Resenha: O azarão



Título: O azarão
Trilogia: Irmãos Wolfe - Livro 01
Autor(a): Markus Zusak
Editora: Bertrand Brasil
ISBN: 9788528616439
Número de páginas: 176
Ano: 2012
Skoob | Comprar
Antes de tornar-se mundialmente conhecido, Markus Zusak escreveu uma trilogia de sucesso que somente agora está sendo publicada no Brasil. O primeiro título chama-se O Azarão. Fãs de A menina que roubava livros não podem deixar de ler os romances que inciaram a carreira estelar desse autor. Narrado em primeira pessoa, o livro apresenta a história de Cameron Wolfe, um garoto de 15 anos, perdido na vida e que vive às turras com a família. Trabalha com o pai encanador e sua mãe está sempre brigando com os filhos, na pequena casa onde todos moram juntos. Steve é o mais velho e mais bem-sucedido. Sarah é a segunda, e está sempre dando uns amassos com o namorado. Rube é o terceiro e o mais próximo de Cameron. Os dois, além de boxeadores amadores, vivem armando esquemas para roubar lojas e outros locais do tipo. Contudo, os planos nunca saem do papel. Uma história sobre a vida e sobre as lições que dela podem ser tiradas. Um romance de formação que exibe um jovem incorrigível, infeliz consigo mesmo e com sua vida. - "Tento ser humano em minha escrita. Comecei a escrever porque era o caminho natural. Durante o ensino médio eu era muito introvertido. Sempre tinha histórias na cabeça. Então comecei a escrevê-las." - Markus Zusak
Minha opinião
Esse livro foi cedido pela Editora Bertrand Brasil para resenha.
Já li os dois livros do autor publicados antes no Brasil - A menina que roubava livros e Eu sou o mensageiro - e mesmo sabendo que as duas narrativas são completamente diferentes, eu queria que tivesse algo deles nesse livro, mas ainda bem que isso não aconteceu pois pude me surpreender.
O livro faz parte de uma trilogia e nesse primeiro volume nos conta a estória do jovem Cameron Wolfe de 15 anos e paralelamente nos trás um pouco de seus outros irmãos: Sarah, Steve e Ruben. Cameron nada mais é do que um jovem  em fase de transição entre a adolescência e a vida adulta, cheio de conflitos internos e sempre se mete em encrencas junto com seu irmão Ruben.
- Ele está lutando contra o mundo.
E, agora, observo o azarão no meio do círculo lutar, pôr-se de pé, cair e voltar a se apoiar nos quadris e nos pés, e lutar de novo. Ele continua na luta, por mais que caia. Levanta.Algumas pessoas comemoram. Outras riem agora e xingam.
Página 101
De uma forma despojada e leve, o autor conversa com seu leitor durante todo livro, fazendo com que você interaja com o personagem e se aproxime cada vez mais dele até porque ele vai te preparando para o que vem a seguir. Garanto que não vai ser difícil você se envolver pois quem não estiver passando por essa fase da adolêsncia, já passou em algum momento. Um exemplo são os sonhos que ele tem em função de seu primeiro amor, porque ele começa a perceber a vida de forma diferente só para poder ser merecedor dela. São explorados alguns conflitos do personagem com a família, amigos
Neste momento, tenho que admitir que todas as queixas sobre o jantar me envergonham agora, sobretudo, por causa do modo como as pessoas nas ruas da cidade ficam pedindo comida. Ma é fato: eu me queixava.

Página 110
A escrita é em primeira pessoa em forma de diálogos com o leitor e flui muito rápido (li em cerca de 2 horas). O livro é bem curtinho por isso é difícil detalhar mais a história sem trazer spoilers. Recomendo a todos que admiram o autor, mas não esperem algo a altura de suas outras obras, pois esse livro é totalmente diferente. Pra quem quer conhecer o trabalho dele também é uma boa pedida, mas confesso que não é a minha obra favorita dele. Aguardo agora o próximo livro da trilogia pra saber como será desenvolvida a trama. 

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.