, e a morte de Raul poderiam estar interligados. Daniel, irmão de Felipe, afirma que Raul pode estar vivo, mas, assim como seu irmão, preso em um mundo paralelo dentro de quadros, Picta Mundi. Ao que tudo indica, porém, Raul desaparecera ao procurar os objetos mágicos que os libertariam daquele universo. Agora, somente Letícia pode ajudá-los. Para isso, terá que entrar em Picta Mundi e, junto com Felipe, procurar por seu pai e reunir os itens mágicos. A tarefa não será nada fácil. Em meio a várias aventuras em quadros que retratam momentos da história do Brasil, como os bailes de máscara do início do século XX ou uma aldeia de índios tupinambás no século XVI, eles terão seus conhecimentos e coragem testados em enigmas, passagens secretas, e confrontos com seres perigosos, liderados pelo maligno Donato, que também está atrás dos itens mágicos, mas com o objetivo de usá-los para o mal: dominar Picta Mundi.

Posso dizer sem medo que Picta Mundi é um livro que sempre acreditei no potencial, não só por ser fruto do trabalho de uma pessoa tão querida, mas também por toda a dedicação que sei que ela teve (e ainda tem) com esse projeto. Lembro que depois de muito insistir, Gleice me liberou os primeiros capítulos apenas para me deixar curiosa e devorei em pouco mais de uma hora para depois implorar pelo restante até que ela liberasse pra mim em dezembro de 2013, mas não sem antes jurar que não vazaria nada sobre a história. E desde então venho guardando esses sentimentos só pra mim e vocês nem imaginam o quão libertador é poder enfim falar sobre isso
Eu conheço seu mais profundo desejo. E a boa notícia é que posso torná-lo real. O que acha disso?

Em Picta Mundi somos apresentados a Letícia, uma jovem extremamente inteligente, mas que não vê mais sentido na vida desde que seu pai, Raul, desapareceu misteriosamente. Nem o fato de estudar em um renomado colégio para jovens prodígios, é capaz de fazer com que ela saia desse abismo sentimental. Por conta disso, ela vive em uma fase que usa de atos de rebeldia para se expressar.

Depois de mais um dia cheio na escola, Letícia recebe de Daniel uma notícia que pode mudar totalmente o rumo de sua vida: seu pai pode estar vivo e junto com o irmão dele desaparecido Felipe. Mas por quê ela acreditaria nisso? Afinal, ele pode muito bem querer pregar uma peça nela para se vingar de algo que ela tenha feito para ele. No meio de tantas incertezas, Letícia percebe que não tem nada a perder e que ganharia muito se tudo isso fosse verdade e decide embarcar em uma grande aventura para tentar salvar seu pai em um mundo paralelo que existe dentro de quadros, só que os perigos dessa jornada podem ser bem maiores do que ela espera. 

Tudo sempre fora tão lógico em sua vida, sempre racional. E aí, apareceu Felipe e Picta Mundi, deixando suas convicções de cabeça para baixo.

Letícia conseguiu me cativar mesmo com seu jeito de rebelde que é algo que costuma me irritar em livros juvenis por ficar claro que por baixo dessa personalidade, existe uma menina que está apenas querendo expressar sua revolta diante da aparente indiferença da mãe ao desaparecimento do pai. Mas só quando Daniel e Felipe conseguem fazer com que ela perceba que talvez tudo isso não seja exatamente como ela imagina e fazem com que ela fique determinada a descobrir toda a verdade que ela realmente me ganhou.

Letícia e Felipe para mim foram personagens nostálgicos pelo simples fato de fazerem o leitor pensar um pouco sobre a gente nem sempre ser aquilo que tenta transparecer, principalmente quando somos adolescentes e mesmo quando estamos cheios de dúvidas sobre como nos sentimos, não queremos adultos dando palpites já que estamos em uma fase que achamos que sabemos tudo, que o mundo é aquilo e pronto não tem meio termo. Conforme eles vão amadurecendo durante as dificuldades, percebendo o quanto se importam com as aparências e o quão irrelevante isso é, a gente vai torcendo cada vez mais por eles.

Além de tudo isso, contamos com mundo novo surpreendente em que podemos reviver (ou até mesmo aprender sobre) fatos da nossa história sem que tenha aquele ar didático que alguns livros costumam trazer quando usam esse recurso em suas narrativas e a autora consegue intercalar esses fatos nos vários cenários de maneira convincente e interagindo com as aventuras dos protagonistas sem deixar nenhuma ponta solta. Enfim, é um livro em que tudo que acontece é muito bem desenvolvido.

Com uma narrativa envolvente em terceira pessoa pelo ponto de vista de Letícia e Donato (um vilão de arrepiar), Gleice consegue fisgar o leitor logo nas primeiras páginas. O fato de alternar entre personagens tão distintos, faz com que o leitor participe de tudo que acontece e não deixa que a história perca o ritmo alucinante em nenhum momento. O romance também aparece e acontece de forma tão natural que é impossível não torcer por um final feliz. Outro ponto alto é a inteligência dos personagens, acho muito bacana quando alguém não subestima a inteligência juvenil e a Gleice valoriza a inteligencia dos protagonista a todo momento.

Acho que se as pessoas soubessem fazer algo de útil em suas vidas no mundo real, não precisariam de um mundo paralelo. A vida comum pode ser extraordinária.

Sem dúvida eu recomendo o livro e garanto que você vai terminar com vontade de ler outras histórias da Gleice, eu inclusive espero que esse seja o primeiro de muitos que vem por aí. Picta Mundi tem tudo para conquistar jovens e adultos por ser uma história original e muito inteligente.

Confira o teaser do livro:



0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.