Resenha: Meu Hamster é um gênio



Título: Meu Hamster é um gênio
Série: Cheiroso & Ben Travesso
Autor(a): Dave Lowe
Editora: Valentina
ISBN: 9788565859004
Número de páginas: 108
Ano: 2012
Comprar: Saraiva - Fnac
Skoob
Benjamin Travesso é um garoto de nove anos, muito esperto, mas que... odeia matemática. Cheiroso é um hamster falante que detesta sementes e, acredite se quiser, É UM GÊNIO! Juntos são de arrasar! Daqui para frente, Ben e seu novo animal de estimação irão viver aventuras, desafios e perigos inacreditáveis. Mas será que conseguirão ganhar a aposta que o terrível professor de matemática do Ben, o Barba-Negra McCreedy, acabou de fazer? Cheiroso terá de ajudar Ben com os deveres de casa. Ben precisará vencer a desconfiança de todos. E juntos aprenderão uma grande e valiosa lição.
Minha opinião
Esse livro eu ganhei em um sorteio no blog Eletric Beans.
Bom, pra quem acompanha o blog não é novidade o meu fascínio por esses livros infantis, meu pequeno príncipe também não acha ruim ter um monte deles aqui pra lermos na hora de dormir e a diversão é sempre garantida.
Em Meu Hamster é um gênio conhecemos o pequeno Ben Travesso - nome no mínimo sugestivo para tudo que vem pela frente nessa série - um menino que não gosta de estudar, algo típico para seus 8 anos e nada inovador pois a maioria dos livros do gênero falam disso. Mas as coincidências acabam quando  após aprontar com sua irmã, sua mãe confisca seus itens preciosos e decide que ele precisa de um bichinho para  cuidar. E aí que Cheiroso, um hamster extremamente inteligente, entra na sua vida.


Cheiroso era pra ser uma responsabilidade para Ben, para ajudá-lo a valorizar as coisas e ser mais responsável, mas não é exatamente isso que acontece quando ele descobre que seu hamster além de falar, é muito inteligente. Ben tenta se aproveitar da inteligência de Cheiroso para estudar menos e se dar bem na escola, mas é claro que seu professor começa a desconfiar e propõe um desafio nada agradável para que ele prove que está fazendo seu dever de casa, sem ajuda de ninguém e é aí que começa a confusão pois seu pai se sente ofendido pelo professor na rua e acaba fazendo uma aposta um tanto inusitada.


Confesso que o livro, inicialmente, não surpreende pois trata de uma temática um tanto comum para gênero, creio que todo protagonista desses livros odeiam a escola, estudar, etc. Se não forem todos, a grande maioria com certeza. Porém, a forma que o autor conduz a estória é contagiante, viciante e muito divertida, o que faz a leitura fluir rapidamente, te permitindo absorver o conteúdo.
A diagramação é extremamente agradável, com ilustrações lindas e a capa mordida que dá um charme todo especial pro livro (no dia que sai com ele, três pessoas me pararam pra perguntar o nome), tornando ele bem mais chamativo. As letras também são bem grandes, algo habitual nesses livros infantis. A narrativa é em primeira pessoa, pela visão do Ben o que facilita que as crianças se identifiquem e se aproximem mais do personagem.
Recomendadíssimo para crianças de qualquer idade, mas a leitura pode ser melhor aproveitada por crianças entre 7 e 9 anos.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.