Resenha: Tormento, de John Boyne



Título: Tormento
Autor(a): John Boyne
Editora: Seguinte
Páginas: 88
Ano: 2014
Skoob | GoodReads
Compre: Buscapé | Submarino
Danny Delaney curtia tranquilamente as férias, até que sua mãe volta pra casa tarde da noite, escoltada por dois policiais. Ele logo percebe que algo terrível aconteceu. A sra. Delaney havia atropelado um garotinho, que agora está em coma e ninguém sabe se vai acordar. Consumida pela culpa, ela se isola de todos ao seu redor. Caberá a Danny e seu pai impedir que a família se despedace.

Tormento conta a história de Danny Delaney, um garoto de 12 anos, que conta, a partir de seu ponto de vista, suas férias de verão. Posso te contar que as férias dele não foram muito boas. Sua mãe atropelou um garoto e o clima dentro de casa está pesado.

Uma história introspectiva e instigadora.

Tudo está numa boa. Ele e Luke, seu melhor amigo, brincam como crianças dessa idade. Quando já está tarde, ele volta pra casa e não encontra ninguém. Já tarde da noite, seu pai chega sem sua mãe e Danny já fica bastante preocupado. Quando finalmente ele vai dormir, sua mãe chega, mas escoltada de policiais. Ela atropelou um garotinho e está muito abalada.

O garoto se machucou muito e entrou em coma, e tem poucas chances de sobreviver. Sua família certamente entrou em crise. Danny não sabe direito o que está acontecendo, seu pai ficou desesperado e a mãe, estava isolada por sentir tanta culpa. Ele certamente é tirado de foco pelos seus pais, e com isso várias coisas passam por sua cabeça, algumas loucas. Enquanto isso acontece, ele conhece Sarah, a irmã do garoto atropelado, e deixa uma certo segredo na história.

Pelo que já pesquisei sobre o autor, John Boyne não sabe escrever uma história feliz. Suas narrativas introspectivas é o forte, e com certeza, dá um gostinho a mais na história. Ele soube muito bem fazer uma história curta e desenvolver os personagens de forma que podemos conhecer cada um deles. Alguns eu queria ter conhecido mais, como Pete (seu irmão mais velho que está fazendo faculdade) e Luke (por causa de sua personalidade forte). Tormento tem personagem marcantes.

Comecei a fechar os olhos e tudo ficou escuro, mas assim que fechei os olhos, senti uma felicidade esquisita. 
- Página 71

Nunca li "O menino do pijama listrado", mas quero ler depois desse "conto". Adorei o livro e se tivesse mais páginas (e fosse bem desenvolvido), eu daria mais meia estrela pro livro. A única coisa que não gostei foi o final. Queria que tivesse mais e se houvesse as vozes intercaladas com a família (principalmente o Pete), seria bem mais intenso e legal!

O livro é curto, em duas horas dá pra ele todo, e tenho certeza que não vai se arrepender. E John Boyne já está na minha lista de autores que quero ler mais livros, por causa dessa primeira e ótima experiência com "Tormento".

Obs.: Esse post não é um publieditorial, mas compras efetuadas a partir de alguns dos links contidos aqui, geram renda para o blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.