Resenha: Belle




Título: Belle
Autor(a): Lesley Pearse
Editora: Novo Conceito
ISBN:  9788563219879
Número de páginas: 560
Ano: 2012
Skoob | Mais Informações
Londres, 1910.
Belle, de 15 anos, viveu em um bordel em Seven Dials por toda sua vida, sem saber o que acontecia nos quartos do andar de cima. Mas sua inocência é estilhaçada quando vê o assassinato de uma das garotas e, depois, pega das ruas pelo assassino para ser vendida em Paris.
Sem poder ser dona de seu próprio destino, Belle é forçada a cruzar o mundo até a sensual Nova Orleans onde ela atinge a maioridade e aprende a aproveitar a vida como cortesã. A saudade de casa — e o conhecimento de que seu status como garota de ouro não durará muito — a leva a sair de sua gaiola de ouro.
Mas Belle percebe que escapar é mais difícil do que imaginou, pois sua vida inclui homens desesperados que imploram por sua atenção. Espirituosa e cheia de desenvoltura, ela tem uma longa e perigosa jornada pela frente.
A coragem será suficiente para sustentá-la? Ela poderá voltar para sua família e amigos e encontrar uma chance para a felicidade?
Autora # 1 best-seller, Lesley Pearse criou em Belle a heroína de nossos tempos: uma mulher forte que luta por seus direitos em um mundo perigoso.
Minha opinião
Esse livro foi cedido pela Editora Novo Conceito.
A frase na capa já diz muito sobre a protagonista desse drama:
É preciso coragem para perder a inocência.
Em um drama com um tema ainda não muito explorado que é o tráfico de crianças e mulheres no início do século XIX - e que infelizmente ainda ocorre hoje -, somos apresentados a doce e inocente Belle que mesmo tendo sido criada em bordel, aos 15 anos ainda não sabe o que acontece de verdade lá. Ela se sente um tanto excluída da vida de sua casa porque tanto Annie sua mãe biológica que é uma ex-prostituta e dona do bordel quanto Mog que foi quem a criou e é empregada do local, fazem questão de mantê-la longe de tudo que se passa nas noites do bordel e não permitem que as garotas contem a ele o que acontecem e nem o que elas fazem.

Belle tinha aprendido há tempos que se quisesse ficar bem com sua mãe era melhor fingir ser muito boba para entender bastante do que era dito ao seu redor.
Página 26

Seu único amigo é Jimmy um jovem de 17 anos que vai morar com o seu rude tio Garth dono de um bar próximo a casa dela após o falecimento de sua mãe e mesmo após se conhecerem de maneira desajeitada se torna um consolo na sua  vida solitária.
- Você deve ser uma prostituta. Você ve num bordel!
(...) - Se eu morasse em um palácio não seria obrigatoriamente uma rainha - ela respondeu com raiva. - É verdade que eu moro na casa de Annie, mas não sou prostituta. Annie é minha mãe! - Jimmy, arrependido, com seus olhos escuros, fitou Belle firmemente.
Página 11
Claro que com tudo tão próximo, Belle não se mantém inocente por muito tempo. Em um dia incomum da sua rotina acaba ficando presa em um dos quartos e testemunhando tanto o que as garotas fazem para sobreviver, quanto o assassinato de uma delas, Millie que era a mais próxima dela, a mais carinhosa, doce  e amada das meninas do bordel. O assassino sequestra ela mesmo com sua mãe tendo ocultado o que realmente aconteceu naquele dia da polícia, provando assim o quanto é cruel e depois a vende para um bordel francês e depois, para um bordel em New Orleans. Como Belle passa a não ter mais controle do seu destino é obrigada a criar coragem para superar todos os horrores que vão assombrar sua vida a partir dali e aprender a ganhar a vida como cortesã sem desistir do seu sonho de ser modista de chapéus.
Após o desaparecimento de Belle, Mog decide ir atrás de Noah, um cliente que era sempre carinhoso com Millie com a esperança de que ele possa ajudar a encontrá-la pois a polícia não se importa em procurar a filha da dona de um bordel. Apesar de ele ser apenas um investigador de uma empresa de seguros, se empenha firme em encontrar-la até porque deseja o assassino de sua amada atrás das grades. Também acaba descobrindo o desaparecimento de várias garotas em situações similares.
Garotas como Millie não tem muita escolha no que elas acabam fazendo para viver - Noah disse. - Com Annie foi o mesmo, ela foi forçada a isso. Então fale com gentileza sobre essas mulheres, são homens como nós que as transformam no que elas são.
Página 152
Há vários personagens que aparecem muito na estória o que não poderia ser diferente porque o livro possuí 560 páginas e muitos mistérios a serem desvendados durante a trama, já que Belle enfrenta muitos perigos e é abusada por muitas pessoas não só fisicamente, mas emocionalmente. Os mais marcantes pra mim foram os já citados e Etienne um francês charmoso e misterioso que a conduz entre seu França e a América quando ela é vendida para um bordel em New Orleans porque mesmo ele a enviando para seu destino trágico, consegue ser carinhoso e respeitoso com ela e me fez enxergar claramente o que outros personagens tentaram e não me convenceram que nem todas as pessoas que estão envolvidas são completamente más ou fazem isso porque querem, são extremamente forçadas e ficam sem escapatória. Etienne também faz Belle querer voltar a sonhar, mesmo que pra isso tenha que aprender a lidar com a sua profissão imposta.
Com uma narrativa em 3ª pessoa e alternado entre onde Belle está, a busca de Noah, Jimmy e Gabrielle por ela e um pouco de outros personagens somos conduzidos junto com a protagonista ao seu destino e convidados a apreciar a sua coragem em todos os momentos difíceis que ela enfrenta desde o momento em que tirada do seu lar. Com uma diagramação linda, a capa nos traz a beleza da jovem Belle e o fundo nos mostra o quão sombria a vida dela se torna no decorrer da estória, além de ter alusões as capas americanas dos livros da autora com os arabescos, porém alguns erros de português no decorrer da estória são encontrados e apesar de incomodar não é algo que desvie seu foco dessa estória maravilhosa com muito suspense e emoção. Muito recomendado sem dúvida.
Eu gosto muito da forma que a Lesley constrói seus dramas, quando li Roubada - resenha aqui - simplesmente sabia que me encantaria por Belle, por mais que o livro fosse extenso e complexo. Há muitas coisas que fazem dela uma excelente autora, mas acho que a principal é como ela pesquisa sobre o tema e o lugar que ela pretende escrever a respeito, isso torna suas estórias muito reais e convincentes.
Ela conhecia as pessoas agora, as más e as boas e aquelas no meio-termo, que eram um pouco de cada por que haviam sido machucadas pelas coisas ruins que aconteceram com elas. Entendia que a ganancia podia distorcer as ideias das pessoas e que a luxuria sem amor nunca deixaria alguém satisfeito por completo.
Confira o Book Trailer do livro:

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.