Resenha: O futuro de nós dois




Título: O futuro de nós dois
Autores: Jay Asher, Carolyn Mackler
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501097231
Páginas: 384
Ano: 2013
Skoob | GoodReads
É 1996, e menos da metade dos alunos das escolas de ensino médio nos Estados Unidos já tinham usado a internet. Emma acaba de ganhar o primeiro computador e um CD-ROM da America Online de Josh, seu melhor amigo. E ao instalar o programa, logo no primeiro acesso, descobrem que acabam de entrar no Facebook, dali a quinze anos. Todos se perguntam como será o futuro. Josh e Emma estão prestes a descobrir...

Esse livro foi cedido como cortesia pelo Grupo Editorial Record.
Tenho que admitir que assim que o livro foi lançado não despertou muito minha atenção, achei que seria um romance bobo pelo título e nem parei para ler a sinopse, mas quando ele chegou aqui de surpresa dois meses atrás com um cubo mágico, um imã de geladeira em formato de mini game e uma réplica do CD da AOL, tudo ficou bem diferente porque quis entender a relação dos itens com o livro.




Logo no início do livro, estamos no ano de 1996 e Emma ganha um computador de presente do seu pai após o nascimento da primeira filha dele no atual casamento, parece ser uma forma de compensar a ausência já que ele se mudou para longe dela recentemente. Josh tem um CD que ganhou da AOL com algumas horas grátis de acesso a internet e como seus pais não querem que ele use, sugerem que ele leve para ela. Quando ela entra na internet pela primeira vez, é direcionada ao Facebook, isso mesmo o nosso querido e amado "feice" de hoje, mas como se em 1996 não existia nenhuma rede social ainda? O mais curioso é que ela começa a ler fragmentos de sua vida 15 anos pra frente, ou seja, começa a descobrir partes do seu futuro e nem sempre gosta muito do que vê. De tão perturbada com a ideia, ela compartilha com Josh, na esperança de que ele possa ajudá-la a entender se isso é uma brincadeira, ou um aviso real do futuro e aí começam as maiores confusões.

Emma e Josh apesar de serem amigos de infância, estão um pouco afastados desde que um  mal entendido gerou um clima ruim que nenhum dos dois sabe lidar pra se desculpar. Emma se sente mal interpretada e Josh um tanto enganado por ela, coisas que acontecem entre adolescentes que são amigos desde sempre, ou não, mas que fazem você se aproximar dos protagonistas por sua simplicidade. Enquanto ele parece sempre em busca da pessoa certa (pelo menos foi o que senti nele durante a leitura) e é bem na dele, ela já fica com os caras que sente vontade, sem pensar no futuro.

Paralelamente aos desencontros dos dois, conhecemos os amigos deles Kellan e Tyson, ela uma romântica incorrigível que acredita no amor de forma tão insistente que contagia e Tyson, é aquele tipo de cara que magoa sem intenção, mas magoa. Pra mim, os dois são tão importantes na trama toda quanto os protagonistas, mesmo sem fazerem ideia do que eles estão aprontando revirando o futuro de todos.
- Ele partiu seu coração! Como você pode chamar isso de amor se ele deixou você tão magoada? (...)
- Foi amor por que valeu a pena.
Página 62
A narrativa é em primeira pessoa, mas intercala entre o ponto de vista dos dois, ou seja, cada capítulo e dedicado a um personagem. Sei que narrativas assim te fazem sempre ter um personagem favorito, só que isso não aconteceu comigo nesse livro, me envolvi e me encantei pelos dois pode ser porque tive todas as inseguranças de Emma na adolescência e amigos tão fofos como Josh, então fica difícil escolher um lado, rs.

Os autores souberam trazer muito bem para história as relações paralelas dos personagens, as descobertas de cada um sobre si mesmo que leva ao amadurecimento dos sentimentos deles e a forma de encarar as próprias amizades e achei isso super bacana, além de falar sobre algumas coisas muito gostosas dos anos 90, mas não espere referências cansativas sobre isso, são apenas citadas durante o texto e não aprofundadas o que acho essencial pra não cansar quem não viveu nessa época e ficaria perdido por ali. A única coisa que eu realmente senti falta, foi de um epílogo no fim para esclarecer alguns fatos que ficam por conta da imaginação do leitor, tirando isso funcionou perfeitamente comigo.
- Foi seu amigo que acabou de gritar "ei cabeção"?
- Tyson - digo. - Tenho certeza de que ele disse isso com amor.
Página 353
Uma pergunta que eu tenho me feito frequentemente, mas com esse livro foi algo bem intenso é: Como um livro que você não espera muito pode te surpreender. Tudo bem que eu esperava que fossem citadas mais coisas da época de 1996 (que eu tinha apenas 11 anos), mas mesmo assim a leitura foi extremamente prazerosa e com doses nostálgicas de como a gente fazia pra se comunicar sem ter celular, sem usar SMS e telefone a toda hora.

A diagramação é ótima, tenho que ressaltar que nesse quesito os livros da Galera são maravilhosos, pelo menos todos que peguei tem uma fonte confortável e as folhas em papel pólen que pra mim fazem muita diferença na hora da leitura. Recomendo pra quem gosta de um história bem leve recheada de amor e amizade.
Coisas boas acontecem com quem espera.
Página 151

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.