Resenha: Água para elefantes


Capa inspirada no filme
Capa Original



















Título Original: Water for Elephants
Traduzido por: Anna Olga de Barros Barreto
Editora: Sextante
Autora: Sara Gruen
ISBN: 9788599296158
Ano: 2007 (primeira capa) e 2011 (segunda capa)
Número de páginas: 272


Sinopse:
Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo."Água para Elefantes" é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.

Minha opinião:

Ao contrário de muitas pessoas, não li o livro por causa do filme, esse livro foi recomendado pra mim uns 2 anos atrás por uma amiga que o leu e se apaixonou. Não li de imediato, mas comprei logo naquela época. É um livro que te envolve desde a capa que achei muito bem escolhida e melhor do que a que é inspirada no filme. O foco principal do livro é mesmo a história da vida de Jacob e sua relação com os animais assim que se junta ao circo, principalmente com a elefanta Rose, a história de amor dele com Marlena pra mim, foi só um complemento de toda essa situação.
Logo no início da história, Jacob Jankowski já está idoso. Ele é encantador e ranzinza na mesma proporção, e devo confessar que me emocionei muito com a sua história de vida. O livro é narrado por ele mesmo na velhice em forma de flashbacks que ele tem de tudo que ele viveu até chegar ali.
A história 'começa' de verdade, na lembrança de quando Jacob recebe uma notícia que provoca uma reviravolta em sua vida nos dias que antecedem seus exames finais na faculdade de veterinária. A notícia o abala de tal forma, que ele acaba largando tudo meio que involuntáriamente e se juntando ao circo, onde acaba conhecendo o valor de amizades verdadeiras em meio ao caos do lugar e à pouca solidariedade que as pessoas tem entre si. É no circo também, após muito se questionar, ele entende que realmente ama os animais e que a veterinária é a profissão de sua vida, quando se encontra com a elefanta Rose.
Rose é o personagem mais fantástico dessa história, tanto no livro quanto no filme (que por sinal eu achei muito fraco, mas isso acho que será matéria para outro post), por sua inteligência e graciosidade.
Quando ele e Marlena percebem o quanto se amam, tem que enfrentar a fúria de August, o marido dela, que é um homem sobrio e perverso.
Demorei pra me prender de verdade na história, acho que isso só aconteceu mesmo lá pelo 6º capítulo e eu já estava ficando frustrada com isso depois de ter lido tanta coisa favorável a respeito do livro, mas não é razão para dizer que o livro não é bom. Ás vezes, criar grandes espectativas sobre um livro, me atrapalha durante a leitura. Pra quem gosta de histórias de época é uma boa pedida.
Gostaria de ler mais coisas da autora, pois sua escrita é simples e envolvente, se alguém souber de algum outro livro dela lançado em português, favor me avisar nos comentários.
Beijos e até a próxima



6 comentários:

  1. nossa, eu me prendi ao livro justo nas primeiras páginas...rs
    confesso que eu não curto circo, e ficava difícil me imaginar gostando de um livro sobre circo, mas o Jacob idoso me fisgou...rs
    eu amei o livro, e o filme é lindo,bem fiel ao filme, mas não me fez chorar como chorei lendo.
    Bjos

    Jack
    www.mybooklit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu prefiro a capa anterior do que a do filme e pra falar a verdade, não me empolguei com o livro, por já ter visto o filme.
    Vamos ver se mais pra frente vou ler ele, rs.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo carinho Fernanda!

    Sou louco para ler este livro... não sei porque, mas desde quando vi o primeiro anúncio dele o titulo do livro me deixo muito, mais muito louco para ler.

    Abraços!
    Matheus Gaudard, Autor do Livro Matriz - Contos, Poesias e Cia
    http://www.matheusgaudard.com.br/p/loja-literaria.html

    ResponderExcluir
  4. Sou simplesmente APAIXONADA por este livro. Primeiro pelo fato de uma romance acontecer num lugar completamente diferente: um circo. Segundo porque mostra um pouquinho da realidade das pessoas de idade, acho que em parte, a intenção da autora foi um pouco isso. O Jacob é um senhor encantador!

    Adorei o blog e quero saber todas as novidades! Já estou seguindo. Espero que curta o meu!
    http://www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  5. É um livro muito bom, não vão se arrepender de ler.
    É uma das minhas histórias favoritas com certeza.

    ;D

    ResponderExcluir
  6. Tá ai um livro que não me desceu... O filme sim, o livro não... Curioso né??? Não sei, acho que esperava mais deste livro!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.