Resenha: O acumulador de troféus, de Camila Monteiro




Título: O acumulador de troféus
Autor(a): Camila Monteiro
Editora: Boêmia Urbana
Páginas: 297
Ano: 2013
Skoob | GoodReads
Compre
Em uma pacata cidade do interior de Goiás, chamada Estrada Nova, uma família vive um drama doméstico em uma das maiores fazendas do estado. Maria vive em um casarão antigo com suas duas filhas e um marido extremamente violento, conhecido por todos como Coronel. Com o crescimento da cidade, surge em meio a outros, um comércio em especial. O dono, chamado Geraldo, é um homem divertido que chegou à pequena cidade goiana para mudar sua vida, quando abriu o Armazém do Geraldo ao lado do Casarão do tal Coronel. Maria e Geraldo tornam-se amigos, despertando a ira e os ciúmes do marido, e após mais uma de suas brigas brutais que levou marido e mulher ao hospital, Maria vê sua vida se transformar completamente. O temido Coronel desaparece misteriosamente do quarto que estava internado, iniciando um rastro de mistério que cerca a família e o casarão. Cadáveres aparecem próximos à casa sem motivo aparente, coisas somem e barulhos assustam cada vez mais, transformando a pequena cidade sempre tão pacata em um cenário de filme de terror. Dois policiais passam a dar apoio em tempo integral à essa pequena família; um deles, muito experiente, toma a frente das investigações e acaba se tornando algo mais do que um simples investigador para Maria e para sua irmã Dani, que inesperadamente aparece para ajudar. Em quem Maria deve confiar agora? Um final inesperado liga todos os fatos de maneira surpreendente.


Posso dizer que 2013 não foi um ano de muitos livros nacionais pra mim. Mesmo eu tendo muitos livros de autores brasileiros na estante, poucos tiveram a oportunidade de sair de lá mas não tem um motivo específico para isso já que tenho vários títulos bacanas na minha estante me aguardando. Em meio a esse jejum surgiu a oportunidade de ler O acumulador de troféus, que foi uma agradável surpresa.


Em uma cidade bem pequena do interior de Goiás conhecemos Maria que é uma dona de casa exemplar e mãe de duas lindas meninas, mas uma mulher extremamente submissa ao marido que não é chamado a toa de Coronel na região. O Coronel Lêonidas ou Lalau, como é chamado pela maioria, é um homem extremamente violento com a família no casarão onde moram. Depois que um homem gentil chamado Geraldo se muda para a região e Maria ter mais uma briga violenta com o marido que faz com que sua irmã decida visitá-la, ela começa a repensar sua vida e se tudo que está vivendo vale mesmo a pena, mas ela vai perceber que nem sempre a vida é tão previsível.

É bom quando a gente pega um livro sem esperar nada dele e ele te prende de um forma inexplicável. Foi isso que aconteceu comigo durante essa leitura, mesmo achando a premissa do livro atraente, não esperava me envolver tanto com ele durante a leitura e mesmo na correria de final de ano, foi difícil desgrudar dele.

A Maria e o Leônidas formam um casal diferente de tudo que costumo ler, não me lembro da última personagem próxima dela que li e nem dele, mas traz uma realidade que me cerca - pois é, conheço/conheci casais parecidos nessa minha vida - então não foi difícil me envolver no que acontecia com eles, só que não foram os protagonistas que me fizeram ficar presa na leitura e sim o policial Thiago que abandonou uma carreira promissora em São Paulo para fugir dos seus fantasmas e viver em Góias,  e o misterioso Geraldo que monta um armazém ao lado da casa deles por serem personagens que me deixaram intrigada para saber mais sobre o passado deles.

A construção da história é muito boa e os capítulos são medianos o que permite uma leitura bem fluída, mas faltou em alguns momentos uma melhor preparação do texto para tirar algumas coisas que se repetiam ou poderiam não ter existido por não acrescentarem nada na trama, mas mesmo assim a leitura foi prazerosa e espero ter a oportunidade de conferir outros trabalhos da Camila em breve.

O que fez o livro perder uma estrela foi algumas coisas que me deixaram meio chateada com o final da trama, senti falta de um final mais completo para cada personagem e uma revelação melhor do conflito principal, mas considerando que é o primeiro livro da Camila, ela no geral se saiu muito bem na estreia criando uma trama envolvente e imprevisível.

Os personagens foram muito bem construídos e trabalhados, tanto as crianças quanto os adultos e não confundem o leitor durante a leitura. Os diálogos entre eles também é satisfatório, mas fiquei um pouco incomodada com a caracterização dos policiais, mas pode ser que pela região em que eles estão, seja algo parecido mesmo o que aconteça no dia a dia.

Recomendo a quem puder dar uma chance, é um suspense diferente do que estamos acostumados a encontrar, só que pronto para te prender a cada página.

Esse livro foi cedido para resenha pela autora

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.