Resenha: Sonhe Mais




Título: Sonhe mais
Autor(a): Jai Pausch
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581630342
Páginas: 392
Ano: 2013
Skoob | GoodReads
Jai Pausch passou por um trauma: a perda do marido para um câncer de pâncreas. A enfermidade de Randy Pausch também destruiu as verdades e as certezas em que Jay acreditava. Pega de surpresa pela doença, que avançou rapidamente, Jay Pausch precisou inverter suas prioridades. Acostumada a cuidar da família, percebeu que aquele era, também, o momento de cuidar de si mesma, porque, do contrário — caso fraquejasse —, sua família não sobreviveria. E, apesar de todas as alterações pelas quais passou, foi capaz de registrar a maior parte de suas experiências, dúvidas e medos.
Este registro acabou se constituindo num relato vigoroso sobre como a morte muda o relacionamento entre as pessoas e sobre como é possível sobreviver, passo a passo, a essas mudanças.
Sonhe Mais é referência para todos os que estão vivendo uma fase de transição e é leitura obrigatória para aqueles que passaram, ou estão passando, por um momento de dor.

Esse livro foi cedido para resenha pela Editora Novo Conceito.
Sonhe mais aborda, superficialmente, a luta de Randy Pausch contra um câncer no pâncreas e como a sua esposa e autora do livro Jai Prausch conseguiu lidar com toda essa situação. De forma bem clara e objetiva, Jai partilha como ela e Randy se conheceram, apaixonaram e formaram a sua família feliz para depois receber uma noticia que mudaria sua família de forma tao significativa, como enfrentaram os obstáculos que a doença trouxe para o convívio familiar, afinal tinham 3 filhos pequenos - o mais velho tonha 3 anos e meio - quando ele teve o primeiro diagnóstico de câncer.
Para mim, Randy era lindo, mas é preciso muito mais do que boa aparência para alguém se apaixonar. Acho que deve ter sido a combinação de intelecto e humor, gênio e atleta, tecnologia e arte, honestidade e integridade que me levou até ele. Adorava o fato de ele ser um cientista sério e intelectual, mas não ser esnobe.
Página 12

Pra mim uma das partes mais interessantes do livro é a forma que o marido pensou nela e em todo apoio que ela iria precisar, posso dizer até que foi uma das poucas partes que me comoveu, afinal ele que estava doente, mas conseguiu focar em sua família antes de tudo. Como nem tudo são flores, confesso que a leitura foi um tanto arrastada pra mim por motivos óbvios, já que não consegui me conectar com a vida deles na maioria dos momentos. Por isso não posso dizer que aproveitei a leitura, mas consegui entender tudo que a autora quis alcançar com ele, que é mostrar os dramas enfrentados por um cuidador de um paciente terminal e como é difícil administrar isso na vida própria e dos seus filhos pequenos.

Como o livro é praticamente em antes, durante e depois da doença do marido da autora, alguns fatos se repetem ao longo do livro e isso pra mim foi bem complicado porque não sei encarar isso como algo positivo ou que faça parte da história, a impressão que tive é que o livro foi mal estruturado mesmo por chegar a tornar a leitura cansativa ao ponto de você pensar "eu sei que já li isso", algo que particularmente me deixa incomodada. A narrativa é toda em primeira pessoa, dessa forma não fica vago entender como Jai passou por cada etapa dessa triste luta do marido contra o câncer e de como ela enfrentou seu luto e o de seus filhos para se manter bem. Se sentir compadecido pelas situações enfrentadas, pode ser algo bem comum de acontecer justamente por isso.

Uma das melhores partes do livro pode se dizer que é o luto pois ela fala sobre como enfrentou a sua perda de uma forma tranquila, mas sem se privar dos momentos de choro e desespero que a situação sempre exige de quem perde um ente querido, desmistificou pelo menos pra mim, que quando a gente já sabe que vai perder essa pessoa as coisas podem ser mais simples. Recomendado para quem vai passar por algo similar ou quer entender um pouco sobre o que acontece com essas famílias, caso contrário, a leitura pode ser monótona em algumas partes do livro já que ele aborda apenas isso. Diagramação interna simples, não encontrei erros de revisão.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.