Resenha e Sorteio: Adeus, Facebook




Título: Adeus, Facebook
Autor(a): Jack London
Editora: Valentina
ISBN: 9788565859059
Páginas: 180
Ano: 2013
Skoob
Parar e pensar sobre como as novas tecnologias transformarão o mundo parece algo impossível de se fazer. Sempre preocupadas em atualizar o status online, cada vez mais as pessoas têm menos tempo livre. Além disso, a natureza volátil das redes sociais permite que tudo nessas plataformas possa mudar de um dia para o outro. Este novo cenário já alterou a forma de empreender tanto no Brasil quanto no mundo. Empresas como o Google e o próprio Facebook surgiram do nada e hoje são gigantes no mercado, enquanto outras que eram consideradas quase infalíveis tiveram que se readaptar para não morrer. A forma de empreender mudou. Ao mesmo tempo, as marcas nunca estiveram tão conectadas com seu público e a criatividade não tem limite. Barreiras linguísticas e geográficas estão ficando sem importância, e aquele que deseja empreender deve saber que seu público alvo pode estar do outro lado do mundo, da mesma forma que seu concorrente direto. Surgiram startups com sucesso em um dia e desastre noutro. Quantas empresas conseguiram, de fato, se manter no mercado com mais de 1 ano de existência? Como aprender com elas para não cometer os mesmos erros? O escritor Jack London, considerado em um levantamento feito pelo site IDG NOW como um dos 10 nomes mais importantes da internet no Brasil, vem acompanhando de perto todos esses processos em sua coluna sobre empreendedorismo na revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios e agora, com essa coletânea de seus mais instigantes artigos, aulas e palestras, podemos traçar com detalhes o panorama atual da nossa sociedade: digital, imprevisível e mutante. Adeus, Facebook – O Mundo Pós-Digital fala sobre o que está acontecendo no mundo digital, sobre o futuro das redes sociais e sua influência em nossas vidas, como o Brasil lida com essa nova realidade e como empresas e empreendedores podem usar isso em seu favor. O livro ainda nos remete a algumas perguntas essenciais e nos faz questionar: O que nos espera quando todo esse sistema entrar em crise? É possível imaginar o futuro?

Esse livro foi cedido para resenha pela Editora Valentina.
Apesar de o título dar a ilusão de que uma das maiores redes sociais do mundo precisa chegar ao fim ou você precisa policiar seu uso, não é exatamente sobre isso que ele aborda. Em Adeus, facebook, o autor Jack London, nos trás uma reflexão, ou melhor várias, sobre o uso de mídias digitais por empresas e usuários comum, a forma como isso impacta no nosso dia a dia em todos os sentidos (compra, venda, relacionamentos, etc) e porque nos rendemos a elas.


Nos tempos atuais, praticamente todas as empresas são influenciados pela internet, mesmo que algumas empresas pouco usem esse recurso ainda, são importantes para o relacionamento com os clientes e permitem até um atendimento mais dinâmico e ágil em algumas situações com o uso das redes sociais, mas claro ainda tem que reme contra a maré e é sobre esse e muitos outros aspectos que os textos do autor tratam.
Estaremos vivendo o tempo do fim da informação e da reflexão duradoura?
Página 44
Eu imaginei que seria um livro bem técnico, que citasse vários estudos massantes e tediosos, com fontes para o leitor se aprofundar no conteúdo, que fosse mais um daqueles livros que se recomendam em tantos cursos relacionados a comunicação e empreendedorismo - se bem que hoje em dia, todas as profissões requerem um pouco de conhecimento nessa áreas -, mas o livro foi muito mais que isso.
Afinal, pra que serve mesmo a internet?
Página 115
Pra mim que já sou adepta a ler artigos sobre tecnologia e empreendedorismo, o livro foi um excelente agregador de conhecimento, posso até dizer que mesmo você que nunca leu nada do tipo, mas pretende trabalhar com gestão de pessoas e/ou empresas o livro é bom pra se ambientar sobre o tema se você não sabe nada a respeito. O melhor de tudo é a forma como o autor traz coisas cotidianas para abordar os assuntos se abusar de termos técnicos que acabam entediando o leitor.
95 milhões de brasileiros tem acesso a internet. Trata-se de uma amizade de verão ou uma parceria duradoura?
Página 162
Entre todos os tópicos que ele aborda no livro, o que mais me chamou a atenção foi o que ele cita o analfabetismo funcional e digital, que eu considero como um problema para o desenvolvimento do país como um todo. Afinal, em um mundo todo digitalizado, quem não sabe lidar com as funções que os aparelhos eletrônicos trazem pode sim ser considerado um tipo de analfabeto. O autor também nos faz pensar se a quantidade de analfabetos funcionais digitais é tão grave quantos os analfabetos funcionais comuns.


A diagramação do livro é ótima, assim como todos os livros da Valentina que tive a oportunidade de ler até agora. Como são artigos, a narrativa é em primeira pelo ponto de vista do autor e deixa o livro bem leve, de leitura rápida. Recomendo pra quem gosta da temática e para quem se interessa em saber o que tem a dizer uma das pessoas que mais estudou sobre os rumos da internet nos últimos anos.

Sorteio

Em parceria com a Editora Valentina, começa hoje, e vai até dia 06/09, o sorteio de um exemplar do livro Adeus, Facebook.
Para participar, basta ter endereço de entrega no Brasil, ler as regras que constam em Terms & Conditions do próprio formulário e preencher o formulário corretamente.
Boa sorte!


a Rafflecopter giveaway


0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.