Resenha: Easy


Depois de uma semana difícil, sem internet no computador, estamos de volta. Obrigada pela compreensão de todos.


Título: Easy
Autor(a): Tammara Webber
Editora: Verus
ISBN: 9788576862468
Páginas: 305
Ano: 2013
Skoob
Quando Jacqueline segue o namorado de longa data para a faculdade que ele escolheu, a última coisa que ela espera é levar um fora no segundo ano. Depois de duas semanas em estado de choque, ela acorda para sua nova realidade: ela está solteira, frequentando uma universidade que nunca quis, ignorada por seu antigo círculo de amigos e, pela primeira vez na vida, quase repetindo em uma matéria. Ao sair de uma festa sozinha, Jacqueline é atacada por um colega de seu ex. Salva por um cara lindo e misterioso que parece estar no lugar certo na hora certa, ela só quer esquecer aquela noite — mas Lucas, o cara que a ajudou, agora parece estar em todos os lugares. A atração entre eles é intensa. No entanto, os segredos que Lucas esconde ameaçam separá-los. Mas eles vão ter de descobrir que somente juntos podem lutar contra a dor e a culpa, enfrentar a verdade — e encontrar o poder inesperado do amor.

Esse livro foi cedido pelo Grupo Editorial Record.

Apesar do gênero New Adult ter começado a fazer sucesso no Brasil desde o lançamento em 2012 Belo Desastre, só dominou mesmo as prateleiras das livrarias em 2013. Confesso que eu fugia dos NA's com muita força até um evento do Literatura Solidária sobre eles que me fez pensar em abrir uma exceção para Easy, já que falaram que era o melhor do gênero. Não digo que me arrependi, pois foi o que me fez perceber porque o gênero não funciona comigo e porque eu não devo me arriscar a ler outros.


Easy nos traz o drama e o romance de Lucas e Jacqueline, ambos na faculdade, uma fase da vida que para a maioria dos jovens regada a festas e bebedeiras. Ela sempre foi muito dedicada aos estudos e ao seu contrabaixo acústico, mas de tão abalada que ficou com o fim do seu namoro de três anos, viu a ameaça de repetir em uma matéria aparecer. Não bastando isso, em uma noite que tinha tudo pra terminar em tragédia após uma noite de festa em que ela seria a motorista, Lucas que é um rapaz extremamente charmoso e misterioso, entra na sua vida e muda tudo quando a salva.
Amor não é a ausência de lógica
mas a lógica examinada e recalculada
aquecida e encurvada para se encaixar
dentro dos contornos do coração.
Página 209
Jacqueline apesar de não ter me agradado muito no início do livro, é uma personagem muito bem explorada pela autora e cresce a cada capítulo da história superando a perda do namoro, se redescobrindo e enfrentando seu trauma que acontece no início do livro, mas mesmo assim eu ficava torcendo pra outro personagem aparecer e salvar a cena, pois estar na mente dela não foi muito algo agradável - não foi tão chato quanto estar na mente da Hazel em ACEDE, mas me deixou irritada muitas vezes. Já Lucas - que pra mim é o salvador do livro - é aquele garoto perfeito, aquele cara ideal que toda mulher procura por isso entendo cada suspiro que as meninas soltam por ele, ele realmente vale tudo isso.

O livro tem altos e baixos constantes, por isso perdi as contas de quantas eu xinguei e me afastei dele, do quanto lutei pra não abandonar a leitura. O casal tem uma química boa que até me fez torcer por um final feliz, mas faltaram tantas coisas para que fosse melhor pra mim. Eu queria, por exemplo, um desenvolvimento melhor da vida do Lucas porque aquele ar misterioso dele me deixou muito curiosa e a vida dele foi desvendada com pouca emoção. Eu sei que você que me lê e é fã do livro vai dizer que esse não era o foco do livro, mas sem dúvida iria enriquecer a história. Até mesmo nas nas cenas mais picantes dos dois em que a química dos dois é perfeita, senti algumas coisas forçadas.

Sem dúvida alguma, a narrativa da autora em primeira pessoa é envolvente desde que você se sintonize imediatamente com a protagonista. A autora não deixou nenhuma ponta solta e soube desenvolver bem tudo que foi proposto no decorrer da história. Ela também soube trazer personagens secundários para enriquecer a trama e entre eles, eu gostei muito de Benji o colega de classe gay da turma de Economia da Jacqueline e Enri, sua companheira de quarto que se torna uma amiga que tanto diverte como fala sério em ocasiões apropriadas, amigos que todos nós gostaríamos de ter ao nosso lado em um momento difícil.
Eu o queria tanto que minha cabeça grava.
Página 250
Em breve vem a versão do Lucas da história, com o personagem foi muito mais interessante pra mim do que a mocinha, pode ser que dê outra chance, mas ainda é cedo para falar que estou com vontade de ler, ainda preciso superar tudo que passei lendo Easy já que mesmo sendo bem escrito, o livro foi apenas bom pra mim pela trama reunir muitos conflitos que não gosto muito. Enfim, com um desenrolar bom, a história cumpre todas as abordagens que promete, mas poderia ser melhor tratado o tema. Se pra mim faltou algo, pra você pode não faltar, então leia e tire suas conclusões. E se você já leu, por favor compartilhe sua opinião sobre o livro nos comentários.

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe aqui sua opinião, me ajuda a melhorar o blog :)
Mas não se esqueça de ser educado. Comentários que contenham ofensas serão imediatamente excluídos.