#BienalEuFui: Uma visão geral sobre a minha visita a Bienal do RJ


Antes de criar o Leitora Incomum, Bienal era sinônimo de apenas uma coisa: comprar livros. Ano passado, isso mudou um pouco e esse ano ficou bem evidente que minha prioridade é conhecer a feira, os estandes e, principalmente, as pessoas que converso por twitter e e-mail o ano inteiro como leitores do blog, outros blogueiros e o pessoa responsável pelo marketing das editoras, além das novidades que sempre chegam nessa época. Se você se perguntou se eu acho essa mudança ruim, saiba que não, eu acho isso muito bom.


Cheguei no Rio na sexta de tarde (30/08) e fui da Rodoviária Novo Rio - para quem não sabe, eu tenho pavor de voar e evito sempre que posso - direto para a bienal. Ainda não acredito que consegui me virar tão bem nessa empreitada até porque pedir informações foi uma tortura pois me ensinaram de um jeito e chegou lá me falaram de outro. Enfim, como eu sou meio perdida naturalmente, me surpreendi.

A Bienal de lá é sim maior e tem mais variedade de livros e estandes que a de SP, mas tem algumas coisas na de SP que eu ainda prefiro como a acessibilidade e a organização geral do evento. Para quem não sabe, aqui tem ônibus que te leva até o Anhembi que sai de pontos estratégicos, já na questão de organização é pelo fato de a agenda completa do evento em SP ser liberada bem antes do início, dando tempo de se programar.

Sexta foi um dia apenas de circular pela feira e visitar os estandes das editoras, estava tudo muito bonito, mas os estandes de editoras que se destacam na minha humilde opinião são os da Novo Conceito e da Intrínseca que comemora 10 anos e foi disposta a arrasar lá. Os estandes da Kobo e da Kindle pra mim foram destaque também, quem sabe quebram um pouco do preconceito com os aparelhos que estavam expostos e com promoções bacanas pra incentivar a compra deles.

Sábado (31/08) foi o dia que aconteceu a coisa mais inusitada e fora dos meus planos, conheci o Nicholas Sparks. A culpa maior disso é da Rapha do Equalize da Leitura, se não fosse a vontade de dar esse presente para ela, não teria ido. O Sparks não é meu autor preferido, mas merece cada grito e lágrima, ele é muito especial e atencioso. A confusão pra ver ele foi grande, mas a culpa do tumulto não foi apenas da organização do evento não ter se preparado, mas também das pessoas que não tiveram educação alguma e faltou amor ao próximo, enfim.

Queria agradecer ao Pedro da agência Kindle por toda a atenção que tem tido com os blogueiros durante a Bienal, eita carioca gente boa.

Eu e o divo Sparks *-*


Nesse dia, tivemos o encontro de blogueiros da Editora Seguinte que foi muito bacana. Quero agradecer a editora pelo apoio e a todos que compareceram e tornaram o evento tão especial.

Foto da Rapha
Domingo teve o encontro de blogueiros no estande da Editora Planeta que contou com a presença das autoras Carolina Estrela e Liliane Prata que estavam radiantes por lá falando sobre seus livros. 
Foto da Rapha 
No quesito compras, eu decepcionei quem esperava que eu voltaria com muitos livros - inclusive a mim mesma. Tinha muita fila e eu não estava afim de enfrentá-las e acabei comprando apenas 3 livros, 2 para meu filho e um só comprei para mim que foi Híbridos. Trono de Vidro foi cortesia do Grupo Editoral Record que o blog é parceiro e a prova O Histórico Infame de Frankie Landau-Banks que será lançado no dia 27/09, foi cortesia da Editora Seguinte também parceira do blog. Também não trouxe muitos marcadores e brindes pelo mesmo motivo que fiz poucas compras, tenho pavor de multidões e evito quando posso.


A parte melhor foi conhecer as pessoas que eu já conversava pela internet pessoalmente e outras que eu só fui conhecer lá. O clima entre todos que conheci foi muito bom, infelizmente como eu já esperava, faltou conhecer várias pessoas, quem sabe na Bienal de SP isso não aconteça, né?

Falando nela, já tem data para acontecer e espero o máximo de pessoas aqui conosco.

Retirado da página do facebook do evento aqui

Queria agradecer a todos que me aturaram nesse fim de semana, principalmente a Gleice do Murmúrios Pessoais que junto com a sua mãe, abriu a casa pra me receber e foi uma mega honra.

Obs.: Em breve pode ser que post seja atualizado com fotos, só preciso achar todas que estão circulando por aí e me animar para isso.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.