Resenha: A lenda da gralha azul



Título: A lenda da gralha azul
Autor(a): Márcia Tolotti
Ilustrações: Carlinhos Muller
Editora: Belas Letras
ISBN: 9788560174966
Páginas: 28
Ano: 2012
Skoob | Comprar
A Lenda da Gralha Azul conta a luta de um pássaro preto que sonhava em ser azul e simboliza os aspectos culturais, sociais e econômicos de um povo que aspira ascensão social por meio da realização de seus ideais. Para se tornar azul, a gralha busca dia após dia a realização de seu sonho, tendo como amigo e incentivador um lendário pinheiro sobrevivente da era glacial. Após muita perseverança e algumas intempéries a gralha se torna um pássaro azul, demonstrando que realizações são alcançadas quando são, efetivamente, buscadas.
Esse livro foi cedido para resenha pela Editora Belas Letras.
Em A lenda da gralha azul, somos presenteados com a busca da gralha pelo seu sonho que é de se tornar azul. Para que ele se realize, ela sai todos os dias voando em busca disso, cada vez mais alto, mesmo quando todos acham que ela deveria desistir e zombam dela. E é aí que ela nos dá uma lição de perseverança, mostrando que quem acredita, sempre alcança seus objetivos. Além disso, o livro nos chama a atenção de questões sociais como a preservação das florestas e o papel dos animais nessa rotina.


Nada mais justo que em uma época em que muitos tem feito apelos ecológicos terem livros infantis com esses temas para crianças, e em A lenda da gralha azul além de conscientizar as crianças sobre a importância da preservação ambiental, a autora fala também da preservação dos nossos sonhos mostrando toda a garra da gralha em correr atrás do seu sonho e da ajudar na preservação da floresta após um acidente que abala a todos.
Eu sou apaixonada por livros ilustrados, meu filho tem vários e quando vamos nas livrarias folheamos bastante livros e por isso não deixei de notar que nesse a ilustração foge do convencional o que fez pensar se realmente o objetivo era apenas conscientizar as crianças pois ficou voltado para adultos também. O ilustrador com certeza fez um belo trabalho fugindo daquela "fofura" comum dos livros infantis e deixando ela mais parecido com o tema que carrega.

Livro recomendadíssimo principalmente para educadores pois aborda de uma forma muito bacana o desmatamento. Eu queria colocar algumas imagens, mas nenhuma ficou muito bacana, então fica pra próxima, rs.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.