Resenha: As MAIS 3




Título: As MAIS 3
Autor(a): Patrícia Barbosa
Editora: Verus
ISBN: 9788576862246
Páginas: 153
Ano: 2013
Skoob
Você já ficou tão feliz a ponto de se sentir andando nas nuvens? Nesta história, a Aninha, a A das MAIS, narra o segundo trimestre do primeiro ano do ensino médio. Muitas emoções vão fazer a intelectual do quarteto andar nas nuvens: um novo amor, a estreia como repórter no jornal da escola e um presente inesperado de aniversário. Mas uma coisa está deixando a loirinha preocupada: ela, que sempre gostou de ser mais razão que emoção, percebeu que não pode estar no controle o tempo todo. Andar nas nuvens também é permitido! Perder-se nos próprios pensamentos, rir sozinha ao recordar algum acontecimento, ficar distraída em meio a sonhos e desejos e se lembrar do belo sorriso de um garoto especial… Tudo isso pode fazer muito bem! A Aninha terá, claro, a Mari, a Ingrid e a Susana como companheiras inseparáveis nesta grande viagem que é a adolescência! “Quer descer das nuvens e vir para a terra?!” Quem ainda não ouviu essa reclamação pode ter certeza de que um dia vai ouvir. Antes do que imagina! Escolha a sua nuvem favorita e embarque na mais nova aventura das MAIS!

Esse livro foi cedido para resenha pelo Grupo Editorial Record.
Nesse terceiro volume da série, temos como protagonista a Aninha, letra  A das MAIS que é a nerd do grupo e adora ler. Aninha sempre foi a mais racional do grupo e todas as emoções que está vivendo agora com um novo gatinho que surgiu, vão perturbar sua vida e porque não, ajudá-la a amadurecer. Não que essa seja seu primeiro amor, mas com ele tudo vai ser diferente do que era com Guiga, seu ex que permanece no seu círculo de amigos. Além disso, sua estréia no jornal da escola como repórter, vai trazer algo novo para ela que serão as críticas ao seu trabalho. Claro que não será nada que não seja comum nessa fase da vida e não possa ser superado com a ajuda das amigas e da família. 

Foto do meu arquivo pessoal
Em tempos que as relações estão se modernizando, a autora consegue nos mostrar que coisas simples como carinho, amor e os grupinhos de amigas (os) nunca saem de moda, assim como a relação com os pais pode ser essencial na vida dos jovens. Não pense que a autora não ressalta os conflitos dessas relações deixando tudo surreal, eles são abordados da forma certa. Assim como no segundo volume da série, mesmo tendo a protagonista definida, a autora também aborda situações das outras meninas na história. 

Foto do meu arquivo pessoal
Por isso costumo dizer quando falo dessa série que ela não é feita apenas para as meninas, mas para as mães e pais que querem entender um pouco mais o que acontece com elas, pela narrativa ser toda em primeira pessoa e a Patrícia saber transmitir tudo de forma tão realista e suave desde as coisas mais simples como a nostalgia - que pra mim está presente em todo mundo - ao mais complexo que são os sentimentos confusos dos adolescentes.

Foto do meu arquivo pessoal
Apesar de gostar muito da série, preciso admitir que esse terceiro volume foi o que menos me empolgou. Não porque seja ruim, mas porque não tive a mesma sintonia com a protagonista desse livro como tive com a Mari em As MAIS 2. No primeiro por ser narrado pelas quatro amigas, a narrativa também foi bem mais leve e agradou mais. Isso provavelmente aconteceu porque eu esperava muito desse pela protagonista gostar de ler e querer ser escritora, achei que isso seria mais explorado, mas isso não foi o foco, mesmo assim o livro correu de forma muito bacana porque a autora sabe explorar o que as adolescentes passam e o quanto amadurecem de forma leve e bem verdadeira.
(...)A cada dia que passa, eu vejo que crescer nos tira as vendas dos olhos. Esse ano mal começou e já aprendi tanta coisa... Na verdade, passei a enxergar coisas que estavam lá o tempo todo, mas que eu ainda não tinha maturidade suficiente para entender.

Página 104
Assim como as outras duas edições, a diagramação está impecável e o tom principal das ilustrações é o azul que já vem em destaque na capa. A ilustradora Isabela, sabe complementar as palavras da autora muito bem com seus desenhos, acho isso fantástico porque em livros ilustrados essa sintonia é essencial. Livro mais do que recomendado para presentear as jovens sonhadoras.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.