Resenha: Londres




Título: Londres
Autor(a): Érica Lopes
Editora: Sem editora
ISBN: 9788591071357
Páginas: 303
Ano: 2011
Skoob | blog da autora | Comprar
Este é apenas um poema de amor escrito em um pedaço de papel (...) Durante uma viagem para Londres Clara Giombelly percebe que para sua felicidade é preciso fazer escolhas. “O passado não volta, e a felicidade só depende de nós”. Londres foi o cenário de uma linda e emocionante história de amor no qual o destino brinca de unir e separar duas almas apaixonadas. Clara e Adam vivem um conturbado relacionamento que nos faz questionar até que ponto vale à pena deixar um grande amor e viver uma vida de mentiras.
Esse livro chegou até mim através de um book tour que participei do livro a convite da própria autora. Obrigada pela honra de poder conhecer esse pedaço seu Érica.

Em Londres conhecemos a jovem Clara Giombelly, uma jovem de 23 anos que apesar de ser extremamente influenciada pela mãe em suas escolhas, parte para Londres para cursar sua pós graduação após ganhar uma bolsa de estudos junto com sua amiga Sofia que tem 25 anos. Clara é psicóloga e Sofia, jornalista.
Logo no inicio da história, em um dia que Clara sai atrasada para a universidade e tudo poderia dar errado ela conhece Adam, um jovem músico que mora no mesmo prédio em que ela e, a partir daí começa o caso de amor deles dois. Coincidentemente,  Sofia conhece Josh que divide o apartamento com Adam e fica tudo em família, rs. Mas ao contrário de Adam e Clara, os dois não emplacam um romance de cara pois ambos tem mágoas de antigos relacionamentos e são cautelosos.
Uma palavra no momento errado, pode trazer consequências dolorosas...
Página 73
Clara sempre foi muito manipulada pela mãe e isso fica claro logo quando ela começa a se envolver com Adam e deixa de contar a mãe o que está acontecendo, já prevendo que a mãe não aprovaria o romance. Adam é aparentemente um rapaz seguro, mesmo com alguns conflitos pessoais que carrega. O que eles tem em comum? Nada, mas parece de cara que um esperou pelo outro a vida toda. Confesso que quando o amor é a primeira vista e tão intenso, fico com a pulga atrás da orelha e por isso torci mais pro casal secundário do que para os protagonistas, por achá-lo mais convincente, mais real e mais próximo as minhas escolhas pessoais.
Eu me apaixonei por você pelo que você é. Quero que esteja ao meu lado quando meu mundo estiver estressado, quando me faltar forças. Quero que seja minha mulher.
Página 117
Com uma narrativa doce beirando a poesia, Erica nos traz um romance carregado de sentimentos e escolhas pois Adam comete muitas burradas após perder o pai e Clara precisa escolher entre apoiar seu grande amor ou progredir na sua vida pessoal. Apesar de ter achado a protagonista um tanto perdida na vida, sei que ela é uma personagem totalmente real e palpável, quem aí não conhece alguém que vive na sombra dos pais e quando está sozinho se perde nas escolhas e acaba cometendo vários erros? É com essas escolhas que ela amadurece, mas infelizmente não se livra totalmente da influência materna mesmo passando tanto tempo afastada dela. 
Se quiser resolver pequenas coisas, comece mudando algumas coisas de lugar...
Página 236
Mesmo com um final surpreendente e totalmente fora do que eu esperava, não fiquei satisfeita com ele por questões extremamente pessoais. Foi difícil pra mim aceitar aquele final (#ChoraLoucamente), mas acha muito bacana a autora surpreender o leitor. O livro é narrado pela visão da protagonista e tem algumas poesias durante toda história que dão um toque especial a leitura. Recomendado.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.