Chat com Editora Intrínseca sobre parcerias


Nessa sexta-feira, 22/02, rolou um bate-papo sobre as seleções de blogs/blogs/sites parceiros com as responsáveis pelo marketing da Editora IntrínsecaHeloiza Daou e Luiza Lewkowicz, antes de abrir a seleção para novos parceiros desse semestre.
As inscrições para parceria já podem ser feitas pelo site da editora, nesse link aqui.


Como algumas pessoas me pediram para acompanhar e depois falar a respeito aqui no blog porque não poderiam participar do chat, eu resolvi salvar algumas coisas para enviar pra elas, mas decidi compartilhar com todos os interessados.
Abaixo um pouco de como foi o bate-papo - apenas as questões e as respostas - que teve as perguntas divididas em temas pelos moderadores do chat, desde dúvidas frequentes sobre a influência de quantidade de seguidores e acessos na seleção, até sobre um mal recorrente na blogosfera que é o plágio.
Acredito (ainda) que parcerias não tem ainda uma fórmula definida, e sim, que a Editora escolhe o que pode melhorar o seu relacionamento com os seus leitores.
Confiram como foi o bate-papo!

1) por e-mailA Gabi, do livrosecitacoes pergunta: Na última seleção, ficou claro que não houve uma triagem correta por parte da editora. Exemplo disso foram os vários blogs que já não existem e atuam na blogosfera atualmente. Teremos alguma garantia de que isso não ocorrerá novamente?


Resposta Intrínseca:Nós recebemos sempre mais de 800 inscrições a cada abertura de parceria e tentamos ao máximo não cometer equívocos tanto na renovação, quanto na seleção nova. Infelizmente podem acontecer alguns erros e agradeceremos muito se vocês continuarem nos indicando. Só assim a gente pode melhorar cada vez mais esse processo e nos aproximar de vocês. Podem contar que toda inscrição feita será lida e todo blog avaliado. Ficamos sempre muito felizes com o interesse de vocês. 

2) por chat: 1DistrictPotter: Qual é o critério de avaliação?

RI: Boa pergunta, 1DistrictPotter! Foi muito recorrente. Avaliamos, principalmente, a qualidade e estrutura das resenhas. O blogueiro tem todo o direito de não gostar do livro e deve expressar seu pensamento, desde que seja feito de forma respeitosa. Além disso, levamos em conta também o bom uso da ortografia, adequação do blog ao perfil da editora e número de acessos.

3) por chatporessaspaginas: A editora pode então rever a seleção após a mesma caso sejam encontrados equívocos como esse que a Gabi citou na pergunta?

RISim, poressaspaginas. Podemos rever sim a seleção se forem encontrados equívocos e retificar a lista de blogueiros selecionados.

4) por chatBlogBiblioCris: Quantos blogs serão selecionados?

RI: BlogBiblioCris: Faremos a maior seleção desde 2010! Abriremos 90 novas vagas e manteremos 80 parceiros de 2012. Para se inscrever, o responsável pelo blog deverá responder a algumas perguntas como idade do blog, número de colaboradores e motivo do interesse na parceria. Esse ano, levaremos em conta também se o blogueiro prefere receber ebook ou livro físico. Sabemos que muitos dos nossos parceiros já leem livros digitais, então nada mais coerente do que dar a vocês essa opção. 

5) por chatBrenda Bellani Prando: Se um dos critérios fosse a frequência com que o blogueiro posta, talvez ajudasse a diminuir o número de blogs parceiros desativados. Aí era só estipular uma frequência, por exemplo, pelo menos um post por mês, ou algo assim.

RI: Oi Brenda! Ótimo comentário. Recebemos também por e-mail perguntas parecidas, questionando se a periodicidade é importante. E claro que é, afinal ela demonstra o comprometimento com a parceria.

6) por chatAllison Feitosa: Mas o que conta mais: o número de seguidores ou a qualidade do blog (resenhas, posts, conhecimento dos colaboradores...)?

RI: Allison, ótima pergunta. É claro que o mais importante é a qualidade das resenhas, mas não adianta o blogueiro escrever uma resenha excelente por ano, não atualizar o blog ou não pedir mais livros da parceria. Nós valorizamos a troca entre editora e parceiro, então é importante manter o contato e a frequência das postagens durante o período da parceria. Os números de comentários e seguidores não são decisivos na escolha. Gostamos de apoiar blogs novos, em alguns casos sem muitos acessos, que tenham conteúdo de qualidade.

7) por chatJuliana Leuenroth: E qual a posição da editora? Vocês mandam livro todo mês ou o parceiro faz a escolha? Um problema sério de editoras que querem blogs parceiros é mandar um zilhão de livros para resenha...

RI: Juliana: Enviamos exemplares, releases, material de imprensa e também brindes e exemplares para promoções. Sempre mandamos um e-mail informando quais livros estão disponíveis e os parceiros podem escolher se querem solicitá-los. Só enviamos livros pedidos pelo parceiro.

8) por chatConrado Dittrich: Bom, eu tenho um site sobre uma saga da Intrínseca. Já tentei parceria, mas a editora disse que não é preciso, mas nunca pude fazer promoções e/ou trazer informações diretamente de vocês. Como eu devo proceder?

PortalHushHush: Serão aceitos sites dedicados à uma determinada série de livros, ou apenas blog de literatura em geral?

RI: Conrado e Portal Hush Hush: Nós temos duas categorias de parceiro: blogueiros e fã-clubes. Cadastramos todos os e-mails e apoiamos os eventos. Entrem em contato pelo marketing@intrinseca.com.br

9) por chatLeitoraViciada2: Gostaria de saber o que a Intrínseca se importa mais: seguidores ou pageviews? Tenho poucos seguidores, mas muitas pageviews. As editoras parecem preferir seguidores e esquecem que pageviews também são essenciais.

andreagues: A questão dos acessos que eu gostaria de entender, pois observo que blogs com sorteios possuem muito mais procura. Natualmente uma parceria favorece isso. Vocês chegam a difeenciar esse fato ou é só uma questão do número total mesmo?

Mirelle Candeloro: Essa é uma pergunta que sempre tive, se vocês levam em consideração o número de acessos e seguidores em comparação a qualidade dos blogs? Porque se levarem, significa que blogs novos não tem a mínima chance.

RILeitoraViciada2, Andreagues e Mirelle: Levamos em consideração tanto a quantidade de seguidores quanto pageviews, mas o mais importante sempre é qualidade das resenhas. Queremos blogs grandes, já bem estabelecidos, mas também gostamos de apostar em blogs que ainda estão começando.

10) por chatIgor Feuser: Meu blog tem temas bem variados,ou seja, não posto apenas resenhas. Tem algum problema?

RI: Igor, não precisa ser um blog dedicado somente aos livros, mas é preciso ter um bom espaço para isso.

11) por chatJoyce Gadiolli: O que uma resenha precisa ter para ser considerada excelente?

RI: Boa pergunta, Joyce! Cada pessoa tem uma forma diferente de resenhar ou de falar sobre um determinado assunto. O que é bacana e a gente gosta de ver, ler e reler é quando nota-se o envolvimento de quem escreve com a história, livro ou seja o que for. Não há uma fórmula mágica para se ter diferencial, o que pode às vezes nos tocar de forma única pode não ser o mesmo para outra pessoa. É aquele chamado borogodó, sabe? 

12) por chatLiliana Lacerda: Uma coisa que sinceramente me deixa triste na hora de me inscrever pra seleção é que a listagem de parceiros não muda muito. É praticamente feito de cartas marcadas. Não seria mais justo se a seleção mantivesse apenas metade dos blogs já parceiros e a outra metade fosse para todos?

estanteurbana: Sobre os blogs que ja foram parceiros em semestres anteriores e estão renovando é verificado se a parceria foi realmente proveitosa, ou levam em consideração apenas os principios ja esclarecidos como qualidade, seguidores e etc.

RI: Nós cuidamos muito dos nossos bons parceiros e é natural que alguns nomes se repitam desde a primeira seleção. Porém, dessa vez, dos nossos 157 parceiros apenas 80 terão a parceria renovada. Abriremos 90 vagas, o maior número desde que começamos as parcerias.

13) por e-mailIntrinseca: Agora uma pergunta que recebemos por e-mail, da Patrícia. Muitas vezes, principalmente no último ano, foi possível ver nas redes sociais uma grande movimentação contra os plágios cometidos por blogueiros contra blogueiros, que copiavam sem tirar nem por as resenhas que os plagiados passaram horas fazendo, então o que eu gostaria de saber é se alguma vez vcs aprovaram um blog acusado e plágio?
Se descobriram como agiram com o plagiador? E o que eu posso fazer se meu blog foi plagiado por um blog parceiro da editora e que plagiou uma resenha minha de um livro da editora?

RI: Já ouvimos diversas acusações de plágio. Procuramos sempre ficar atentos para esse tipo de situação. Quando o plágio é confirmado, encerramos a parceria. A relação entre editora e parceiro deve ser sincera. Se o blogueiro acha que não vai dar conta de fazer uma resenha por qualquer motivo, ele deve avisar. Não adianta copiar o post de outra pessoa. Como os blogs são muitos, contamos com a ajuda de vocês nesses relatos e denúncias.

14) por chatConrado Dittrich: Então a gente pode se inscrever nessa seleção, ou só é preciso enviar o e-mail para Marketing(etc)? Pois eu já enviei o e-mail antes e só consegui algumas conversas... 

RI: Conrado, para ser um blogueiro parceiro é preciso se cadastrar através do formulário que será disponibilizado após o chat. A partir dele avaliaremos o blog. O cadastro do fã-clube é que é através do e-mail.

15) por chatporessaspaginas: Gostaria de saber se, caso o parceiro opte por digital, mas queira fazer uma promoção, se é possível receber também o livro impresso. E também uma vez que o parceiro solicite o livro digital e em outra ocasião preferir um livro impresso, se isso seria viável: ter as duas opções.

RI: Oi poressaspaginas! A decisão não será definitiva. Poderá mudar a cada nova solicitação. Sobre as promoções: podemos manter o envio do físico.

16) por chatGlizia Paulo: Eu tenho uma pequena pergunta. Meu site não é voltado apenas para a parte de literatura, mas existem mais pessoas postando sobre assuntos variados. Isso tem algum problema para envolver em uma parceria?

RI: Glizia, não é fundamental que o blog parceiro seja exclusivamente de literatura, desde que tenha um espaço para isso.

17) por chat: Renata Duarte: Já tem previsão pra data que sairá o resultado?

Sabrina Antonagi: como faço para me cadastrar?

Julio Inhasz: Tem alguma previsão de quando a lista de renovação e a lista de parcerias novas serão divulgadas?

RIPessoal, várias pessoas estão perguntando sobre a data do resultado da seleção. As inscrições ficarão abertas nessa página, logo após o chat, de hoje até o dia 1º de março. O resultado será divulgado dia 22/03.

18) por  e-mailEssa é da Amanda: Para a Intrínseca, quais os elementos básicos que uma resenha deve ter para ser considerada boa (não no sentido positiva/negativa, mas uma resenha bem escrita e construída)?

RI: Não há um modelo de resenha, Amanda. Pode-se fazer isso de diversas formas, inclusive bem diferente do modelo tradicional de introdução-desenvolvimento-conclusão. A ortografia sempre será o mais importante, mas temos exemplos bacanas de resenhas diferentes, como as feitas em formato de carta para A culpa é das estrelas. Vale a criatividade de cada um!

19) por chat: Glizia Paulo: Ah okay XD E só mais uma pergunta! Vocês cobram tempo limite para publicar a resenha?

Karol Alencar Rabelo: sobre a avaliação da qualidade das resenhas, importa o tamanho da mesma? a preferência é de resenhas mais longas ou não importa?

Luizinho Pinho: A editora está sempre acessando e monitorando os blogs parceiros, para saberem que estão fazendo com o combinado na parceria?

RI: Glizia, Karol e Luizinho: Estamos sempre monitorando os blogs que são nossos parceiros. Não existe tamanho específico nem preferência por tamanho, Karol.
Não existe um prazo específico, mas, para receber o livro seguinte, o blog deve ter resenhado o anterior. Não mandamos todos os nossos lançamentos, apenas os solicitados pelos parceiros. Então sim, todos os livros pedidos devem ser resenhados. Os livros para sorteio são enviados para os ganhadores diretamente da editora, para que o blogueiro não precise arcar com os custos do envio.

20) por chatSabrina Antonagi: Qual a chance de um blog novo ser aceito?

RI: Oi Sabrina, já respondemos no ínicio. Como levamos em consideração mais o texto do que seguidores é claro que há chance de novos blogs serem aceitos.

21) por chat: miloca_araujo: Vocês já selecionaram os blogs renovados? Quando sai a lista de renovações?

AmandaAriela: Os blogs que parceiros que terão a parceria renovada, já foram selecionados?

MPessoais: Olá! Já sabem quais blogs que são parceiros hoje vão continuar? (os 80 mencionados)

Eduarda Menezes: O resultado da renovação dos blogs sairá junto com o resultado das novas parcerias?

RIPara os que já são parceiros da Intrínseca: a seleção dos blogs com a parceria renovada será divulgada hoje através do e-mail.

22) por chat: Luciana Tazinazzo: A quantidade de livros da Intrínseca resenhados influencia na seleção?

RI: Luciana: Não! O importante é gostar dos nossos livros. Rs. Se percebermos que o blog tem um perfil que combine com nossas publicações, é mais fácil fecharmos parceria. 

23) por e-mail: Recebemos por e-mail, do André:
O layout do blog influencia na escolha? O que vocês procuram no layout; Durante a parceria vocês dão toques nos parceiros sobre o que podemos melhorar ou o que vocês acham que não esta legal?

RI: O blog deve ter uma boa apresentação. Não é necessário seguir um padrão de layout, mas é fundamental que ele seja adequado ao perfil do blogueiro e ao conteúdo publicado por ele. Durante a parceria sempre procuramos dar um retorno e conversar sobre o que está, ou não, funcionando. Também gostamos de ouvir sugestões, críticas e elogios dos nossos parceiros, é claro!

24) por chatShah Aguiar: Os livros para resenha não precisam ser necessariamente lançamentos, certo?

RI: Oi Shah! Não precisam ser necessariamente lançamentos não. Podemos disponibilizar os livros de catálogo, mas é claro que é importante que o blogueiro inclua os lançamentos nos pedidos.

25) por chatBeatriz Gosmin: Também avaliam as redes sociais do blog? Porque alguns (em plataforma wordpress) já não utilizam o sistema de seguidores do blogger. Usam páginas do facebook, twitter.

Joao Victor: E quanto ás redes sociais? Podemos esperar interação com a editora? (:

Ananda Dias: Vocês levam em consideração as atualizações em redes sociais?

MlleLovebooks: Toda editora se importa com a divulgação dos seus livros, claro. Mas algumas exigem que seja necessariamente pelo blog. Para vocês, vale também divulgar pelas redes sociais, tipo twitter, Facebook, etc?

RI: Beatriz, João e Ananda: Levamos sim em consideração a forma como o blogueiro lida com as redes sociais ligadas ao blog. Observamos os acessos, seguidores e interação, mas repetimos: esse não é o principal critério na avaliação.

26) por chat: Mayumi Ferreira Condo: Quantos livros podem ser solicitados por mês?

Luciana C. T. Leomil: Existe um limite de livros por mês que podem ser solicitados pelos blogs parceiros a editora?

RIOi Mayumi e Luciana! Quantos vocês derem conta de ler resenhar. Rs. Brincadeira. Não existe um número restrito, mas não adianta ler e resenhar de qualquer jeito, né? 

27) por chat: Gustavo Sarabando: Quando existe uma equipe que escreve para o blog, como é feito o envio de exemplares para resenha? O blog que decide quem pede, tem uma ordem específica, como funciona?

Jordana Silva: Intrinseca: se o blog tiver colaboradores e as opçoes do mes agradarem a dois deles voces enviam os dois ou é apenas um livro por mÊs?

RI: Gustavo e Jordana: uma pessoa deve ser responsável pelo contato com a editora e ela vai nos informar o endereço para envio de um exemplar para o blog.

28) por chatJulio Inhasz: Se um blog manteve parceria durante 2012 inteiro, caso o nome não apareça na lista de renovação ele poderá se inscrever novamente?

RI: Julio, SIM! Caso o nome não apareça o blog pode se inscrever novamente!

28) por chatGabriel Utiyama: Boa tarde, Intrínseca. Desculpe se a pergunta já foi feita anteriormente. Vocês contemplarão vlogs literários? (Digo daqueles que possuem apenas vlog, sem um blog de apoio).

RI: Gabriel, você pode fazer a inscrição do vlog e ele será avaliado da mesma forma por nós, ok?

29) por e-mailenviada pela Monique: Como vocês percebem o retorno da divulgação de determinado livro? O aumento de vendas em cima da divulgação dos blogs é algo visível logo de cara ou leva algum tempo?

RI: O retorno é visível, sim, mas não é imediato. Cada resenha funciona como publicidade para o livro, com a diferença de que os blogs são espaços abertos para comentários e interação diretamente com os nossos leitores. A força disso é enorme, temos certeza de que acabamos falando diretamente com quem nos interessa. 

30) por chatAnanda Dias: Vocês irão enviar e-mails para os não selecionados?

RIAnanda, nós recebemos sempre mais de 800 inscrições a cada abertura de parceria e já é um processo bem complicado avaliar os que consideramos aptos. Infelizmente não temos como retornar e dar esse feedback para cada inscrito. :/

31) por chatKarol Alencar Rabelo: Vocês vão disponibilizar a transcrição desse chat? Perdi algumas partes...
Obs.: Até o momento que preparei o post, essa transcrição não estava no site.

RISim, Karol. Vamos disponibilizar para que todas as dúvidas fiquem online.

32) por chatAmandaAriela: Se eu ainda tiver dúvidas, posso encaminhar para o email ou twitter de voces?

RIClaro, Amanda. Pode mandar as dúvidas para marketing@intrinseca.com.br

33) por chatConrado Dittrich: Os fã-clubes teriam uma possibilidade de receber outros títulos da editora, para que possam fazer uma resenha e divulgá-los como uma "dica de leitura"?

RIConrado, as parcerias são diferentes. Os fã-clubes só recebem os livros referentes à série. Para receber outros títulos é preciso ser um blogueiro parceiro.

Bom queridos, é isso. Espero que façam bom uso desse material e boa sorte aos que tentarão entrar para o time da Intrínseca. Até a próxima.

UPDATE 27/02/2013: Para ver o conteúdo oficial da Editora, clique aqui.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.