Resenha: O diário de Suzana para Nicholas



Título: O diário de Suzana Para Nicholas
Autor: James Patterson
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580410273
Ano: 2011
Número de páginas: 222
Skoob | Onde Comprar 
Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida. O diário de Suzana para Nicolas é uma história de amor que se constrói ao virar de cada página. Cada revelação é mais uma nuance sobre seus personagens. Cada descoberta é um fio a mais a ligar vidas que o destino entrelaçou.
Minha opinião:
Como começar essa resenha? Essa foi uma pergunta que me fiz durante um longo tempo. Tenho certeza que nada que eu escrever aqui, vai expressar com exatidão o que eu senti, mas, farei o possível.
Confesso que depois de ler tantas resenhas dizendo que o livro era emocionante, me frustei quando cheguei na página 120 sem derramar uma lágrima, cheguei até a achar que eu estava ficando insensível. Que engano.
O livro é emocionante, sincero e cheio de sentimentos do início ao fim.
É impossível tanto para nós como para a protagonista Katie, não gostar de Suzana, afinal ela nos ensina sobre o amor a cada página do seu diário, nos levando a uma reflexão profunda sobre os valores que carregamos diariamente em nossas vidas.
Katie por outro lado, está despedaçada com esse rompimento repentino, se sentindo derrotada e enganada. Quem não estaria após ver que seu amor que era perfeito até ontem acabou? Sim, eles não brigavam, se completavam. Fiquei tão chocada quanto ela lendo o relato sobre a vida deles. Pensando: Como ele a abandonou? Porque ele fez isso?
Após achar o diário de Suzana na porta de sua casa, Kate passa a aprender muito com Suzana durante a leitura dele, passa a gostar de demais da Suzana e da forma como ela enxerga a vida, a se sentir até amiga dela, se identificar com algumas coisas que ela viveu com seu amado em comum: Matt.
Falar algo sobre o livro sem contar spoiler é praticamente impossível, só posso adiantar que Matt foi perfeito para Suzana e Katie, amou as duas com todo o seu coração e foi um homem que poucos são hoje em dia, por isso não há como alguém terminar esse livro sem amar os 3 protagonistas.
Suzana me encantou demais também quando descrevia seu amor por Nicholas, só quem já é mãe/pai conseguirá entender plenamente essas partes sobre esse amor indescritível que a gente sente pelos nossos pequenos.
É o primeiro livro que leio do James Patterson e tenho a certeza de que quero ler mais, o autor é fantástico na sua narrativa tocante e envolvente, tanto nas partes do diário que são em primeira pessoa, quanto nas partes em terceira pessoa que são os momentos de Katie.
O livro é leve, de leitura rápida, se você conseguir controlar suas emoções lê de uma só vez. Os capítulos são curtos e carregados de emoções. Uma leitura que vale muito a pena, agora vou atrás do filme desesperadamente.
Enfim, é uma lição de amor, da forma mais pura e simples que esse sentimento deve ser.
Se você já leu, deixe nos comentários o que você achou.
Até a próxima leitores.

Quotes
Ele fazia com que ela se sentisse em paz consigo mesma, ele a completava, fazia alguma coisa que era boa e certa. Ninguém a fizera se sentir daquele jeito antes. Inteira e abençoadamente em paz.(...)
Ela queria ficar com ele o tempo todo, era piégas, mas era verdade. (Página 11)
"Quando a dança é bem feita, uma música sempre leva a outra", disse ele. (Página 79)
Nós é muito melhor do que eu.
Se você precisar de provas, basta olhar para nós. (Página 86)
O amor entre duas pessoas pode durar muito tempo quando elas amam a si mesmas e estão prontas para dar amor a outra pessoa. (Página 118)
Essa resenha faz parte do desafio Livro do Mês 2012. O livro substituiu A maldição do Tigre da autora Collen Houck, que seria o livro de fevereiro e não consegui comprar e nem pegar emprestado.

As resenhas dos outros blogs para o mês de fevereiro, são:
Helana, In The Sky
Glimmerglass, Jenna Black
Radiante, Alyson Noël 
Marina, Carlos Ruiz Zafón

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.