Resenha: Starters




Título: Starters
Autor(a): Lissa Price
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630144
Número de páginas: 368
Ano: 2012
Skoob | Mais Informações

Seu mundo mudou para sempre. Callie perdeu os pais quando as guerras de Esporos varreu todas as pessoas entre 20 e 60 anos. Ela e seu irmão mais novo, Tyler, estão se virando, vivendo como desabrigados com seu amigo Michael e lutando contra rebeldes que os matariam por uma bolacha. A única esperança de Callie é Prime Destinations, um lugar perturbado em Berverly Hills que abriga uma misteriosa figura conhecida como o Old Man. Ele aluga adolescentes para alugar seus corpos aos Enders — idosos que desejam ser jovens novamente. Callie, desesperada pelo dinheiro que os ajudará a sobreviver concorda em ser uma doadora. Mas o neurochip que colocam em Callie está com defeito e ela acorda na vida de sua locadora, morando em uma mansão, dirigindo seus carros e saindo com o neto de um senador. Parece quase um conto de fadas, até Callie descobrir que sua locatária pretende fazer mais do que se divertir — e que os planos de Prime Destinations são tão diabólicos que Callie nunca podia ter imaginado...
Minha opinião
Esse livro foi cedido para resenha pela Editora Novo Conceito.
Confesso que eu demorei a me render as distopias, mas o motivo é estritamente pessoal: não gosto muito de coisas que estão na moda. Sei lá, me dá a aparência de que tudo é bom de mais pra ser verdade, de que a decepção é certa, enfim, sou muito desconfiada quando todo mundo morre de amores. Graças as minhas poucas - nenhuma - expectativas com Startes, tive uma leitura extremamente prazerosa.
Eu me apaixonei pela Callie, senti uma empatia por ela como não sentia a muito tempo por um personagem. Ela consegue ser doce, corajosa e madura em proporções equivalentes, isso eu admiro muito em pessoas na vida real, óbvio que me apaixonei na vida literária também. Por ser orfã, ela tem que assumir a responsabilidade cuidar do irmão, mas felizmente não está totalmente sozinha, tem a ajuda de Michael, um amigo que mora com eles. Michael é inteligente, companheiro e atencioso, claro que pinta um climão entre eles, mas como o livro já começa em ritmo frenético, esse romance não se desenvolve como gostaríamos.
Tyler, o irmão de Callie, é um personagem muito difícil de ser descrito. Normalmente, um menino de 7 anos que perdeu os pais em meio a uma guerra, não consegue se manter puro, mas ele surpreende. Talvez se manteve assim, pela fragilidade que a doença respiratória que ele tem lhe impõe, realmente não sei. 
Quando a saúde de Tyller piora e Callie decide recorrer a Prime Destinations, é perturbador porque a gente começa a imaginar como será tudo aquilo, como ela vai reagir aos procedimentos e se vai conseguir alcançar o seu objetivo que é o dinheiro para poder voltar a ter uma casa. Como tudo é feito de forma ilegal, eu ficava com medo que tudo desse errado e ela não conseguisse o dinheiro depois de se submeter a tudo isso. E assim, a estória engata e convence o leitor que ele não pode largar o livro.
Blake e Helena, são os personagens que cruzam a trajetória de Callie após firmar o acordo para a "doação" do seu corpo e algo sai de forma inesperada. Blake acaba sendo um consolo pela falta que ela sente de Michael e Tyler, já Helena se transforma em uma grande amiga, garantindo um bom futuro para ela e seu irmão, revelando tudo que sabe sobre os planos da Prime Destinations e ajudando Callie a se safar até onde pode dos planos dessa organização.
A leitura pra mim foi frenética. Fiquei completamente embriagada pela estória e não conseguia largar o livro por muito tempo pois estava viciada na escrita de Lissa. Ela consegue ligar todos os fatos de forma rápida e deixar a gente louco com as reviravoltas que a estória dá, como quando somos apresentados a novos personagens e ficamos com vontade de conhecê-los melhor. A comparação feita com Jogos Vorazes é totalmente sem nexo pois as estórias em nada se assemelham a não ser o ambiente pós fim do mundo, pois as tramas são completamente diferentes.
Com uma diagramação normal, páginas amarelas, fonte razoável e capítulos longos, mas divididos em cenas, a leitura fica ágil, mesmo que vocês não se envolva a ponto de ler em um dia como eu, rs. Não consegui separar quotes sem spoilers - pra mim cada uma das citações que me marcaram durante a leitura, trazem alguma identificação da estória em si e preferir não colocar aqui. O final é devastador, fiquei inconformada por acabar daquele jeito, eu queria a continuação naquele minuto. Recomendado, sem dúvida.

Para quem quer sentir um pouco da escrita de Lissa, antes de ler o livro, recomendo a leitura do conto Retrato de uma Starter, que é uma introdução a estória e foi disponibilizado no formato digital gratuitamente pela Editora Novo Conceito. Confira:




Título: Retrato de uma Starter
Autor(a): Lissa Price
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 27
Ano: 2012


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.