Resenha: Um olhar fora da curva





Título: Um olhar fora da curva
Autor(a): L.A. Santos
Editora: Porto de Ideias
ISBN: 9788580610086
Número de páginas: 114
Ano: 2011
Skoob | Comprar | Twiter do autor
Luís Antônio dos Santos é engenheiro agrimensor, sertanista por acaso e contador de histórias. A obra, Um olhar fora da Curva, reflete a experiência do autor em aventuras geográficas pelo interior do país e nos convida, de forma poética, a perceber os sinais, a criar a boa sorte e desejar a luz do Criador.
Minha opinião
Esse livro foi cedido pelo autor, antes daquele período de pausa do blog e devido a isso tanto a leitura como a resenha atrasaram, mas segui aqui o meu pedido de desculpas e a minha opinião.
Eu sempre gostei de crônicas sobre o cotidiano, sobre algo do ponto de vista simples e cru de alguém, então posso dizer que gostei da leitura do inicio ao fim pois o autor retrata de forma leve, simples e em alguns momentos até divertida situações que viveu pelo país a fora e seu modo de enxergar a vida.

Caminho Alto - Página 15
Se você cair não esquente muito a cabeça,
Mas se você subir logo, não se esqueça
Que entusiasmo de mais também leva à frustração.
É o caminho alto da depressão.
Com um livro curto e uma narrativa totalmente em primeira pessoa, o autor nos leva a caminhar por diversas nuances da sociedade através de seu olhar, como a postura que temos na vida diante de tragédias, fofoca, fofoca, maternidade/paternidade, etc.
Sobre as pequenas coisas - Página 21
(...)Hoje é outro dia, mas não fique sóbrio a vida inteira. Tenha momentos de loucura, viva o ócio criativo, desperte da hipnose coletiva. E quando por todos os meios ainda se encontrar perdido, não se esqueça que o mestre nunca atrasa.(...)
Apesar de a sinopse falar em olhar poético, a linguagem usada nas crônicas não chega a ser poética mas sim coloquial pois retrata situações corriqueiras como em Um caso ocorrido em Urupá em que o autor conta como um comentário que alguém faz sobre a possibilidade de alguém estar com uma doença grave pode levar várias pessoas a uma alienação total por conta do medo de se contagiar também.
Uma ótima dica de leitura para refletir sobre a postura dos indivíduos em uma sociedade em que se preocupa muito nos fins e não com os meios, mas não de forma rígida e imparcial com a imposição do seu ponto de vista e sim a exposição deles.
Um pouco de bom/mau humor - Página 28
(...) Lógica: nascer, sofrer na adolescência, sofrer na fase adulta, sofrer na velhice, mas olhar pra trás e acreditar que fez alguma coisa de útil, ou ao menos deixar um filho para repetir o padrão e se sair umm pouco melhor, e finalmente morrer.... De rir de si mesmo por acreditar que tudo era possível. (...)
Enfim, o autor consegue emocionar, encantar e divertir o leitor afim de levá-lo a divagar sobre as suas reflexões de diversos temas abordados como a espera para ser feliz, o desperdício de tempo com coisas desnecessárias e a importância que damos ao que não vale a pena.
Recomendadíssimo.
Obs.: A Editora Porto de Ideias que também é parceira do blog tem vários livros nacionais desconhecidos com conteúdo muito bom, vale a pena passear pelo catálogo deles no site

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.