Reflexões Incomuns #8: Quantidade de livros lidos importa?


Esses dias eu me peguei pensando no título do post após ler mais um texto (infelizmente eu não me recordo onde foi pra citar, tô ficando idosa sabe as coisas me fogem se eu não anoto, rs) falando sobre pessoas que leem muitos livros no ano - acima de 100 ou algo próximo a isso - e parei pra refletir até onde isso é importante ou quanto melhor/pior é esse leitor. Falo isso porque sinto que quem lê menos, se sente meio que ameaçado ou inferioriza a pessoa achando que por ela ler mais, não absorve o que lê. Também acontece o contrário, pessoas que leem muitos livros, acham que quem lê pouco não pode se considerar um apaixonado pelos livros. Eu particularmente, não concordo com nada disso.

Em um país como o nosso que a média de leitura é baixa, acho que se alguém lê um livro por mês, já pode se considerar um apaixonado pelos livros. Eu leio em torno de 50 livros por ano, a minha meta é de 1 por semana, mas nos últimos meses eu acelerei um pouco isso e tenho lido mais e acho que esse ano, se eu continuar nesse ritmo (o que é pouco provável), eu consiga ler em torno de 80 livros. Eu acho uma média ótima pra mim, mas eu confesso que gostaria de ter tempo disponível para ler mais.

Fonte
Lembro que na adolescência eu lia três livros por semana, que era o máximo que eu podia pegar na biblioteca. E nas férias reduzia pra um por semana porque a farra era demais e a leitura ficava um pouco de lado, mas eu acho que com a condição e o acesso que eu tenho aos livros hoje e o tempo livre que eu tinha 10/12 anos atrás, não seria difícil ler um por dia. Se eu acho que eu conseguiria absorver todas essas histórias? Sim. Até porque o cérebro humano é uma caixinha de surpresas e não somos todos iguais.

Fonte
E quem lê menos? Ótimo, cada um tem um ritmo de leitura e ele deve ser respeitado, não tornando alguém melhor pois o importante é ler. Sei que alguns leitores ficam meio abismados vendo blogueiros que tem um ritmo de leitura alto, mas isso não é um padrão, nem determina que a pessoa faz isso apenas pra ter/manter parcerias, ela pode amar isso acima de tudo - o que eu sei que não acontece em todos, mas ao menos na maioria dos casos sim, a pessoa lê porque ela gosta e pode.

A minha meta no skoob mesmo é um enfeite, rs. Coloco o que pretendo ler no ano, mas sei que pra mim é quase impossível cumprir tudo o que coloco lá porque se surgem alguns imprevistos na vida pessoal, a meta fica obviamente colocada de lado e eu simplesmente não cumpro, no ano passado mesmo eu tive uns problemas pessoais que me fizeram atrasar as leituras e abandonar o blog por um tempo. Foi frustrante, mas eu sobrevivi e o blog também. Sei que algumas pessoas acham que blogueiro pode e deve ler mais, mas antes de ter o blog, eu tenho outras coisas pra fazer e esse espaço é hobby e não posso deixar que ele me obrigue a ser o que não sou. Por isso não vejo a obrigação de ler todos os livros do momento e nem de ter lido todas as séries amadas mesmo que eu tenha exagerado um tanto nas compras do último ano, rs. Mas confesso, eu acho o máximo quem consegue ter um ritmo de leitura melhor que o meu e acompanhar tudo.

Arthur e Ben 10 curtindo o momento...
Enfim, pra mim o que importa é você ler porque gosta, sentir prazer enquanto viaja em uma história ou em várias dela e não a quantidade que você lê. As metas eu acho muito válidas quando podem ser cumpridas ou porque a pessoa quer se desafiar, testar seus limites, afinal em outras áreas da vida isso também acontece. E você, costuma se impor metas de leituras?? Quantos livros lê por ano? O que acha de todas as abobrinhas que eu disse aqui? rs. Deixe a sua opinião, quero saber realmente o que vocês acham sobre isso.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.