Resenha: Segredos e Mentiras, de Diane Chamberlain (@editoraarqueiro)



Título: Segredos e Mentiras
Autor(a): Diane Chamberlain
Editora: Arqueiro
Páginas: 288
Ano: 2014
Skoob | GoodReads
Compre: Buscapé | Submarino
"Cara Anna, Já comecei esta carta várias vezes e aqui estou, começando-a novamente, sem fazer a mínima ideia de como lhe dizer."
A carta não terminada é a única pista que Tara e Emy têm para entender o que levou sua amiga Noelle ao suicídio. As três eram inseparáveis desde a faculdade e tudo a respeito de Noelle – seu trabalho de parteira, a forma como se dedicava apaixonadamente a diversas causas sociais, seu amor pelos amigos e a família – se encaixava na descrição de uma mulher que amava a própria vida.
Só que havia muitas coisas que Tara e Emy desconheciam. Por exemplo, quem é Anna e por que Noelle nunca a mencionara.
Com a descoberta da carta e do terrível segredo que a motivou, as duas começam a desvendar a verdade sobre essa mulher forte, independente e gentil que entrou em suas vidas trazendo amor e compaixão, mas que também pode ser a responsável por muitas tristezas e ilusões.
Com delicadeza e equilíbrio, Diane Chamberlain constrói uma história sensível sobre amizade e relacionamentos e levanta a pergunta: até que ponto você seria capaz de perdoar alguém que ama?

Quando vi esse livro pela primeira vez, logo pensei em uma colega de escola que se suicidou e em quanto um fato desse deixa quem convive com aquela pessoa todos os dias abalado mesmo que você não seja tão próximo. Agora imagina quando a pessoa é sua amiga inseparável e você descobre que ela tinha um segredo que você jamais imaginou que pudesse existir? Foi daí que partiu a minha curiosidade pela história.

O peso do segredo se fez sentir de repente, e ela deixo a mão cair sobre o colo como uma pedra. Ao acordar de manhã, nem sequer desconfiara que este seria o dia em que ela não suportaria carregar aquele peso.
Capítulo 1

Logo no início, somos apresentados as dores de Noelle ao carregar um terrível segredo. Ela "sobrevive" a esse segredo sem saber até quando vai suportar guardá-lo. Noelle era aquela pessoa prestativa com que todos podem contar, algo que se pode esperar de alguém que escolheu ser parteira acompanhando desde cedo a mãe nos partos. A amizade entre ela, Tara e Emy se iniciou na faculdade, mas parece que nasceram para ser amigas de tão intensa que é. Tanto que Tara e Emy achavam que conheciam muito bem Noelle, até que ela comete suicídio e elas ficam sem entender como não notaram os sinais de que ela não estava bem, de que ela estavam tão deprimida ao ponto de não querer mais viver.

Quando Noelle dá um fim no seu sofrimento, começa o sofrimento das amigas ao encontrarem uma carta inacabada para Anna, uma mulher que elas não fazem ideia de quem seja, mas tem a certeza de que Noelle fez algo a ela e que isso a perturbou até o fim de seus dias, o que elas não imaginam é que revirar o passado da amiga pode tirar boa parte do encanto que a amiga exerceu sobre elas durante tantos anos.

(...)Todos nos sentíamos seguros com Noelle e ela sempre se mostrava disponível.
Capítulo 2

Eu sempre amei livros dramáticos, ultimamente tenho gostado ainda mais daqueles que tentam desvendar o comportamento de alguém de acordo com coisas que acaba fazendo influenciado pelo momento em que está passando e sem pensar que pode trazer arrependimento. Tudo isso esteve presente em Segredos e Mentiras, algo fácil pela forma que a história é narrada pelo ponto de vista de diversos personagens incluindo flashbacks de Noelle que revelam muito mais do que Tara e Emy descobrem sobre o passado dela e me fizeram pensar muito sobre como todos nós somos bons e ruins, em como é praticamente impossível alguém deixar de ter segredos e como esses segredos podem nos fazer sofrer.

Por ser uma história que explora diversos personagens, não tem uma narrativa cansativa já que sempre tem algo acontecendo com alguém e as histórias vão se cruzando. Querer saber a reação das amigas ao descobrirem os segredos de Noelle, me deixou presa ao livro e em uma constante agonia, sensação que eu não experimentava com tanta intensidade desde que li O caminho para casa, que é um dos meus livros favoritos da vida.

Eu esperava uma história muito diferente, mas eu me apaixonei pela escrita da Diane e as reviravoltas da história, fora que ela me envolveu e me senti cúmplice dos personagens por saber coisas que Tara e Emy não descobririam. Por ter um conteúdo tão realista, posso dizer que foi um daqueles livros que me deixou uma marca como pessoa, que me fez repensar sobre amor e amizade, além de me fazer querer ler mais obras da autora.

Às vezes as pessoas guardam as coisas para si. Até mesmo as pessoas mais próximas da gente. Nunca se consegue conhecê-las de verdade.
Capítulo 3

Leitura mais do que recomendada para quem assim como eu gosta de dramas bem construídos e que te fazem repensar sobre a sua forma de lidar com as pessoas e a sua própria vida.


Obs.: Esse post não é um publieditorial, mas compras efetuadas a partir de alguns dos links contidos aqui, geram renda para o blog.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.