Resenha: Seraphina




Título: Seraphina
Autor(a): Rachel Hartman
Editora: Jangada
ISBN: 9788564850286
Páginas: 384
Ano: 2013
Skoob | Comprar
Décadas de paz pouco fizeram para diminuir a desconfiança entre seres humanos e dragões no reino medieval de Goredd. Criaturas extremamente inteligentes que podem assumir a forma humana, os dragões frequentam a corte como embaixadores e usam sua mente racional e matemática em universidades, como estudiosos e professores. No entanto, à medida que o aniversário do Tratado de Paz se aproxima, o clima começa a ficar perigosamente tenso. Seraphina Dombergh, uma garota de 16 anos com grande talento para a música, tem um terrível segredo e razões para temer humanos e dragões. Ela se torna assistente do compositor da corte justo quando um membro da família real é encontrado morto, devido a um ataque muito ao estilo dos dragões, isto é, com a cabeça arrancada a mordidas. Seraphina, com sua inteligência e senso de humor ácido e feroz, passa a colaborar com as investigações, ao lado do capitão da Guarda da Rainha, o sagaz e encantador Príncipe Lucian Kiggs. Enquanto eles começam a encontrar pistas de uma trama sinistra para destruir a paz, a fachada cuidadosamente construída por Seraphina começa a desmoronar, tornando cada vez mais difícil manter seu segredo, cuja revelação seria catastrófica em sua vida.
Esse livro foi cedido como cortesia pela Editora Jangada.
Preciso começar dizendo que devido a classificação desse livro no goodreads, que você pode conferir aqui, comecei a leitura com um pé bem atrás porque eu costumo ser do contra e quando todo mundo gosta, eu detesto. Felizmente, esse eu gostei como a maioria, rs. Acredito que o que me encantou é que faz tempo que não leio nada com ambiente medieval e estava sentindo falta, fora que a personalidade da protagonista me conquistou.
Seraphina nos trás nada menos do que a estória de Seraphina Dombergh, uma jovem com uma habilidade indiscutível para música que mesmo carregando um grande segredo, contraria seu pai e vai trabalhar como assistente do compositor extremamente exigente da corte Viridius sendo escolhida entre mais de 20 concorrentes, ficando assim, cada vez mais exposta e ameaçando seu segredo. Paralelamente a entrada dela na corte e próximo de completar 40 anos do Tratado de Paz entre humanos e dragões, um dos membros da família real - Príncipe Rufus - aparece morto, com evidências de que foi atacado por um dragão, o que faz com que a paz entre as raças fique ameaçada.
Os dragões não tem alma. Ninguém esperava religiosidade da parte deles.
Página 12
Com uma narrativa calma e carregada de detalhes como esperado para uma história ambientada em uma época medieval com dragões, a autora constrói a protagonista Seraphina e todo o enredo composto pela tensão da situação do reino sem pressa, mas não cheguei a me sentir entediada devido a intensidade dos acontecimentos e a quantidade de personagens envolvidos, enquanto para alguns talvez as primeiras 100 páginas foram entediantes para mim, tudo fez sentido desde o começo basta focar bem detalhes da rotina da protagonista. O mundo criado por Rachel, é único pra mim pois nunca li nada próximo antes, mas que não tive dificuldade de acompanhar devido a riqueza de detalhes com que a autora nos dá durante a narrativa. E assim também é com os personagens que  mesmo sendo muitos, cada um explorado no tempo certo.
A estória é narrada pelo ponto de vista de Seraphina e ela logo encanta a Princesa Glisselda, durante as aulas de música, além de conquistar a confiança do Príncipe Lucian Kiggs, no decorrer das investigações da morte de seu tio devido a sua coragem e determinação. Espero que em especial esses dois personagens tenham sua trama mais explorada, pois prometem grandes feitos ao longo da série. Sua relação com o seu professor Orma e seu pai Claude, também me cativaram pois a relação de amor e respeito é muito bonita.
Tem um pouco de romance no livro, mas não é o foco maior da trama. As partes mais românticas ficam por conta da revelação do passado dos pais da protagonista e fatos inesperados no destino de Seraphina, que não posso dizer quais por considerar spoiler.
Mil arrependimentos tive no amor,
Mil vezes desejei mudar o passado.
Eu sei, meu amor, não há caminho de volta,
Não há como renegar nossos mil deveres.
Temos de seguir com o coração pesado.
Mil arrependimentos tive no amor,
Mas de você nunca me arrependerei.
Página 308
Um dos meus maiores medos quando iniciei a leitura, era como a autora abordaria essa habilidade dos dragões em assumir a forma humana e o quanto ela faria com que as duas raças se "igualassem", mas isso fica mais na aparência física do que na personalidade já que os dragões pouco conseguem entender dos nossos sentimentos e aparentemente temem as emoções humanas. 
A proximidade que temos da situação da protagonista e suas análises em torno desse universo entre humanos e dragões que vai nos fazer amar ou detestar o livro. Será impossível gostar do livro sem torcer pela personagem, posso me arriscar dizer que a essência de tudo que acontece, é a própria protagonista.
Com uma diagramação simples e uma revisão impecável - eu não achei nenhum erro durante a leitura - Seraphina promete ao leitor - e cumpre - grandes aventuras durante as suas mais de 300 páginas, além de contar com extras ao fim da edição com o nome de todos os personagens e um glossário, além da tradução de um conto que faz parte da série, mas não recomendo a leitura dele antes da leitura do livro pois pode não ser tão aproveitado. O desfecho é satisfatório, a autora encerra todos os conflitos apresentados para esse capítulo, sem deixar de fora os ganchos para a sua continuação que promete demorar, tendo em vista que o segundo livro ainda não saiu. 
Apesar de saber que é uma série, não sei ainda quantos volumes serão, mas acredito que possam ser até quatro pois assunto e criatividade pra isso a autora tem, tudo vai depender de como será evoluído o próximo livro, que provavelmente só sai por aqui em 2014.
Leitura mais do que recomendada para quem gosta de literatura fantástica bem construída e, claro, de dragões. Certeza que você nunca viu dragões como esses.
Confira também o book trailer do livro:


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.