Resenha: A Seleção




Título: A Seleção
Autor(a): Kiera Cass
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765015
Páginas: 368
Ano: 2012
Skoob | GoodReads
Compre: Buscapé | Submarino
Para trinta e cinco garotas, a “Seleção” é a chance de uma vida. Num futuro em que os Estados Unidos deram lugar ao Estado Americano da China e mais recentemente a Illéa, um país jovem com uma sociedade dividida em castas, a competição que reúne moças de dezesseis e vinte anos de todas as partes para decidir quem se casará com o príncipe é a oportunidade de escapar de uma realidade imposta a elas ainda no berço. É a chance de ser alçada de um mundo de possibilidades reduzidas para um mundo de vestidos deslumbrantes e joias valiosas. De morar em um palácio, conquistar o coração do belo príncipe Maxon e um dia ser a rainha.
Para America Singer, no entanto, uma artista da casta Cinco, estar entre as Selecionadas é um pesadelo. Significa deixar para trás Aspen, o rapaz que realmente ama e que está uma casta abaixo dela. Significa abandonar sua família e seu lar para entrar em uma disputa ferrenha por uma coroa que ela não quer. E viver em um palácio sob a ameaça constante de ataques rebeldes.
Então America conhece pessoalmente o príncipe. Bondoso, educado, engraçado e muito, muito charmoso, Maxon não é nada do que se poderia esperar. Eles formam uma aliança, e, aos poucos, America começa a refletir sobre tudo o que tinha planejado para si mesma — e percebe que a vida com que sempre sonhou talvez não seja nada comparada ao futuro que ela nunca tinha ousado imaginar.

Esse livro foi cedido para resenha pela Editora Seguinte.

Os Estados Unidos da América tal como conhecemos atualmente deixou de existir e agora, depois da 4° Guerra Mundial, se tornou Illéa, um jovem país que vem procurando afirmação mundial. O país se encontra dividido em oito castas, cada casta contém pessoas que fazem as mesmas coisas, a mobilidade social é muito limitada e não é de bom tom uma mulher se casar com alguém de casta inferior a ela.

Illéa é governada por um Rei e uma Rainha e o herdeiro do trono precisa escolher a sua rainha e isso é feito através da Seleção, onde são escolhidas 35 garotas (uma de província do reino) por um sorteio onde não é levado em consideração a casta da participante. America não sente vontade de participar, ela é apaixonada por Aspen e, mesmo ele sendo de uma casta inferior a dela ela, pretende casar e viver com ele o restante da vida dela, mas depois de ser muito pressionada pela mãe ela resolve participar e por um acaso do destino acaba sendo escolhida.

Inicialmente ela não sente vontade de conhecer Maxon, no fundo ela odeia estar lá, mas depois que começa a conversar com Maxon e descobre que ele é encantador e poderia lhe dar um futuro com o quão nunca sonhou, ela se sente abalada e não tem mais tanta certeza se deve voltar para Aspen.
Aquilo que parecia pouco mais de um programa de TV para mim era a única chance que o príncipe tinha de ser feliz.
Página 128
Pouco antes de America ir para o castelo do Rei, lá é onde ficam as participantes da Seleção até que sejam eliminadas, ela tem uma briga com Aspen e eles acabam se separando, ela se sente desolada e vê na Seleção uma forma de manter a cabeça ocupada. Ela não é apaixonada por Maxon, mas quer se manter lá para ficar longe de Aspen e pela ajuda financeira que a família das escolhidas recebe. Mas Maxon se mostra uma pessoa de bom coração e completamente apaixonante, ela acaba se envolvendo intensamente com ele, mas será isso forte o suficiente para apagar os dois anos que viveu ao lado de Aspen? Para faze-lá esquecer a única pessoa que a entende?

Eu sou suspeita para falar já que até hoje continuo sonhando com o dia que serei uma princesa, então dai acho que da para ter uma noção do meu estado de loucura enquanto lia esse livro, a trama foi muito bem desenvolvida, até os personagens detestáveis são bem criados e isso me fez devorar o livro muito rapidamente, a escrita da Cass fluí muito facilmente a história passa por piscar de olhos. Mas tem os pontos que não gostei, um deles é a indecisão da America, o drama dela é bom, uma coisa com motivos, mas achei chato, me peguei a espancando mentalmente e lhe disse coisas como "lindinha vamo parar de agir de forma idiota!", por esses momentos de chatice da America o livro não é perfeito, mas creio que se ela fosse mais madura a história não seria a mesma :/ .

O que caracteriza A Seleção como uma distopia é o modo como a sociedade é organizada, a ideia da história pode enganar alguns, fazer parecer um conto de fadas, mas A Seleção passa bem longe disso. Como você viveria numa sociedade onde você é obrigado a fazer algo, mesmo que não queira fazer aquilo? Uma sociedade que seus tataravós ajudaram a construir e que você não pode fazer nada para mudar. Mas o mais revoltante de tudo é perceber que as pessoas ao seu redor se acomodaram com aquela situação, elas percebem que aquilo é errado, mas todos consentem com aquela situação. Ou quase todos... Realmente não gostaria de comparar, mas o livro, e creio que a trilogia em si, tem um "q" de Jogos Vorazes, não apenas por se tratarem de distopias, mas pela forma como é a sociedade, não apenas as castas são semelhantes aos distritos, mas a passividade da população também é semelhante e acima de tudo o governo é igual, brinquei dizendo que A Seleção nada mais é que uma versão glam de Jogos Vorazes e agora que finalizei a leitura de A Elite, continuação de A Seleção, percebo o quanto isso é verdade, maaaaaaas isso são outros quinhentos e dentro em breve volto aqui para compartilhar como vocês esse pensamento.

Gostei bastante do livro, recomendo a leitura para todos aqueles que procuram uma história leve, com uma pitada de mistério e muito glamour. Um ponto contra é que ele é um livro feminino, então ele tem aquelas picuinhas básicas que rolam entre mulheres, talvez ele não seja uma leitura tão agradável para homens :/.
Ah, antes de finalizar, gostaria de dizer que estou apaixonada pelo Maxon, espero que ele se materialize para que eu possa nutrir esse amor platônico que sinto por ele D= .

Alguém já leu? Pretende ler? *-* , comentem pessoal *-* .
Beijão!



Obs.: Esse post não é um publieditorial, mas compras efetuadas a partir de alguns dos links contidos aqui, geram renda para o blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.