Resenha: Extraordinário





Título: Extraordinário
Autor(a): R.J. Palacio
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788580573015
Páginas: 320
Ano: 2013
Skoob | Comprar
August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.

Extraordinário, nos traz a comovente história de Auggie, um garoto que nasceu com uma síndrome genética rara que deixou uma sequela - uma má formação facial - que tornou não só a sua vida diferente, mas a vida de toda a sua família e com certeza passa a modificar a das pessoas que vai encontrar durante a sua vida.
Sei que não sou um garoto de dez anos comum. Quer dizer, é claro que faço coisas comuns. Tomo sorvete. Ando de bicicleta. Jogo bola. Tenho um Xbox. Essas coisas me fazem ser comum. Por dentro. Mas sei que as crianças comuns não fazem outras crianças comuns saírem correndo e gritando do parquinho. Sei que outros não ficam encarando crianças comuns aonde quer que elas vão.

A história dele começa a ser narrada por ele mesmo quando a mãe decide que é hora de colocá-lo em uma escola regular, pela primeira vez, no quinto ano com a intenção de que ele tenha uma formação escolar adequada que ela não poderá lidar em casa e amadurecer para a vida, mesmo temendo como será a aceitação dos outros alunos por acharem que ele precisa dessa experiência, afinal ele é uma criança e precisa viver como uma até porque um dia precisará enfrentar o mundo.


Como eu costumo dizer nas redes sociais, eu sempre sou do contra e com esse livro, não foi diferente. Enquanto muitas pessoas choraram, eu não consegui derramar uma lágrima mesmo tendo gostado bastante da forma que toda a questão do bullying que ele sofre na escola foi abordada e por ser atípico por mostrar a visão de outros personagens além do protagonista sobre a sua condição na sociedade. É fácil você se compadecer pelo August, mas pra mim foi muito melhor poder me envolver um pouco com as pessoas que faziam parte do dia a dia dele porque sempre que eu vejo uma mãe, um pai ou qualquer outra pessoa acompanhando um adulto ou criança com qualquer tipo de deficiência ou condição especial, fico pensando em como aquela pessoa é forte (ou não) e tentando pensar tudo que ela já passou por aquilo.
A narrativa é toda em primeira pessoa, mas do ponto de vista de 4 ou 5 personagens diferentes, incluindo o protagonista August o que não permite um ritmo padrão e enriqueceu muito a história no meu ponto de vista. Também tem algumas questões paralelas que são abordadas de forma mais discreta, mas que estão ali transmitindo mensagens paralelas que eu curti muito.

fonte
Um típico livro pra comover e envolver o leitor, foi essa a sensação que tive ao terminar de ler Extraordinário, mas não foi algo por acaso pois a autora realmente teve a intenção de passar essa mensagem de que não devemos julgar as pessoas pela aparência e fez isso de uma forma muito bacana.
Não posso falar sobre a diagramação do livro impresso porque eu li em e-book, pelo tablet por que ainda não tinha o Kobo, mas o conteúdo é muito bem revisado. Como não vi ninguém reclamar a esse respeito, deve ser igual na versão impressa.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.