Resenha: Enders, de Lissa Price




Título: Enders
Autor(a): Lissa Price
Editora: Novo Conceito
Páginas: 285
Ano: 2014
Skoob | GoodReads
Compre: Buscapé | Submarino
Depois que a Prime Destinations foi demolida, Callie pensou que teria paz para viver ao lado do ir- mão, Tyler, e do amigo, Michael. O banco de corpos foi destruído para sempre, e Callie nunca mais terá de alugar-se para os abomináveis Enders. No entanto, ela e Michael têm o chip implantado no cérebro e podem ser controlados. Além disso, o Velho ainda se comunica com Callie. O pesadelo não terminou. Agora, Callie procura uma maneira de remover o chip – isso pode custar sua vida, mas vai silenciar a voz que fala em sua mente. Se continuar sob o domínio dos Enders, Callie estará constantemente sujeita a fazer o que não quer, inclusive contra as pessoas que mais ama. Callie tem pouco tempo. Obstinada por descobrir quem é de fato o Velho e desejando, mais que tudo, uma vida normal para si e para o irmão, ela vai lutar pela verdade. Custe o que custar.
Atenção: essa resenha contém spoilers do livro Starters.

Que Enders era um dos meus livros mais aguardados entre as continuações que eu esperava não é segredo pra ninguém, mas o misto de sentimentos que eu tive enquanto lia esse livro foi grande. Confesso que houveram momentos em que eu acreditava que daria pelo menos 4,5 para ele e outros que a nota não passaria de 1,5, mas depois que conclui a leitura o 2,5 ficou claro pra mim.

Nesse segundo livro da duologia de Lissa Price, nos deparamos com Callie ainda em choque com tudo que ela, seu irmão Tyler e seu amigo Michel passaram por culpa do líder da Prime Destinations, o Velho. Para piorar tudo, ela percebe que o Velho pode ter controle sobre ela por conta do chip instalado em sua cabeça e inicia uma corrida contra o tempo para se ver livre dele. No meio dessa busca ela vai descobrir que as pessoas nunca são o que aparentam ser.


Antes de iniciar a leitura de Enders, eu li todos os contos entre o primeiro livro e esse para tentar me situar melhor do que encontraria a seguir. Os contos me prepararam para o que eu ia encontrar, mas não me prepararam para aquilo que eu mais senti falta durante a leitura que foi um melhor desenvolvimento da trama já que a história é muito complexa para ser contada dessa forma apressada.

A sensação bizarra de ter alguém repetindo as palavras que você ouviu dentro da própria cabeça... não havia nada como aquilo. Era pior do que ser vista nua.
Página 49

Enders mantém a mesma narrativa frenética de Starters, porém com a quantidade de fatos novos que é trazido para o leitor é necessário segurar um pouco o ritmo para não deixar passar detalhes importantes que vão ajudando a desvendar a trama e quem são os verdadeiros inimigos da nossa protagonista. Isso pra mim foi um ponto negativo já que, pra mim, tudo teria que ficar óbvio em primeiro plano justamente pelo ritmo frenético que a história se desenvolve.

Apesar disso, eu gostei muito da narrativa da autora, ela sabe envolver o leitor muito bem em todo o mistério criado. Mesmo com a narrativa em primeira pessoa, o fato de Callie participar de praticamente tudo e não sobra tempo pro leitor pensar no que aconteceu em algum período, mas sem dúvida a história poderia ser mais aproveitada se tivesse uma visão mais ampla com pelo menos capítulos intercalados com narrativa em terceira pessoa e o ponto de vista de outros personagens.

Ter mais tempo de vida nem sempre é bom.
Página 94

Uma coisa que muitos sentiram falta foi uma melhor explicação sobre a Guerra dos Esporos que é o que deixa Callie e seu irmão órfãos, mas com base em tudo que eu li entre os contos e os dois livros, acredito que isso nunca foi uma prioridade da autora na história. Eu sempre vi isso como apenas um plano de fundo, não algo fundamental para desenvolvimento da trama. Se o leitor se atentar aos detalhes, perceberá exatamente o que a guerra representou e como prejudicou todos sem maiores explicações.

A impressão final que fica pra mim é que a autora mesmo com material suficiente para lançar ao menos tês livros - basta observar que ela escreveu quatro contos sobre a trama -  resolveu lançar apenas dois talvez para não cansar os leitores ou porque o rumo que a história tomou pode ter surpreendido até ela mesma, que foi a impressão que tive nas últimas páginas de Enders.

Por fim, Starters e Enders são distopias que merecem ser lidas, mas não aconselho que se crie muitas expectativas com o desenrolar da história porque o final apesar de ser realmente surpreendente, não é nem de longe satisfatório porque sobram muitas dúvidas e um leitor mais exigente de detalhes pode sair decepcionado.

Às vezes é preciso fazer coisas que não são muito agradáveis. Tudo en prol de um bem maior.
Página 183

Abaixo seguem os links dos três contos gratuitos que fazem parte da história e devem ser lidos somente após a leitura de Starters por conterem spoilers:

Retrato de uma doadora: Amazon / Kobo
Retrato de um inspetor: Amazon / Kobo
Retrato de um esporo: Amazon / Kobo

Há também um conto que pode ser lido antes de Starters.

Retrato de uma Starter: Amazon / Kobo

Esse livro foi cedido para resenha pela Editora Novo Conceito.

Obs.: Esse post não é um publieditorial, mas compras efetuadas a partir de alguns dos links contidos aqui, geram renda para o blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.