Resenha: Mamãe Bela, Mamãe Fera




Título: Mamãe Bela, Mamãe Fera
Autor(a): Marta Lagarta
Ilustradores: Sami e Bill
Editora: Prumo
ISBN: 9788579270772
Páginas: 24
Ano: 2010
Skoob
Compre: Buscapé | Submarino
Mamãe tem tantos jeitos! Às vezes fica boazinha como uma gatinha, às vezes 
fica tão mandona que parece uma dragona. Como é difícil entendê-la! O humor 
da mamãe sempre muda, mas, com amor e carinho, ela ensina, zela e protege 
todos nós. Mamãe bela, mamãe fera é composto por singelos versos dedicados aos 
pequenos leitores para mostrar a importância dessa figura tão importante para a família.

Aqui estou eu novamente com uma dica de livro infantil. Confesso que esse me atraiu desde a sinopse porque me fez lembrar do meu pequeno que ultimamente tem me perguntado porque eu não posso ser apenas a mamãe legal, já que essa é a que ele "ama mais", rs

Com versos curtos e poéticos, alguns até cheguei a pensar em um ritmo para cantar enquanto lia, a autora Marta Lagarta nos mostra como as crianças enxergam e se sentem confusas com essas variações de humor nas mães de uma forma leve e bem divertida. Além disso, mostra aos pequenos que não só a mãe dele não é uma coisa só, mas a mãe de todo mundo já que tem um livro que traduz o que ele pensa - essa foi uma observação do Arthur enquanto lia, achei válido compartilhar.


Foto pessoal
As variações de humor, trazem adjetivos variados de gatinha até leoa, mostram as crianças de uma forma lúdica porém realista a complexidade do ser humano, fazendo ele refletir até sobre si mesmo se estimulado a isso. Por exemplo, Arthur questionou se eu também via ele assim, como uma criança que em alguns é momentos é boa - quando obedece, me ajuda e é gentil - e outros ruim - quando deixa de fazer a lição, grita comigo por bobagens e é rude conosco. 

A ilustração é um show a parte, complemente muito bem a história. O que mais gosto nos livros infantis são as ilustrações por já fazerem a criança entender tudo, mesmo antes dela ler efetivamente.


Uma coisa que eu sempre vi na literatura pra mim enquanto pessoa e agora está ficando mais forte como mãe é que a leitura ajuda as crianças a descobrir seus próprios valores se elas são orientadas enquanto praticam. Sei que pode parecer clichê, mas é o que tenho sentido lendo com meu filho nos últimos dois meses, já que agora ele também lê, não é apenas algo que eu digo para ele que está escrito.


Mamãe Bela, Mamãe Fera é um livro que indico para você transmitir a uma criança essa mensagem de que ninguém é uma coisa só, todos somos mutáveis de acordo com o que acontece em nossos dias, inclusive as crianças que choram e fazem birra por tantos motivos. Ou apenas para entreter, já que ele cumpre muito bem seu papel assim também.

Esse livro foi cedido para resenha pela Editora Prumo.

Obs.: Esse post não é um publieditorial, mas compras efetuadas a partir de alguns dos links contidos aqui, geram renda para o blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.