Resenha: Apenas respire




Título: Apenas respire
Série: Um conto quase de fadas
Autor(a): Bárbara Herdy
Páginas: 802
Ano: 2013
Skoob | Amazon | Site
Ao embarcar para um cruzeiro de sete dias com os amigos - uma forma de comemorar o fim do ensino médio e o início de uma nova etapa de suas vidas - Kate, uma jovem simples que sonha conhecer Londres, ser jornalista e ter seu primeiro livro publicado, vê-se em meio a pessoas influentes e festas luxuosas. Durante a viagem, ela conhece um rapaz misterioso, Peter Hartley, envolvendo-se em um romance capaz de fazê-la misturar fantasia e realidade. A cada dia mais apaixonada, ela não percebe que a vida misteriosa de Peter, repleta de intrigas familiares e segredos, pode trazer uma grande tormenta para sua vida e para seu coração. O jovem sedutor tem dois grandes segredos: o primeiro pode ser revelado, embora isso traga enormes conseqüências; o segundo não pode nem mesmo ser dito em voz alta. Kate, então, precisa escolher entre dois caminhos: seguir em frente e esquecer os maravilhosos dias ao lado de Peter ou... atirar-se em um caminho tomado pelo desconhecido e o incerto, de mãos dadas com aquele que faz seu coração bater de forma irresistível, e apenas respirar...

Por convite da Helana do blog In the sky, peguei o e-book pra ler em fevereiro, mas devido alguns contratempos, acabei adiando a leitura mesmo tendo colocado ele no Kobo assim que chegou. Quero agradecer a Helana e a Bárbara pela oportunidade e me desculpar pela demora.
O livro narra a história de Katerine Farrel que está realizando seu sonho de viajar para Londres junto com a sua turma do ensino médio, ela é uma jovem americana com parentes brasileiros. Já foi aprovada na faculdade dos seus sonhos e tudo está em perfeita harmonia, até que conhece Peter Hartley, um jovem misterioso que logo a fascina. Como se isso já não bastasse para confundir a cabeça dela, seus amigos estão passando por maus momentos e ela descobre que sua melhor amiga Rachel também esconde algo que quando for descoberto pelos outros, trará conflitos que ela jamais pensou que pudesse existir. Acompanhamos o primeiro amor verdadeiro dela e em contrapartida os primeiros conflitos que podem acabar para sempre com as amizades que até agora pareciam tão sólidas.
Eu devo me entregar às chances e oportunidades de uma viagem inesquecível, tornar cada momento dentro desse navio único e memorável porque eu quero e vou me lembrar dessa viagem para o resto da minha vida.
Logo no início, fiquei muito comovida com a relação de Kate com sua família, principalmente com sua mãe. É tanto difícil ver algo tão sólido na vida real que quando vejo na literatura mesmo eu me encanto. Apesar dela ser uma jovem decidida, destemida e inteligente, sempre corre para os braços da mãe em momentos de angústia. A amizade dela com Rachel também foi malgo que me identifique por ter tido uma amizade assim na adolescência. Elas são tão diferentes, mas mesmo assim se completam. O que me chateou em relação as amizades foi só o conflito que acontece logo no início entre Rachel, Steve e Joana que a Kate acaba sendo colocada a prova por ter que escolher um dos três para proteger em algo que ela não deveria nem fazer parte, achei desnecessário pra história toda mesmo tendo compreendido a situação, pensei que poderia ter sido levado para um próximo livro e não ter feito parte desse.
A narrativa é toda em primeira pessoa, claro que isso tem seus prós e contras, se por um lado você fica sempre conectado a protagonista e pode aprender mais sobre ela a cada página, por outro você pode se irritar com suas atitudes ou achar chato algumas situações que ela passa, nesse livro aconteceu as duas coisas comigo. Kate é uma mocinha ótima e faz uma dupla perfeita com Peter, mas algumas coisas que ela passa com seus amigos e até com a família do Peter como com a tia dele que inferniza a vida dos dois o máximo que pode, que foram muito complicadas pra mim, tiveram momentos que eu quis entrar no livro e mostrar que aquilo estava muito errado, pena que não dá.
Peter é um homem dos sonhos de muitas meninas. Ele é simplesmente lindo, loiro, carismático, compreensivo e romântico. - quase certeza de esse ser o motivo da série chamar Um conto quase de fadas -, mas o que me impediu de me conectar ao relacionamento dos dois foi o de sempre, aquele meu receio com o amor instantâneo. Mesmo que o relacionamento dos dois foi evoluindo gradualmente, eles já se mostram apaixonados em um primeiro momento, isso me impede uma ligação maior com a história porque eu sempre fico com um pé atrás.
Para aquela que consegue envergonhar até as rosas com a sua beleza. - Peter
O livro é bom, mas faltaram algumas coisas para que fosse perfeito porque em algumas partes a narrativa me cansou por descrever algumas sensações de uma forma muito estranha pra mim e os conflitos dos amigos que já citei que para mim poderiam ter tido menos destaque ou não existido nesse primeiro livro. Em cada início de capítulo tem um trecho de música - eu fiquei toda boba quando vi Secrets do One Republic que tanto amo entre eles - que dá uma ideia do que esperar naquele capítulo.
Quero parabenizar a autora por se arriscar em escrever uma história com tantas páginas em sua estreia e com conteúdo suficiente para preenchê-las. Recomendo para quem gosta de um romance imprevisível e encantador desde o primeiro momento e que acima de tudo, tenha paciência para aguardar o desenrolar da trama porque as coisas acontecem devagar, mas de forma satisfatória para o leitor que consegue se conectar com a história.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.