Resenha: Cartas para um pai, de Janaína Rico




Título: Cartas para um pai
Autor(a): Janaína Rico
Editora: Modo
Páginas: 200
Ano: 2013
Skoob
Juliana achou que suas férias em João Pessoa renderiam apenas fotos e boas lembranças, mas não foi assim que as coisas se desenrolaram. Uma gravidez inesperada alterou toda a sua vida e, para se comunicar com o pai do bebê, as cartas foram a melhor escolha. Um livro emocionante e envolvente, sobre amores e a formação de uma nova vida.

Juliana é uma jovem de 23 anos, prestes a terminar a faculdade resolve se dar de presente uma viagem de 30 dias para João Pessoa na Paraíba. No seu primeiro dia lá ela conhece Anderson e uma paixão arrebatadora cai sobre eles. Eles vivem 30 dias de sexo, poesia, bebidas e maconha. Mas tudo que é bom dura pouco e Juliana precisa voltar para Brasília, sua cidade de origem, passadas duas semanas de sua volta ela descobre que o inesperado aconteceu, ela está grávida. Depois de muito pensar ela decide contar a Anderson sobre gravidez e sua decisão de que ira criar sozinha a criança que está esperando, entretanto ela faz isso de forma inusitada, faz por meio de uma carta... E é por meio de cartas que a história da gravidez dela passa a ser contada.

Cartas para um pai aborda um tema bem popularizado, mas de forma diferente, ele não procura criticar a gravidez de uma jovem que ainda por cima resolve ser mãe solteira, ele não torna a protagonista uma heroína, ele não diz que a gravidez é uma coisa maravilhosa, na verdade ele mostra os pontos a favor e contra da gravidez, ele não faz crítica ou apologia ele é imparcial quanto a lições de moral e isso é fantástico, a maior parte dos livros que abordam o tema gravidez sempre escolhem um lado. Entretanto, até o presente momento ainda não consegui entender os motivos da protagonista para querer ser mãe solteira, ela apresenta um ponto de vista interessante, mas ainda acho que deveria ter havido mais conversa entre ela e o pai da criança.

Bom, eu conheço o trabalho da Janaína a um tempinho, esse é o segundo livro dela que eu leio e é impressionante a capacidade de mutação dela. Em Ser Clara ela presenteia os leitores com uma protagonista apaixonante e exemplo de mulher bem resolvida, já em Cartas para um pai nos deparamos com uma protagonista um pouco tímida e cheia de inseguranças. É bem interessante ver a capacidade de criar personagens tão diferentes, mas ainda sim muito bons.

A resenha está sendo bem curta porque infelizmente a trama não trás grandes surpresas, mas é bem interessante acompanhar os relatos da Juliana sobre a gravidez dela, sobre as mudanças que o corpo sofre, é muito bacana a forma como a autora introduz o leitor a rotina de uma grávida.

Sobre bebês:
“Será que é tipo cachorro, que sente amor por quem o alimenta?”

Ah, eu li a versão Kindle, o que por sinal tornou a leitura um tanto desagradável, ela não apresenta divisões de capítulos, bio da autora, apresentação, agradecimentos, só o texto cru, tive a sensação de que abriram um arquivo pegaram todo o texto jogaram lá e mandaram para a Amazon, eu realmente não sei como funciona para Amazon aceitar um livro ou a formação que o texto deve sofrer ou o formato que tem que ser salvo, por isso talvez tenha dado mais trabalho do que eu acho, mas poxa seria tão mais trabalhoso organizar por capítulos? Ou colocar um trechinho sobre a autora?

Apesar de ser um livro curto eu gostei da história, infelizmente não virou um dos meus livros favoritos, mas recomendo bastante a leitura, é um livro bem leve e engraçado, pode ser lido tranquilamente em um dia. Creio ser o tipo de livro que agrada qualquer leitor.

Bem gente por hoje infelizmente é isso. Alguém já leu? Pretende ler? 
Comentem, estou meio ausente com os comentários, mas tentarei passar por eles mais vezes –q.

Beijos e até breve \õ. 

Obs.: Esse post não é um publieditorial, mas compras efetuadas a partir de alguns dos links contidos aqui, geram renda para o blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.