Resenha: The 100 - Os escolhidos, de Kass Morgan (@galerarecord)




Título: The 100 - Os escolhidos
Série: The 100 - Livro 1
Autor(a): Kass Morgan
Editora: Galera Record
Páginas: 288
Ano: 2014
Skoob | GoodReads
Compre: Buscapé
Desde a terrível guerra nuclear que assolou a Terra, a humanidade passou a viver em espaçonaves a milhares de quilômetros de seu planeta natal. Mas com uma população em crescimento e recursos se tornando escassos, governantes sabem que devem encontrar uma solução. Cem delinquentes juvenis — considerados gastos inúteis para a sociedade restrita — serão mandados em uma missão extremamente perigosa: recolonizar a Terra. Essa poderá ser a segunda chance da vida deles... ou uma missão suicida.

Confesso que com tantos fãs da série de TV falando que o livro era ruim, fiquei com medo de embarcar na leitura, mas quando conclui vi que não era aquela catástrofe anunciada por alguns. Consegui me divertir com a leitura, mesmo que o foco dela não seja o sci-fi, algo que a sinopse nos faz pensar que é, mas sim o romance.



Em The 100 - Os Escolhidos somos apresentados aos humanos que restaram após a devastação do planeta provocada por uma guerra e foram morar no espaço (sim, rola um Déjà Vu do filme Wall-E de 2008). Obviamente que desgraça pouca é bobagem e todos foram divididos de acordo com a sua condição social, o que determina também com o que podem trabalhar e com quem podem se relacionar.

- Onde quer que você esteja é onde eu deveria estar.
Página 39

A história toda narrada em terceira pessoa e nos permite acompanhar fatos importantes na vida de quatro adolescentes: Bellamy, Glass, Wells e Clarke. Cada um tem algo de bom para acrescentar na história e a história de três deles é bem entrelaçada por conta da circunstâncias semelhantes em que estão, afinal são alguns dos "delinquentes" escolhidos pelo governo da Colônia para iniciar os trabalhos de repovoamento da Terra.

E o que seria essa colônia? São as naves em que uma parte dos humanos se refugiaram em busca de sobrevivência após uma terrível Guerra Nuclear que devastou todo o planeta. Todas as famílias são controladas e é estabelecida uma meta de natalidade que não evitou que a população fosse crescendo, o que consequentemente faz com que os recursos se tornem cada vez mais escassos o que obriga o governo a tentar uma forma de retornar para a Terra.

Confesso que me surpreendi com a autora em diversos momentos pela facilidade intercalar entre pontos de vistas de quatro personagens sem deixar nenhum deles de lado, mesmo deixando claro que quem merecia o maior destaque era Clarke por ser uma menina rica, filha de dois cientistas renomados que teve tudo arrancado dela de repente por conta das atitudes impensadas dela e do Wells.

Clarke se sentia como se estivesse derretendo em seus braços, se perdendo no beijo. Ele tinha gosto de alegria, e o gosto da alegria era melhor na Terra.
Página 147

Um ponto fraco que encontrei no livro foi o excesso de flashbacks. Quando eu estava lá envolvida no momento da cena, lá vinha uma cena do passado quebrar todo o clima. Isso sem dúvida me atrapalhou e me impediu de gostar mais da história, afinal eu queria saber do presente e autora só falava em passado o que deixa a história lenta.

- Pessoas boas podem cometer erros. Isso não quer dizer que você deixa de se importar com elas.
Página 230
Fica difícil dizer se recomendo ou não esse livro por diversas razões, mas a maior delas é por achar a narrativa fora do padrão se eu levar em conta o público que ela deveria se destinar que são dos adolescentes e/ou jovens adultos justamente pelos recursos que fazem com que a história não tenha um ritmo bacana, mas acredito que se você ainda não assistiu a série de TV pode se surpreender com os acontecimentos e ficar ansioso pela continuação como eu, mesmo que não se apaixone perdidamente pela história de Kass Morgan, depende muito do que você espera de um livro no momento, como no meu caso eu li sem esperar nada dele e acabei curtindo.

Enfim, não é um livro para mudar a sua vida, mas pode sim te distrair.

Esse livro foi cedido pela Editora Galera Record.

Obs.: Esse post não é um publieditorial, mas compras efetuadas a partir de alguns dos links contidos aqui, geram renda para o blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.